As águas estão frias

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"As águas estão frias"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

As águas estão frias

Mensagem por Antero Braz da Silva »

Caros amigos.
Por causa da pouca disponibilidade, tenho andado arredado destas lides.
Só no fim de semana passado consegui arranjar tempo para ir fazer uma pescaria.

As águas estão ainda muito frias, e como dizem os entendidos, o peixe também tem frio!
Nota-se a diferença quando capturamos um peixe em Setembro ou Outubro, depois de o desenfarparmos ele ainda continua, no saco, a bater.
Agora o peixe parecia morto, depois de desenfarpado.

Foi uma pescaria muito fraca, precisamente por causa do que expliquei, mas pelo que fui aprendendo ao longo de muitos anos, lá consegui safar-me com 14 sefinas, choupas e besugos. Isto para além de meio balde de fanecas , garoupinhas da pedra e cavalas.

Aqui deixo uma foto, apenas para entusiasmar.

Imagem
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: As águas estão frias

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Belo exemplar que tem na mão.
No domingo passado também saí na Nazaré e partilho da opinião que ainda estão frias mas, já estão bem melhores que no mês passado quando tinha saído pela ultima vez.
As espécies capturadas foram as mesmas com especial incidência nas choupas que foram em grande quantidade, cerca de 40% das capturas e também cavalas que representaram outros 30%, fizemos no total, por quatro pescadores, cerca de 15kg, o que considero bastante pouco...
Nota para duas especies que nos vieram "cumprimentar" e que considero também que seja um indicador do aquecimento das águas, um tubarão com cerca de 1,5mt que passeava à superficie e dois peixes lua que andavam também à deriva.

Cumps,
Roberto
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: As águas estão frias

Mensagem por Joao Rodrigues »

Seja bem reaparecido caro Antero.
Ele são as guas frias.....são as aguas quentes....é o mar que está bruto ou calmo demais....
Certo é que o peixe anda a desaparecer :hummm:
E porquê???......(ainda não percebi)
Em todo o caso tambem acho que o peixe não anda fugido, mas sim mais desconfiado dai ser mais difícil a sua captura.

E compete-nos a nós, tentarmos engana-los :fixe:

Mas que está dificil....está :grrr:
Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Re: As águas estão frias

Mensagem por Antero Braz da Silva »

É exactamente o que diz.

Temos que ser mais astutos do que eles.

Já se deve ter apercebido que eu gosto de ensinar o que sei, e se olhar bem para a foto que lá coloquei, está lá "uma lição completa"

Quando o peixe anda de passagem, e foi o caso dessa pescaria, não podemos perder tempo, e por isso a foto, é uma lição:

- As luvas com as dedeiras cortadas, o aparelho, o avental onde tenho o desenfarpador no bolso, o pano pendurado e o lingueirão vivo na amurada do barco.

Está quase tudo dito, agora os anos de prática não os posso dar.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: As águas estão frias

Mensagem por joaonumberone »

Antero Braz da Silva Escreveu:É exactamente o que diz.

Temos que ser mais astutos do que eles.

Já se deve ter apercebido que eu gosto de ensinar o que sei, e se olhar bem para a foto que lá coloquei, está lá "uma lição completa"

Quando o peixe anda de passagem, e foi o caso dessa pescaria, não podemos perder tempo, e por isso a foto, é uma lição:

- As luvas com as dedeiras cortadas, o aparelho, o avental onde tenho o desenfarpador no bolso, o pano pendurado e o lingueirão vivo na amurada do barco.

Está quase tudo dito, agora os anos de prática não os posso dar.
Aprende ó João Rodrigues, gozam com as minhas luvas cortadas, aprende e agora tens de te calar. :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Re: As águas estão frias

Mensagem por Antero Braz da Silva »

Não vale a pena zangarem-se!

Há muitas maneiras de matar moscas. Eu apenas quero transmitir a ideia que na pesca, tal como na caça, um bom resultado pode fazer-se em minutos. Por isso, não podemos perder tempo quando tiramos um peixe. Podem lá estar mais!

Há muitos anos, um velho amigo, profissional,fez-me esta afirmação , que nunca mais esqueci. - Um pesqueiro é como uma taberna! Pode estar vazia, mas de repente fica cheia! E se essa taberna tiver uns petiscos bons, mantém-se cheia por algum tempo.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: As águas estão frias

Mensagem por joaonumberone »

Antero Braz da Silva Escreveu:Não vale a pena zangarem-se!
Nós não nos zangamos, é mesmo assim e depois vamos à pesca e trabalhamos em equipa, eu engodo e ele pesca :hahaha: :hahaha:

A sério não é zanga, já nos conhecemos para dizer estas coisas :fixe:
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: As águas estão frias

Mensagem por Joao Rodrigues »

Antero Braz da Silva Escreveu:Não vale a pena zangarem-se!

Há muitas maneiras de matar moscas. Eu apenas quero transmitir a ideia que na pesca, tal como na caça, um bom resultado pode fazer-se em minutos. Por isso, não podemos perder tempo quando tiramos um peixe. Podem lá estar mais!

Há muitos anos, um velho amigo, profissional,fez-me esta afirmação , que nunca mais esqueci. - Um pesqueiro é como uma taberna! Pode estar vazia, mas de repente fica cheia! E se essa taberna tiver uns petiscos bons, mantém-se cheia por algum tempo.
Caro Antero, eu e o joaonumberone não nos zangamos. :fixe:
Eu por norma mando-o para aquele sitio :2dedos:
Depois ele responde-me com isto :dedos2:
.....e fica resolvido! :fixe:

Em relação à sua observação, por acaso tinha reparado na foto o isco (lingueirão).
Tambem uso e de preferencia fresco (nem sempre há, mas o melhor compro nos supermercados/corte inglês...e vem vivinho...apesar de ser carissimo)

Quanto ás luvas....não uso pois não gosto, mas "conheço quem use" apesar de serem luvas de motocross com os dedos cortados :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Quanto ao resto, estamos sempre a aprender e obrigado pela partilha.
Responder