Ajuda !!! cana sem passadores

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ajuda !!! cana sem passadores"
na nova versão do site.

miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Ajuda !!! cana sem passadores

Mensagem por miguel30 »

Boas pessoal.
Alguem conhece uma cana de surfcasting Senso Power Intercore Surf 4,5 acção 100-200 sem passadores da marca D.A.M. ? Já agora... como se monta a "guia" e como a uno á madre? Outra questão é sobre uma cana de boia da marca Veret de 7 metros "Smoke"... Alguem a conhece? Abraços
Avatar do Utilizador
jmdesign
Mensagens: 103
Registado: quarta jul 11, 2012 12:18 am

Re: Ajuda !!! cana sem passadores

Mensagem por jmdesign »

Boas miguel,

Podes meter um link que mostre a cana é que pode ser erro meu mas nem a pesquisar no google a encontrei (a 1ª vista)

é melhor para eu saber o que chamas guia e madre e que queres mesmo fazer, porque não estou a perceber....se é um problema com a cana e estás a expressar mal, ou se é alguma coisa com as linhas....será que essa cana é um bordão...?!?!
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Ajuda !!! cana sem passadores

Mensagem por miguel30 »

A cana é esta... so encontrei este site... http://www.ebay.de/itm/DAM-Senso-Power- ... 7675.l2557

É uma cana da marca D.A.M. sem passadores (para lancamentos longos)... a linha do carreto (madre) passa por entre as seccoes da cana, e a guia é um fio-arame penso eu q se usa para passar a montagem por entre a cana. Abraços
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Ajuda !!! cana sem passadores

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro, esta cana não é nem de longe uma cana de surfcasting, nem sei que cana é, tem 2 metros e tal e a acção desta cana que tens no linck é de 10-30 g, deve ser para pescas em águas interiores nalguma técnica muito específica.

Não consigo dar uma dica sobre o que queres porque não percebo que cana é esta, agora para lançamentos longos e surfcasting, não !!!

Tenta ser mais objetivo e pormenorizado no que queres saber pode ser que alguém te ajude, ok!

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Ajuda !!! cana sem passadores

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Esta cana em particular não conheço, mas conheço o conceito e já experimentei uma cana de 4,20 mts , há uns 15 anos, (era uma daiwa, já não recordo o modelo) onde a linha passava no interior da cana, ainda fiz uns lançamentos para a areia com ela (a pedido do dono da loja) a ver se havia alguma razão que me levasse a comprar a mesma. Não comprei porque vi algumas potenciais desvantagens (para além do preço estupidamente caro).

A ideia deste conceito é que há um aproveitamento total do blank, não haver linha a prender nos passadores quando do lançamento, aumentar a distancia no lançamento, cana mais leve, etc.

Os problema que vi é que este sistema pode acumular água no interior da cana, principalmente com as linha multifilamento que "ensopam" mais água e com a fricção no interior da cana essa água fica acumulada no interior, isto apesar do design interior destas canas e os tratamentos à prova de água permitirem uma drenagem eficiente. Pode ser uma desvantagem em acção de pesca? A água no interior afecta os lançamentos ao aumentar a fricção da linha no interior? Talvez sim, talvez não...

Os detritos que vierem na linha podem acumular no interior também (algas, pequenos detritos) o que deve contribuir para "entupir" o interior, o que usando nós para unir linhas pode criar resistência na linha. O guia-linhas é absolutamente necessário para passar a linha no interior da mesma, sem ele é quase impossivel passar a linha na cana.

A manutenção passa por lavar o interior da cana com água corrente, nada mais, utilizar produtos quimicos ou passar algo no seu interior pode contribuir para danificar as espirais por onde passa o fio e a protecção à prova de água no interior do blank, como limpar os detritos que ficam "agarrados" então?

Obviamente que os fabricantes de passadores não acharam piada nenhuma ao conceito, e os passadores "low rider" são uma alternativa a este conceito das linhas passarem no interior dos blanks.

Abraço
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Ajuda !!! cana sem passadores

Mensagem por ffgsoares »

Já agora ó Zé Manel, e como é que sai a linha de dentro do blanc para ir pró carreto ? furam o blanc ? :hummm:

Estou ver o carreto a recolher,... a linha em círculos pela acção da asa de cesto, ou no lançamento,... as espirais a saírem e entrar no blanc :hummm:

Um abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
jmdesign
Mensagens: 103
Registado: quarta jul 11, 2012 12:18 am

Re: Ajuda !!! cana sem passadores

Mensagem por jmdesign »

Bem eu como designer estou aberto a ver a evolução....fico é de pé atrás com esta já vi muita coisa mas desconhecia estas canas...pode ser que venha alguém que seja mais entendido nisto para explicar como é isto feito e o que tem de mau e bom e de certeza ajudar-te.
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Ajuda !!! cana sem passadores

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Soares, vou colocar uma imagem a ilustrar como a linha entra no blank e a saida da mesma pelo passador da ponteira, existem outros tipos de entrada da linha no blank, podes pesquisar online se quizeres, mas a forma no essencial é sempre a mesma varia apenas o formato do passador.

http://imageshack.us/f/707/uemw.jpg/

Espero que ajude.

Abraço
Responder