Quem é o melhor pescador?

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Quem é o melhor pescador?"
na nova versão do site.

JMET
Mensagens: 69
Registado: quinta fev 17, 2011 11:48 am

Quem é o melhor pescador?

Mensagem por JMET »

Há já bastantes anos, fui pescar para os lados da Barrosinha, entre Alcácer e a Barragem de Vale de Gaio (ou Trigo de Morais). A ideia era ir pescar sabogas. Mas, na ausência delas, comecei a fazer-me aos pequenos pimpões, que abundavam na ribeira.
Os simpáticos peixinhos estavam difíceis. Pescava com uma vara de quatro metros, fio 0,10, anzóis 18, bóia muito sensível e iscava com asticot. E, apesar de no meu entender estar a pescar da forma mais adequada, em cada cinco ataques dos pimpões lá conseguia tirar um. Em suma, estava a levar um baile dos peixes.
- Estão a comer mal – desabafei para o meu companheiro de pesca.
Foi então que surgiu um garoto, de 12 ou 13 anos, oriundo do monte mais próximo, e pôs-se a pescar junto a mim, para beneficiar da minha engodagem.
O material do rapazito era um caniço de canavial, aproximadamente com 2,5 m, linha para aí 0,25 ou 30, uma bóia de pião branca e vermelha, de plástico, que suportava à volta de 20 gramas, um anzol que devia ser um n.º 10 ou 8. A isca era minhoca, cortada de forma a cobrir apenas o generoso anzol.
Eu e o meu camarada de pesca sorrimos, perante a artilharia do puto. E eu pensei que daí a pouco teria de dar ao miúdo linha, anzóis e uma bóia para ele fisgar alguma coisa.
Só que…
Só que o catraio começa a pescar e, mal a bojuda e grande bóia estremecia, vira-te! – pimpão ferrado.
Era cada lançamento cada pimpão!!!....
E eu a patinar e a fazer figura de papalvo ao pé do puto.
Foi então que me lembrei do que um companheiro me tinha dito um dia, numa prova de pesca, a propósito de uma situação parecida:

- O melhor pescador não é o que pesca mais fino, o que tem melhor material, os gestos técnicos mais elegantes, ou o que tem mais currículo na pesca. O melhor pescador, em cada ocasião, é o que apanha mais peixe, ponto final.

Então, encostei a tralha, tirei uma coca-cola da geleira, oferecia-a ao rapaz, e passei o resto da jornada, sentado à sombra, com o meu companheiro, a contemplarmos a brilhante actuação do pequeno-grande pescador.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Quem é o melhor pescador?

Mensagem por Panca »

:hahaha: :hahaha: e mais nada o puto deu ai uma lição e peras :join: :join:

Mais uma bela história :fixe: :fixe:

Obrigado pela partilha
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Quem é o melhor pescador?

Mensagem por Rider »

O conhecimento profundo do pesqueiro é fundamental.
O isco tb era diferente.

Mas é isso mesmo, o melhor pescador, o melhor material é aquele que apanha peixe.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Quem é o melhor pescador?

Mensagem por NelsonP »

Olhó puto hein ?!! :join: Foi ensinado pelo avô :join: :fixe:
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Quem é o melhor pescador?

Mensagem por nunopontes »

Se calhar o puto era batido naquelas andanças e sabia bem o que o peixe queria....acontece!!! :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Quem é o melhor pescador?

Mensagem por ffgsoares »

Não pesca quem quer, pesca quem sabe :join: é como eu,... pesco muitas,... grades :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Tá óptimo :fixe:
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Quem é o melhor pescador?

Mensagem por CANIVETE »

Amigo JMET conhece a barragem da Oleirita?
Aí em determinadas provas na época do defeso só é permitido a pesca aos hibridos e pimpões ,lembro-me de como era complicado dar a volta aos ditos pimpões.


cumpts


Manuel Matos
JMET
Mensagens: 69
Registado: quinta fev 17, 2011 11:48 am

Re: Quem é o melhor pescador?

Mensagem por JMET »

Amigo Canivete, não conheço a barragem da Oeirita, mas acredito que, às vezes, e em quase todos os locais, os pimpões e os híbridos têm dias difíceis. Há que tentar dar a volta, como o miúdo da história fez, mesmo inconscientemente. Mas nem sempre é possível ...
Um abraço.
Responder