Iniciação na Figueira da Foz

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Iniciação na Figueira da Foz"
na nova versão do site.

rodabreu
Mensagens: 42
Registado: quarta ago 14, 2013 10:59 am

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por rodabreu »

Mais uma vez, obrigado pela vossa ajuda. :fixe:

Vamos ver como corre amanhã. Depois farei o relato. ;)
rodabreu
Mensagens: 42
Registado: quarta ago 14, 2013 10:59 am

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por rodabreu »

Tenho que vos dar razão, o material que tenho não é mesmo para a pesca à bóia... :)
Cana pesada, curta demais e pouco flexível.
Fui para o molhe interior Sul e pesquei um bom tempo à bóia, mas acabei por desistir e pescar um pouco ao fundo. Para além de uns caranguejos que teimosamente quiseram vir agarrados ao isco, não apanhei qualquer peixe. :D
Fiquei com a sensação que o mal foi geral, pois apenas vi uma pessoa apanhar um peixe com bóia de correr na ponta do molhe.
Usei fio de 0.40 e também fiquei com a ideia que não seria o aconselhado.
Como isco usei camarão da costa fresco e lula.

Hoje de tarde devo ir novamente, mas irei somente pescar ao fundo. Vamos ver como corre. :fixe:
rodabreu
Mensagens: 42
Registado: quarta ago 14, 2013 10:59 am

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por rodabreu »

Hoje à tarde lá fui outra vez tentar a minha sorte, desta vez ao fundo.
Passei antes por uma loja de pesca, troquei algumas impressões, comprei algum material e lá fui.
Pesquei com casulo e mal cheguei tirei 2 fanecas e um robalito, que devolvi à água por ser pequeno.
Cheguei a pensar que ia encher o saco, mas não... nada mais ferrou. :D

Apesar da pescaria não ter sido nada de especial, fiquei satisfeito porque dei atenção a alguns pormenores que tenho lido por aqui e já deu algum resultado. Agora é continuar e evoluir.

Amanhã de manhã devo ir novamente. A ver vamos... :fixe:
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por Caparzo »

Parabéns pelas primeiras capturas. Agora requer continuação :fixe:
rodabreu
Mensagens: 42
Registado: quarta ago 14, 2013 10:59 am

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por rodabreu »

Obrigado Caparzo! :fixe:
A continuação foi hoje de manhã...
Continuei a pescar ao fundo e comecei com casulo. Pouco depois de começar, pesquei um caboz. :D
Depois de um bom tempo sem sinais de peixe, decido experimentar uma cavala que a peixeira me deu quando lhe comprei sardinha. Ao primeiro lançamento, algo pica e leva a linha! Começo a puxar e a linha embrulhou-se na do companheiro do lado. Com calma, lá fomos puxando, quando vejo à tona da água um belo robalo! Desembaraço a chumbada do outro o mais rápido que pude e quando me preparo para puxar o robalo para as rochas, o estralho parte... :moca:
Seguindo a pesca, tiro pouco depois uma boa cavala e por último, e voltando ao casulo, tirei ainda um belo sargo.

Não fosse o amargo de boca do robalo perdido e teria sido fantástico (pelos meus standards, claro :D )...
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por Caparzo »

rodabreu Escreveu:Obrigado Caparzo! :fixe:
A continuação foi hoje de manhã...
Continuei a pescar ao fundo e comecei com casulo. Pouco depois de começar, pesquei um caboz. :D
Depois de um bom tempo sem sinais de peixe, decido experimentar uma cavala que a peixeira me deu quando lhe comprei sardinha. Ao primeiro lançamento, algo pica e leva a linha! Começo a puxar e a linha embrulhou-se na do companheiro do lado. Com calma, lá fomos puxando, quando vejo à tona da água um belo robalo! Desembaraço a chumbada do outro o mais rápido que pude e quando me preparo para puxar o robalo para as rochas, o estralho parte... :moca:
Seguindo a pesca, tiro pouco depois uma boa cavala e por último, e voltando ao casulo, tirei ainda um belo sargo.

Não fosse o amargo de boca do robalo perdido e teria sido fantástico (pelos meus standards, claro :D )...
Realmente foi pena pelo robalo mas não saiu hoje sai amanha :fixe:
rodabreu
Mensagens: 42
Registado: quarta ago 14, 2013 10:59 am

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por rodabreu »

Tenho pensado na história do estralho que partiu com o robalo e peço-vos que me dêem umas luzes...
O robalo era grande, mas não sei estimar quanto poderia pesar, contudo o estralho tinha sido feito umas duas horas antes com linha sufix Ultra Knot 0.255mm para 4,3kg e partiu a meio da linha. Será esta linha adequada para estralhos?

Outra questão... como distingo um sargo de uma safia? É que após ter lido algumas coisas, fiquei na dúvida se o que apanhei seria mesmo um sargo... :)
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Iniciação na Figueira da Foz

Mensagem por ffgsoares »

Tens feito uma bela evolução companheiro, foste, observaste, mudaste algumas coisas e começaste a ter resultados, ótimo !

Quanto á pesca á boia, penso que usavas uma cana de fundo de 4.2, fizeste muito bem em mudar, um dia destes adquires uma cana de boia de 5/6 metros, um carreto pequeno e leve e aí já te podes dedicar melhor á técnica.

Agora falo da linha que usaste no estralho, essa linha é uma linha normal e não me parece boa para estralhos, experimenta um fluorocarbono (se fôr caro :122: ) outra mais barata, tipo a Sunset Amnesia, eles têm uma linha da ordem dos 4,5 kg e uma um pouco mais forte, de 6,8 kg, pesco com qualquer delas (surfcasting/fundo) e nunca partiram com peixe, são ótimas e sem memória.

Gostei de ler o teu percurso, continua a dá-lhes forte :fixe:
Responder