tipos de montagens

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"tipos de montagens"
na nova versão do site.

Spire
Mensagens: 32
Registado: segunda jul 24, 2006 10:27 am

Re: tipos de montagens

Mensagem por Spire »

Há aqui um mal entendido qualquer...
Eu coloquei a questão e fico grato a quem respondeu, para tentar esclarecer ou dar a sua openião...
O comentario que fiz, referece apenas ao meu desconhecimento em relação ao uso de chumbinhos na pesca ao fundo e mais em águas oceanicas...., pelo que eu tinha em mente esses tipo de chumbinhos eram apenas usados na pesca à boia ou à chumbadinha...
Simplesmente desconhecia isso, mas claro que vou exprementar e mais uma vez agradaço a openião.
Se fui mal interpretado, peço desculpa...
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por Joao Rodrigues »

Spire Escreveu:Há aqui um mal entendido qualquer...
Eu coloquei a questão e fico grato a quem respondeu, para tentar esclarecer ou dar a sua openião...
O comentario que fiz, referece apenas ao meu desconhecimento em relação ao uso de chumbinhos na pesca ao fundo e mais em águas oceanicas...., pelo que eu tinha em mente esses tipo de chumbinhos eram apenas usados na pesca à boia ou à chumbadinha...
Simplesmente desconhecia isso, mas claro que vou exprementar e mais uma vez agradaço a openião.
Se fui mal interpretado, peço desculpa...
:fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro eu uso estralhos bem mais longos 1/1,5 m, depois consoante o mar se achar necessário encurto um pouco, tu usas estralhos de 30/50 cm não deviam enrolar, eu até os acho demasiado curtos, a não ser que seja uma montagem de dois ou três anzois mas, mesmo assim 30 cm acho muito pouco.

Agora penso é que estás a usar linhas que talvez não sejam as mais adequadas para estralhos, terás de experimentar linhas fluorocarbono que são as mais eficazes para estralhos ou então experimenta o Sunset Amésia , depois consoante o trabalhar do mar usas mais fino ou mais grosso, sendo que mais grosso enrola menos.

Quanto ao comprimento, um estralho só, faz de 1,5 m, iscas lanças e depois ao recolher vê como vem, e aí ou encurtas ou está no ponto, tens também o chumbinho como já foi falado é muito eficaz.

Dois estralhos, (minha opinião) o de cima 50 cm, o de baixo 70/80 cm, entre eles costumo deixar 1/1,2 m.

O mais importante aqui penso que é a linha, não podes usar uma linha normal nos estralhos, tem muita memória e enrola-se toda assim que fizer dobras e tal,... tens de usar mesmo o fuorocarbono ou o sunset.

Espero ter ajudado, boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Em relação ao estralhos, concordo com o Soares.

Quanto á montagem, penso que devias experimentar (apesar de eu não usar), o seguinte:
- stopper (e não um nó) - missanga - destorcedor (de tamanho adequado aos fios que se está a usar) - missanga - stopper -
Se estiver a enrolar, além de experimentares mudar o diâmetro e tamanho do estralho, podes correr o estralho para cima ou para baixo deslizando os stoppers.

Em alternativa, tens as urfes http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... hilit=urfe
Muito bom também para evitar enrolanços. :fixe:

Cumps,
Roberto
Spire
Mensagens: 32
Registado: segunda jul 24, 2006 10:27 am

Re: tipos de montagens

Mensagem por Spire »

Hum..., acho que o problema dos enrolamentos de linhas é mesmo meu...
Pelas sugestões que me são dadas, acho que tenho de alterar algumas coisas.
O fio dos estralhos, sempre usei o normal ou então os anzóis já empatados, vou tentar arranjar o fio Sunset Amésia, para testar, tenho um outro que comprei a pouco tempo, mas que ainda não testei o Flomax ion.
Não tenho usado montagens com estralhos muitos compridos, porque acho que se tira rendimentos nos lançamentos, visto que costumo colocar a chumbeira no fim da montagem. O uso dos urfes, será uma boa opção, dá para usar estralhos grandes e temos uma montagens curta.
Nas montagens para dois anzol, em vez dos destrocedores triplos usar os stopper e missangas e estralhos grandes.
Já tenho trabalho para o fim de semana, fazer as montagens e depois testar...
Obrigado pela vossa atenção.

Spire
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por ffgsoares »

Ah pois,... na montagem eu também uso o stoper, missanga, destorcedor, missanga e stoper, é quanto a mim o mais eficaz, pode-se usar os nós de oito na vez dos stopers mas depois de algumas pescarias parte no lançamento, nesse caso há que refazer as montagens com mais regularidade.

Com os stopers podemos sempre modificar a altura do estralho em relação á chumbada em qualquer altura que nos convenha.

Também é importante o modo como fazemos a montagem, as minhas em regra são de 1,70/1,80 m, começam com uma tercina que encaixa num clip da linha madre, depois tem o primeiro conjunto, stoper, missanga, destorcedor, missanga e stoper, dou-lhe um metro/metro e vinte e coloco outro conjunto, depois um palmo abaixo um clip para a chumbada, todas as chumbadas que uso têm vareta e destorcedor.

Também tenho uma bobine que tem na linha madre logo um stoper, missanga, destorcedor, missanga e stoper e na ponta um clip, aí é só montar o carreto e pendurar a chumbada, atar o estralho no destorcedor e pescar.

Boas pescarias :fixe:
Spire
Mensagens: 32
Registado: segunda jul 24, 2006 10:27 am

Re: tipos de montagens

Mensagem por Spire »

ffgsoares Escreveu:Ah pois,... na montagem eu também uso o stoper, missanga, destorcedor, missanga e stoper, é quanto a mim o mais eficaz, pode-se usar os nós de oito na vez dos stopers mas depois de algumas pescarias parte no lançamento, nesse caso há que refazer as montagens com mais regularidade.

Com os stopers podemos sempre modificar a altura do estralho em relação á chumbada em qualquer altura que nos convenha.

Também é importante o modo como fazemos a montagem, as minhas em regra são de 1,70/1,80 m, começam com uma tercina que encaixa num clip da linha madre, depois tem o primeiro conjunto, stoper, missanga, destorcedor, missanga e stoper, dou-lhe um metro/metro e vinte e coloco outro conjunto, depois um palmo abaixo um clip para a chumbada, todas as chumbadas que uso têm vareta e destorcedor.

Também tenho uma bobine que tem na linha madre logo um stoper, missanga, destorcedor, missanga e stoper e na ponta um clip, aí é só montar o carreto e pendurar a chumbada, atar o estralho no destorcedor e pescar.

Boas pescarias :fixe:
Começo a ter umas ideias... obrigado =D>
Não tenho usado montagens com estralhos muito grandes, principalmente porque as minhas camas não são muito compridas, mas com aquisição da nova cana (4.50m) ai as coisas serão diferentes...
Se me é permitido colocar mais uma duvida, numa montagem para dois anzóis, é fiável a colocação de tercina na ligação do estralho à montagem? e qual terá melhor efeito para afastar o estralho à montagem a tercina ou o tubinho de silicone?

Deviam de existir formações de pesca, para algumas pessoas (como eu) aprender alguma coisa.... :hummm: :hummm:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: tipos de montagens

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

A tercina é uma boa opção, quanto ao tubinho se for de diâmetro adequado pode evitar alguns enrolancos mas não faz a mesma função da tercina que amortece um pouco as pancadas.

Por vezes os enrolancos não tem só a ver com as montagens, por exemplo, lançar para a rebentação, pescar em locais de muita corrente, mar revolto, deixar a linha bamba, ou por vezes basta a rebentação a bater na linha madre que ficou descaida, para provocar ou aumentar as hipóteses de enrolar.

Cump,
Roberto
Responder