Portugal na rota de um Eclipse solar anular

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Portugal na rota de um Eclipse solar anular"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
AGoncalves
Mensagens: 447
Registado: quarta jul 13, 2005 2:37 pm

Portugal na rota de um Eclipse solar anular

Mensagem por AGoncalves »

Boas!
Será que afecta a pesca?

....

Portugal na rota de um Eclipse solar anular
Na manhã do próximo dia 3 de Outubro, terá lugar um eclipse anular do sol, cuja faixa de anularidade passará pelas regiões do Minho, Trás-os Montes e Alto Douro. Em Lisboa e no resto do país, o eclipse será parcial.

Como vem sendo habitual por ocasião destes fenómenos, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) colocará à disposição do público interessado instrumentos de observação através dos quais o eclipse poderá ser observado em segurança, com o apoio e esclarecimentos necessários a serem prestados por monitores experientes. Nas instalações Observatório encontrar-se-ão também astrónomos que esclarecerão o público presente acerca do fenómeno em curso. De modo a permitir a observação telescópica do eclipse à distância, será efectuada captura de imagem em vídeo por meio de equipamento próprio, e as imagens serão transmitidas em directo pela Internet.

Para além destas acções, estará patente uma pequena mostra de material bibliográfico e arquivístico do OAL referente à observação de eclipses solares, cobrindo um período de 1860 a 1919. Serão também efectuadas visitas guiadas ao grande telescópio equatorial Repsold de 7 metros de distância focal, que em tempos passados foi empregue, entre outros trabalhos, na observação de eclipses solares.

As observações e a transmissão de imagens em directo terão início a partir das 8:30, estando o início do eclipse em Lisboa previsto para as 8:38 (máximo do eclipse às 9:53, e fim às 11:17). As restantes actividades serão realizadas a partir das 9:00, terminando às 11:30. Todas estas acções decorrerão no Edifício Central do OAL e suas imediações. A entrada é livre.

Mais informações sobre o eclipse podem ser obtidas no boletim "O Observatório" de Setembro.
EM: 2005-09-10

Mais informações em: http://www.eclipse-glasses.com/eclipse- ... de=1&idl=3
Responder