RON THOMPSON E OKUMA

canas e carretos adquiridos em conjunto

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"RON THOMPSON E OKUMA"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: RON THOMPSON E OKUMA

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Bem, se é para pescar assim tão leve e com mar calmo, esse material que está a pensar comprar deve chegar e sobrar, mas repito que não conheço esse material. A acção da cana é elevada, no entanto não conheço a cana para lhe dizer que pode lançar uma chumbada de 150 g com confiança, mas para 40 a 100 g não deve haver problema.

Na sua apresentação aqui no fórum, o pessoal já lhe deu algumas sugestões acerca de canas e carretos, são materiais já mais conhecidos, e dentro do preço que pretende.

Abraço
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: RON THOMPSON E OKUMA

Mensagem por Joao Rodrigues »

É preciso ter algum cuidado a lançar chumbadas de 40g numa cana de acção de 100g>290g
É mais facil partir uma cana assim, do que com uma chumbada de 150g ou superior.
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: RON THOMPSON E OKUMA

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Ora aí está algo que desconhecia João :fixe: podes dizer-me porquê?

Abraço
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: RON THOMPSON E OKUMA

Mensagem por Joao Rodrigues »

bladerunner Escreveu:Boas,

Ora aí está algo que desconhecia João :fixe: podes dizer-me porquê?

Abraço
Está aqui no forum algo sobre isso que li, e se não estou em erro, foi dito pelo Zé Afonso. :hummm:
Quando vem mencionado nas canas a acção, significa que existe uma gramagem minima e maxima, logo as varas vêm preparadas para tal.
Ao pores uma gramagem baixa, a vara não sente o peso, logo é o mesmo que não ter nada.
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: RON THOMPSON E OKUMA

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Pois, acho que entendo, por ex. se um cana diz que tem acção entre 100 - 250 g, em principio, seria melhor trabalhar com chumbadas igual ou acima das 100 g.

Vou procurar mais informação sobre isto. Pensei que era apenas uma indicação sobre a gramagem com que a cana melhor trabalha, nunca pensei que uma chumbada abaixo do valor referenciado podesse vir a danificar uma cana. Estamos sempre a aprender :fixe:

Abraço
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: RON THOMPSON E OKUMA

Mensagem por Joao Rodrigues »

Boas Zé Manel

Tambem acho que seja isso e até tem uma certa lógica.
O material está feito e concebido para determinada situação.
Se alteras essa configuração, o material resente-se e não interessa se é com pouco peso ou com muito peso.....até faz sentido.
Uma cana com acção 100>200g se carregas com uma chumada de 250g, é muito provavel que parta.
Se metes uma chumbada de 50g e carregas no lançamento.....tambem é normal que parta.

E em quase tudo tens exemplos.....
Um carro se anda muito tempo a 200km/h.....o motor estoira
Se anda muito tempo no "para arranca"....tambem pode estoirar.

Abraço
luipeq
Mensagens: 152
Registado: sexta jun 21, 2013 10:12 pm

Re: RON THOMPSON E OKUMA

Mensagem por luipeq »

Eu pouco percebo deste assunto... mas... não vejo grande lógica na argumentação apresentada.

Eu no ginásio, posso conseguir levantar ferros com 200 kg. Se tentar colocar 250 kg posso dar cabo das costas... mas s ecolocar 100 kg, não devo ter dificuldasde em levantar esse peso, já que estou habituado a levantar 200...

O que pode, na minha opinião desinformada, facilitar a quebra da cana é o mau manuseamento... o resto, nao sei...

É só uma opinião de quem não tem prática, de quem está aqui para aprender. Se vários companheiros disserem o mesmo que os anteriores, darei o braço a torcer sem qqr duvida.
Responder