Sufcasting...porque não multifilamento?

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Sufcasting...porque não multifilamento?"
na nova versão do site.

dord
Mensagens: 113
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por dord »

é o que eu utilizo nos mono :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por Panca »

dord Escreveu:é o que eu utilizo nos mono :fixe:
Olha que nos multifilamento dou sempre duas voltas na argola e não uma como nesse exemplo, sabes que escorrega sempre qualquer coisita :fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Companheiro "dord", não ligo o multifilamento 0,08 a nenhum destorcedor, faço a união do chicote cónico em monofilamento com o multifilamento 0,08 utilizando o nó "albright", este nó é mais seguro que o "nó de sangue" por causa do multifilamento. O chicote em monofilamento permite-me fazer o lançamento sem qualquer problema de rotura da linha.

Quando tenho de unir o multifilamento ou monofilamento a um destorcedor ou qualquer outra união argolada, faço o mesmo nó que utilizo no anzol de argola, o clinch reforçado.

Abraço
Avatar do Utilizador
Mguima
Mensagens: 18
Registado: segunda mai 20, 2013 10:01 am

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por Mguima »

Obrigado a todos pelas respostas. Realmente já esclareci alguma das minhas duvidas.

Simplificando:
Mares mais calmos---> Multi
Mares mais "brutos"--> Mono

Isto apenas pelo facto da ponteira não estar sempre a "picar" e por ser mais fácil manter a chumbada no pesqueiro. Eu pouco tenho experimentado surfcasting, mas no meu carreto para surfcasting tenho um 0,20 spiderwire. E como por vezes pesco no Algarve e aqui na zona do Meco/Lagoa de albufeira (o mar rebenta muito próximo da areia), vou continuar pelo multi.
:fixe:
dord
Mensagens: 113
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por dord »

bladerunner Escreveu:Boas,

Companheiro "dord", não ligo o multifilamento 0,08 a nenhum destorcedor, faço a união do chicote cónico em monofilamento com o multifilamento 0,08 utilizando o nó "albright", este nó é mais seguro que o "nó de sangue" por causa do multifilamento. O chicote em monofilamento permite-me fazer o lançamento sem qualquer problema de rotura da linha.

Quando tenho de unir o multifilamento ou monofilamento a um destorcedor ou qualquer outra união argolada, faço o mesmo nó que utilizo no anzol de argola, o clinch reforçado.

Abraço
:fixe:

obrg
PA
Avatar do Utilizador
Beto_Manja
Mensagens: 562
Registado: segunda out 12, 2009 1:21 pm

Re: Sufcasting...porque não multifilamento?

Mensagem por Beto_Manja »

Boas,

Vou aqui deixar também a minha opinião...

No surfcasting, a não ser em competição, acho que não compensa o multi.
Vantagens multi em surfcasting:
- o multi só tem a vantagem de lançar mais e nesse caso temos de apostar em diâmetros baixos tipo <0,10.
Como desvantagens:
- cabeleiras
- encharca
- mais díficil de trabalhar o peixe
- peixe descrava-se mais fácilmente
- mais esforço para o carreto e cana
- mais caro
- dura menos

Obviamente que isto, é só a minha opinião, é genérico e depende do multi em questão, mas o preço também depende...
Estes multi "novos" com revestimento, baixa um pouco a resistência para o mesmo diâmetro, mas já não lixa os passadores nem encharca, mas também custa...upa upa, comprei o novo power pro revestido para o carreto de embarcada e custou 50€ >250mt

Cumps,
Roberto
Responder