Dec Lei 101/2013

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dec Lei 101/2013"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por Joao Rodrigues »

Roast Escreveu:Referes-te a que parte???
Não digo tudo, mas quase tudo!
E no que respeita aos coletes, nada tem a ver uma coisa com outra.

O uso de coletes para pesca embarcada em MT´s e barcos particulares, rege-se pelo Dec Lei 101/2013.

A pesca profissional é outra coisa.
Roast
Mensagens: 30
Registado: quinta out 03, 2013 10:17 am

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por Roast »

Sim eu sei, mas o que falei dos profissionais foi fazer referencia a eles, não associei as leis, pois acredito que é devido as faltas de cuidados deles com a segurança que estas leis sao agora impostas a nós da pesca desportiva.
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por Joao Rodrigues »

Roast Escreveu:Sim eu sei, mas o que falei dos profissionais foi fazer referencia a eles, não associei as leis, pois acredito que é devido as faltas de cuidados deles com a segurança que estas leis sao agora impostas a nós da pesca desportiva.
:fixe:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por levi simao »

Bem isto é tipico do Portugues faz confusao com tudo o que é mudança seja para melhor ou pior
esta lei dos coletes so peca por tardia e nao culpem os profissionais pois acredito que o motivo seja mais pelos desportivos que pescam na rebentaçao ao robalo que os profissionais. tal como na apeadaó motivo é mais pelos pescadores da costa vicentina e arredores que pelo resto.

qualquer bom entendedor percebe que se é para envergar obvio que nao se fala de pranchas , quanto aos fatos nunca vi um fato trazer na descriccao que era um meio de flutacao ou algo do genero e que faça referencia aso newtons de...
mas claro a malta gosta de complicar.... :122:
alguem falou bem que lá nao refere cores nem se é preciso indentificar o colete com o nome da embarcaçao... ai sim falta a portaria clarificar. :fixe:

mas acho que ate uma crianca entende que a lei se refere a coletes.

para haver confusao tinha de existir duvida entre pelo menos dois equipamentos. sem ser coletes conhecem algo que se possa envergar e que mencione ser um "dispositivo de auxiliar de flutuacao " ou equipamento de segurancae que nao diga que é um Brinquedo e para nao usar em aguas fundas etc.. :hummm:
eu nao conheco nada ja vi falarem de boias pranchas bracedeiras patinhos de borracha etc
mas quem diz isso nem se apercebe do que diz pois para envergarem um patinho de burracha so se o meterem no ........ :hahaha: :hahaha:
abraco malta e comprem os coletes pois deus queira que nunca precisem e se precisarem um dia vao dizer olha ainda bem que a lei entrou e eu o tenho porque se fosse com o patinho da banheira tava lixado :hummm: :hummm: :hummm:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Levi, com todo o respeito pela sua opinião, é por isso que se trata de uma opinião, não concordo...

Acho que existem muitas situações mais perigosas durante uma saida de mar, do que propriamente a pesca num barco fundeado...
Nomeadamente, a própria acção de fundear e levantar ferro, entrada e saída da barra ou mesmo a própria viagem que pode atirar com um homem à água!!!
Agora num barco fundeado?!?!?

Também acho que iria complicar muito, aplicar esta lei para tipos especificos de pesca, fundeado, jigging (com barco à rola), corrico próximo da rebentação, etc..
Quem acha que está em risco, é livre de vestir o colete.
No meu barco, quem não sabe nadar, só sai com o colete vestido.

Por isso mesmo, acho que esta lei não faz sentido na pesca lúdica, faria sentido sim, na nautica de recreio, porque, um barco que vai para a pesca é tão perigoso como o barco que vai ao lado em passeio (ou mesmo a rebocar bóias e/ou skis), porque raio, os que vão pescar têm de levar colete e os outros não?
Mais, posso sair apenas em recreio mas se tiver as canas no barco já tenho de levar colete?

Depois quem diz levianamente "...vá deixem-se lá de coisas e comprem os coletes..." nunca esteve num barco lotado, com o colete vestido, em acção de pesca... Aí sim, podem acontecer acidentes por causa do empecilho que são (falo dos coletes normais, não dos coletes auto-insufláveis de 100 e tal €...)

Por isto e mais, espero sinceramente, que a portaria esclareça, que apenas será obrigatório quando vai apenas um tripulante a bordo (que concordo e faz sentido), tal como foi informado pela ANPLED na tal reunião.

Como disse antes, não pretendo arranjar confusão, é apenas a minha opinião :fixe:

Cumprimentos,
Roberto
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por joaonumberone »

o amigo Levi Simão poderá explicar porque é que uma lei diz coletes e outra diz meios de... se fosse a mesma coisa chamavam-lhe o mesmo nome ou seremos todos uns burros e graças a deus surgiu um preclaro entendido em coletes?

Por acaso saberá que os simples coletes para ter no carro e que viraram moda, necessitam de determinada homologação, quanto mais os coletes.

Quer dizer que a questão a certa altura explicada pelo Nuno que é advogado e mesmo que seja péssimo :hahaha: :hahaha: saberá mais que nós onde e como procurar e relacionar estas leis.

90% dos pescadores ludicos estão melhor num barco do que os turistas que andam a passear atrás dos golfinhos.

porque é que os passageiros de barcos até alguns bem pequenos não precisam de coletes ou lá o que é?

as poucas vezes que fui á pesca de barco nunca reparei em perigo nenhum de queda á água, claro que pode acontecer mas mesmo em dias de mar batido nunca senti perigo.

além disso os barcos têm meios de salvamento para a lotação máxima e ainda vamos ter de levar nós, no minimo é ridiculo.

Ainda bem que já comprou o colete, espero que não seja um dos modelos que irão aprovar :hahaha:
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,
levi simao Escreveu:alguem falou bem que lá nao refere cores nem se é preciso indentificar o colete com o nome da embarcaçao... ai sim falta a portaria clarificar.
Um gajo que vai a várias embarcações MT, tem de ter um colete para cada uma? :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Isto então seria do mais rídiculo que há....
Esta informação é completamente falsa e nem sei onde foram buscar tal ideia... :hummm:
Nem os coletes da palamenta obrigatoria têm de ter identificação do barco. :fixe:


Cumprimentos,
Roberto
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: Dec Lei 101/2013

Mensagem por mcll »

Sinceramente não me afeta muito ter de usar colete ou meio auxiliar de flutuação na pesca embarcada.
No passado, houve muitos dias em que saímos em Peniche e só não vesti o colete para não dar parte fraca.
No grupo em que pesco, tenho a certeza que se houvesse um azar ( e eles acontecem ), em menos de 2 minutos a maioria estava no fundo, pois ou não sabem nadar ou nadam mal ou não tem condições fisicas para aguentar mais tempo.
A maioria de nós pesca em pé, perdi a conta ás vezes que devido á ondulação, colegas se estatelaram no chão ou embateram no varandim.
Mas também concordo que quando se sai com mar chão, ter de usar o colete pareça uma coisa ridícula.Tal como diz o Beto seria bom que a lei caraterizasse as situações em que é obrigatório ou não usar o colete, mas não me parece ser possível.
Sou suficientemente "velho" para me lembrar da polémica que foi quando as cadeirinhas para crianças ou os cintos de segurança se tornaram obrigatórios para toda a gente excepto polícias ou taxistas. Hoje é pacífico, e levo por vezes malta nova que mesmo viajando no de trás, instintivamente coloca o cinto.
O fato de não haver acidentes na estatisticas da MT não ajuda a ganharmos consciência da necessidade de olharmos um pouco pela segurança, mas junto um link de um parecer da marinha sobre o uso de coletes.
É a minha opinião.

http://www.mutuapescadores.pt/novo/Cole ... an2013.pdf
Responder