Sufcasting...porque não multifilamento?

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Sufcasting...porque não multifilamento?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por joaonumberone »

O multi inevitavelmente irá mexer mais com as canas, e não tem nada a ver com a qualidade da linha, tem a ver com a falta de elasticidade, isso é óbvio. O mono absorve, digamos assim, alguns movimentos do mar (chumbada) e o multi não, para mim é claro.
Quanto ao resto eu nunca usei multi em surfcasting, mas há quem use e goste pelo que julgo que tem mais a ver com a adaptação de cada um.
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Bem, quanto à pergunta em questão aguardemos pelas explicações dos mestres :fixe:

Na minha opinião, e tendo sido no passado um utilizador de multifilamento no surfcasting, hoje em dia só utilizo o multifilamento no surfcasting em situações de mar muito calmo, sem corrente, e só quando pretendo alcançar uns (poucos) metros extra no lançamento.

A unica vantagem que tinha com o multi era a sensibilidade aos toques do peixe, sentia um aranha a 100 metros sem qualquer dificuldade. De resto, todos os contras aqui já descritos fizeram-me mudar para o multifilamento na generalidade das ocasiões.

Pela minha experiencia pessoal, o monofilamento aguenta melhor a chumbada no pesqueiro com mar mexido e correntes, é muito melhor em dias ventosos, não agarra tanto o lixo suspenso na água como o multi, o isco é melhor apresentado dentro de água e também trabalha melhor o peixe.

Abraço
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por ffgsoares »

Penso que já li algures aqui no fórum que, a usar multifilamento usa do bom, logo, é caro, depois acho que também foi colocada a questão dos passadores, o multifilamento é mais abrasivo que o mono e portanto como recuperas cem, cento e tal metros de cada vez e em esforço, vais vincar os passadores se estes não forem de qualidade adequada.

Todo o trabalhar da cana ao usar multi é diferente, e se o mar for remexidinho então pior, não tens a elasticidade que absorve os movimentos dos mar, é o que tenho conversado com quem usa, porque eu sou suspeito sempre usei mono :join:

Boas pescarias :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por Josy »

Boas,
Sou um verdadeiro nabo no sufcasting, mas já reparei que com multi a ponteira não pára quieta, com um bocado de corrente e/ou vento a linha é mais fácilmente arrastada com um multi 0.17 do que um nylon 0.30.
Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por Panca »

ffgsoares Escreveu:Penso que já li algures aqui no fórum que, a usar multifilamento usa do bom, logo, é caro, depois acho que também foi colocada a questão dos passadores, o multifilamento é mais abrasivo que o mono e portanto como recuperas cem, cento e tal metros de cada vez e em esforço, vais vincar os passadores se estes não forem de qualidade adequada.

Todo o trabalhar da cana ao usar multi é diferente, e se o mar for remexidinho então pior, não tens a elasticidade que absorve os movimentos dos mar, é o que tenho conversado com quem usa, porque eu sou suspeito sempre usei mono :join:

Boas pescarias :fixe:
Soares quanto a passadores esquece isso, o meu material é muito modesto mesmo e pesco com multi há muito tempo posso dizer que os passadores estão iguais.

Quanto a vantagens e desvantagens já foi explicado mas eu pessoalmente neste momento so estou a pescar com multi, certo que a cana mexe muito e tal mas olha cá tenho as minhas razões :join:
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por Trophy_Master »

A cana mexe, sim, mexe, mas acompanha o movimento das ondas, nao faz nenhuma dança disparatada.
O multi é caro sim, na minha opiniao acaba por sair barato, porque nao precisa de chicotes, que nao sao nada baratos
Passadores hummmmm, nao noto nenhuma diferença nos meus
Baraulho nos passadores, ora ai esta a diferença de qualidade dos multis, suaves quase monos, ou barulhentos
Sente-se melhor os toques, sim
Agarra mais lixo, nao sei, quando esta lixo costumo arrumar e ir embora ou procuro outro sitio para pescar, ja que os passadores low rider que gosto nao ajudam na pesca com lixo, por isso nao tenho experiencia de pescar nessas condiçoes.
Como ja disse varias vezes tem vantagens e desvantagens e ponderei todas na mudança
Algumas para mim pesaram mais, e acho que me dao mais conforto e menos streses , se é melhor ou pior.. vai da opiniao de cada um.
dord
Mensagens: 113
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por dord »

Tá visto que o Panca anda em altas!! :sing: :join:

Josy, dada a questão são esses os números que atualmente poderão vir a mudar a minha opção sobre o multi!! :fixe:
Todos nós, pescadores cá do Sítio e do WWW sabemos os "top3" vantagens e desvantagens do multi vs mono pois existem muitas publicações acerca de. Posso andar distraído mas nunca vi fazerem referencia à estabilidade da ponteira.

Este post, para mim vem desenterrar uma (in)certeza, a utilização do multi!

Eu sempre pesquei em rochas e molhes pois na Madeira praticamente não existe Surfcasting e o spinning é relativamente recente.
Enquanto lá vivi nunca tive a experiencia de estar a pescar com mono e estar a levar com a rebentação, nortadas e toda a agitação marítima que por cá na costa norte do contenete é prato do dia.

Desde que cá estou e de que adquiri o meu equipamento para o surfcasting que só uso multi pois na altura os prós eram mais que os contra.
É verdade que sempre estranhei e me questionei se é normal as ponteiras levarem tanta porrada e que o surfcasting afinal não era aquela pesca de descanso pois a agitação da cana faz-nos estar sempre com altos níveis de concentração ou coladela, como quiseram chamar.

Analisando a relação do Josy, é provável que a minha próxima aquisição seja um mono para a outra bobine do Ultegra. Mas…
Trophy_Master, 0,17 é só para pesqueiros de areia? Ligas o multi diretamente ao destorcedor?

Se houver mais malta que com base na sua experiencia possa mandar uns números, relação do --> diâmetro do multi para mono = mesma agitação da ponteira // Era de pescador!! =)

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por Trophy_Master »

uso o multi para areia e rocha
para boia e spinning
uso um multi em 0,17 que tem uma resistencia de 21 kg wiplash pro
e spinning e boia, 0,12 tem 14 kg de resistencia wiplash crystal

para rocha costumo usar a bobine que tenho um mais antigo e grosso da power pro , 0,26 se nao estou em erro.
ligo directamente ao destorcedor
Responder