Choquinhos da Ria Formosa

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Choquinhos da Ria Formosa"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Luis_S
Mensagens: 37
Registado: quarta ago 17, 2011 4:03 pm

Choquinhos da Ria Formosa

Mensagem por Luis_S »

Na passada quarta feira eu o meu amigo Zé e o Dias decidimos ir à pesca.

Com o lingueirão já capturado pelo dias, compramos casulo parchal, preparamos as malas e rumamos a torre d'aires. Lá chegados vai de encher os 2 barcos insufláveis para fazer a curta travessia de torre d'aires até à costa. Remar remar, forçar a corrente....
Chegados à costa vimos que o mar estava um pouco bravo para fazer surfcasting pelo que decidimos experimentar a Ria. Montamos os apetrechos e como o Dias se despachou primeiro consequentemente fez o 1º lançamento. Uns minutos dentro de água e sente um toque...ele começa a recolher a linha e qual não é o nosso espanto quando o estralho começa a chegar a terra: um choco!
Pensamos logo: isto tá cheio de chocos!!! Vai de mudar tudo para uma montagem para o choco.Como não estávamos a contar de ir ao choco não levávamos palhacinhos a contar com tal aventura, pelo que teríamos de contar com os 3 que tínhamos (tava a conta).Resultado 6 choquinhos (2 de kg) capturados e 3 palhacinhos perdidos. O pensamento seguinte foi geral: deixa lá o pêxe que amanhã agente volta para apanhar os chocos que este cantinho tem para nos dar.

No dia seguinte eu já com os meus palhacinhos arrumados em degradê, o dias e o zé com as suas novas aquisições da yo-zuri, tava o espectáculo montado.

A mesma história: encher os barcos, arrumar as coisas e remar....

Chegamos lá mais rápidos que nunca, assim como a montagem do acampamento e preparação do material foi igualmente rápida. A aposta para aquelas àguas recaiu sobre um palhacinho com tons de verde. O nosso primeiro exemplar não tardou a dar sinais, com o Dias a capturar uma bela siba kileira.....e a segunda logo 5 min depois. Eu só apanhava lixo e o Zé conseguia trazer os choquinhos à beira mar, embora eles viessem atrás do palhacinho sem ferrar....ficavam ali, a olhar para nós.Ainda apanhamos 2 chocos que não ferravam mas vinham atrás do palhacinho usando o chalavar.
Eu sem capturar nada mudei a estratégia e o poiso.Sento-me então no areal, coloco a ponteira da cana virada para a ria, paralelamente à àgua, deixo a chumbada cair e vai de andar a fazer movimentos para a esquerda e para a direita com a ponteira.
Nem 3 min e a estratégia dá os seus frutos....a maior siba que já tinha capturado, um belo exemplar com quase 2 quilinhos. Deixe-me ficar ali com a mesma estratégia e sempre a tirar choco de bom tamanho. Pausa para a foto:Imagem

...e para comer qualquer coisa. Entretando volto para o poiso e vai de pescar de novo. De repente com o dia lindo e quente que estava começa a chover...parecia eu que estava num clima tropical.Mas mesmo assim vai de pescar. 45 min e mais 6 choquinhos dos bons.

Demos por findada a jornada de pesca e a contagem final foi de 16 chocos. O Dias e o Zé não tiveram sorte e apenas capturaram 4 desses chocos.

Uma vez que a foto foi tirada com telemovel e no retorno já estava escuro não tiramos mais fotos.Dia seguinte: patuscada entre amigos :beer:

Material:
Cana: Prósargos surf (qualquer coisa)
Carreto:Shimano Super Ultegra 10000 XSA
Palhacinhos: Vega
Barco: Intex Explorer 3
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Choquinhos da Ria Formosa

Mensagem por Rider »

Bela pescaria de chocos.

Eles agora andam aos pares :fixe:

Obrigado pela partilha.
Avatar do Utilizador
nunopontes
Utilizador Regular
Mensagens: 4567
Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am

Re: Choquinhos da Ria Formosa

Mensagem por nunopontes »

Bela pescaria...isso é que foi dar no choco..obrigado pela partilha :fixe: :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Choquinhos da Ria Formosa

Mensagem por Panca »

Que maravilha de chocalhada companheiro, é assim mesmo aproveitar enquanto deu e mais nada :fixe: :fixe:

Parabéns pela pescaria, convivio e obrigado pela partilha :let:
Avatar do Utilizador
Luis_S
Mensagens: 37
Registado: quarta ago 17, 2011 4:03 pm

Re: Choquinhos da Ria Formosa

Mensagem por Luis_S »

O que me surpreendeu nisto foi o numero de chocos capturados em pesca apeada....para mim algo de incrível e surpreendente

obrigado pessoal, a ver se amanhã ainda há chocos por lá, que isto entre choco assado e feijoada de choco já não sobra nada :201:

PS: o primeiro relato de muitos que estão para vir (espero eu...)
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Choquinhos da Ria Formosa

Mensagem por ffgsoares »

Boa pesca, uns choquinhos grelhados, uma delícia.

É assim mesmo, não dá uma coisa dá outra, é preciso é ter recursos na hora :join:

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Choquinhos da Ria Formosa

Mensagem por NelsonP »

Carrega neles companheiro :join: Não lhes dês treguas que isso é bom de qualquer maneira :fixe:
canudo
Mensagens: 629
Registado: sexta jun 26, 2009 10:35 pm

Re: Choquinhos da Ria Formosa

Mensagem por canudo »

Boas companheiro,
Bom relato e bela foto,parabens pela pescaria,e que bons que eles sao! :fixe:
Espero que faças muito mais relatos de preferencia com boas capturas
Cumprimentos
Canudo
Responder