Cana ação de ponteira

Fundeado / Jigging / Big Game
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana ação de ponteira"
na nova versão do site.

mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Cana ação de ponteira

Mensagem por mcll »

Boas, penso estrear amanhã uma Barros telescópica de ação de ponteira e será o meu primeiro teste com este tipo de canas.
Dado a hora a que temos de estar em Peniche, acredito que vamos para o Cerro, com profundidades na casa dos 80 metros e alguma corrente.
Como se comporta este tipo de canas com estas condições ?
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Cana ação de ponteira

Mensagem por N Moreira »

boas

comporta-se da mesma maneira que se fosse a uma profundidade de 30 mets, independente da profundidade a cana comporta-se da mesma maneira com ação de ponteira.

a 80 mets conta mais o tipo de fio e o seu diametro, e quanto mais fundo se pesca mais conta a forma de iscar,

mas tambem depende para que tipo de pesca vais, olha, fica tudo assim muito vago??????

mas o compurtamento da cana é o mesmo.
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: Cana ação de ponteira

Mensagem por mcll »

Boas, a pesca é aos diversos. Eu só pesco com monofilamento, e quando se pesca a essa profundidade com canas de acção semi-parabólica, elas vão absorvendo parte das "pancadas" e peso do peixe e chumbada, mas mesmo assim no final do dia os braços estão derreados. Penso também que as canas de acção de ponteira sejam mais propensas a desferragens, no entanto com disse vai ser a minha estreia.
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Cana ação de ponteira

Mensagem por N Moreira »

boas

é mais ou menos isso mas estas um bocadinho confuso :hummm:

tems razão quando dizes que oas canas mais parabolicas absorvem as porradas do peixe e isso ate é bom pois ajuda a cansar o peixe, mas tem o reverso da medalha que é a ferragem pois quanto mais parabolica é a cana mais arqueia quando lhe das o toque para ferrar o peixe, logo atrasa-te a ferragem, isso tem a haver com o teu modo de pescar, mas eu por exemplo so gosto de canas de açao de ponteira.
mas olha tu ja pescas-te embarcado ou não? vai ser a tua estreia da cana ou da pesca no barco?
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Cana ação de ponteira

Mensagem por N Moreira »

se fosse eu esquecia o mono e utilizava um multifilar bom, e para os diversos entre 0,16 a 0,18 é que para pescar a 80 mets é muita linha dentro de agua e a aguagem quanto mais grosso for o fio mais lhe pega e mais barriga lhe cria e quando fazes a ferragem tems uma grande barriga de fio pela frente ate que o toque de ferrar chegue ao peixe.
e multifilar porque não tem tanta elasticidade e sentes melhor o peixe la me baixo, com o mono á muitos toques que tu não sentes não ves nada.
se o teu problema é os braços tems que ir mais vezes aos treinos :huuum: :hahaha: :nono:
não estou a brincar, tems que ter um carreto que tenha um ratio mais baixo 4:1 ou 3:8 são carretos com mais força que não te rebentão tanto os braços. e depois vais dizer! ha e tal mas assim a pesca a 80 mets nunca mais ca chega acima , não faz mal é sinal que tem peixe e o trabalhar do peixe quer tudo menos pressa. se não tiveres la peixe ai tambem deve estar leve enrrolas mais depressa e chega ca rapido acima .
Responder