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DIY - Manutenção Light Shimano BullsEye

Enviado: segunda jun 24, 2013 5:50 pm
por tiagopacheco
Hoje foi dia de mais uma manutenção ao Bulls, e decidi fazer este pequeno guia, para ajudar a malta, uma vez que é a manutenção mais "light" que eu faço ao carreto, penso que qualquer um consegue fazê-la, e serve para todos os Shimanos ou quase todos.. desde o Ultegra, ao Power Aero, por ai fora, dado que os sistemas são parecidos...

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Antes de mais, eu costumo, se pescar muito fazer 3/4 manutenções completas ao carreto, ou seja, desmonto-o todo peça a peça, limpo tudo e volto a montar, mas uma vez por mes, ou de 2 em 2 meses, faço uma manutenção "light" ou seja desmonto várias coisas, mas deixo a base montada, sendo que a limpo só...

O Porquê das manutenções

Tal como os carros necessitam de trocar o óleo, o mesmo devemos fazer aos nossos carretos, para garantir que tudo funciona como deve ser, e com o minimo desgaste possível. Não só pelo uso do óleo, mas porque muitas vezes pescamos à chuva, e a própria água vai-se misturar com o óleo fazendo uma "massa" preta, tipo café com leite. Como é lógico a esta altura já perdemos as propriedades do óleo, pelo que se deve renovar. Também devido a areias, devemos limpar o carreto, passar o fio por água. Assim vamos ter tudo em melhores condições, por muito mais tempo. Eu posso dizer que o meu BullsEye tem quase 2 anos, e está como novo... Nunca gastei 1€ em peças suplentes, nem mesmo nos rodizios. Esta é uma peça que devemos dar atenção 1º porque é cara, e costuma gripar-se o rolamento rápido, e depois porque ganha muito "zebro", com rolamento gripado faz barulho, e parece que o carreto fica perro , por vezes o pessoal engana-se e pensa que tem o carreto gripado no interior.

Antes de começar

Muito Importante verificarem se têm as ferramentas, os óleos, e também um esquema do carreto. É muito importante mesmo, não perdermos peças que acontece muito, e também ver a ordem correcta das mesmas. São muitos parafusos, rolamentos e pecinhas, é facil perder algo, ou voltar a montar de forma errada.

Material Necessário

- Óleo fino
- Massa à base de Litio
- Chave de Tubos ( Aqui varia o tamanho consoante os carretos )
- Chave de Estrela
- Pincel
- Desengordurante
- Papel de Cozinha

Ordem de Trabalhos

1º Remover a Tampa da Bobine

Aqui eu aproveito e lubrifico a mesma por dentro. É comum também ganhar sujidade e zebro o que depois nos dificulta a abrir o drag.

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De seguida, tiro a bobine e aproveito e passo o fio por água.

2º Manivela

Tiro a manivela, removo todos os componentes, e coloco os 2 rolamentos que ela tem dentro de óleo fino. A maçaneta, passo-a por água e seco por fora e o interior... Costumo passar óleo fino em toda a manivela, para prevenir a corrosão da mesma.

3º Remoção da Aranha

4º Remoção do Rotor

Aqui é preciso ter cuidado com a rotação da porca. A maior parte dos Shimanos, o aperto é ao contrário. Como tal para desapertar temos de "apertar". Os carretos costumam ter uma setinha que mostra a ordem de aperto.

5º Rodizio

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Retirando todas as peças que compõem o rodizio é necessário sabermos a ordem correcta, senão o mesmo não vai trabalhar correctamente, ou até nem trabalha, ou só trabalha se o parafuso estiver desapertado. O rodizio deve trabalhar correctamente, com o parafuso totalmente apertado. Sugiro que anotem caso nao tenham o esquema do carreto a ordem das peças. Eu tiro-as todas, limpo com desengordurante, e meto o rolamento em óleo fino. Volto a montar, aperto e de seguida com um pouco de fio vejo se ele trabalha correctamente. Deve-se ver se a parte de fora do rodizio não tem marcas de uso, que podem resultar em fios cortados...

5º Corpo do Carreto

Tirado o rotor, e depois de tratar do rodizio, costumo retirar a fita de protecção do travão, e o o-ring. Depois devemos tirar o travão. Atenção ao retirar o travão. O Bull e muitos outros shimanos possuem 6 parafusos. Devem retirar apenas 4, que prendem o travão à base do carreto. Se tiram os 6, abrem todo o travão e vão saltar molas, e nunca mais o conseguem montar. Retirado o travão é normal que o carreto nao trave.

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De seguida devem retirar o rolamento de corpo e uma peça redonda metálica, o resto podem deixar, tentando que não "caia" nada do sitio.

De seguida deve-se remover a tampa de baixo, a peça de plastico que se situa perto da mesma, um género de um o-ring que a mesma tem, e passar à tampá lateral. Aqui devem-se remover os 3 parafusos e 1 de cima. Apenas 1. Se retirarem o outro do outro lado, vão tirar as 2 tampas laterais , e devem ficar com algo parecido a isto

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De seguida podem limpar tudo com um pincel e WD-40, o melhor que conseguirem, se quiserem fazer esta manutenção light, senão podem optar por desmontar a outra tampa, e retirar a roda de coroa, os rolamentos da manivela, etc...

Aqui eu coloco um pouco de massa de litio, rodo o carreto, coloco mais um pouco, nunca em excesso, e volto a montar tudo... pela ordem inversa. Coloco ainda um pouco de fita no pé do carreto para evitar riscos, e até fica mais "justo" em porta carretos rápidos.

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Assim o carreto vai, espero eu, manter-se novo por muitos anos.

Cuidados a ter

Aqui os anos a desmontar carretos levam-me a avisar os mais "novatos", em algumas coisas pois já passei por elas...

- Ver bem a ordem de montar as coisas
- Tenham calma ( para se fazer bem , demora 1h30 )
- Cuidado para não saltarem parafusos para o chão
- Cuidado com o travão, para não o abrirem
- Cuidado com a Rosca do Rotor

De resto com calma qualquer um é capaz de o fazer, e vão ver que a longo prazo compensa. Resta-me dizer que quem tem um carreto topo de gama, poderá desleixar-se mais nas manutenções porque os materiais são outros, mas num carreto mais barato, faz seguramente com que dure anos, em vez de meses.

Outra coisa, um erro comum é muita gente pensar que o WD40 lubrifica, mas não este é bom para limpar. Usem óleo fino para rolamentos, e massa à base de litio para o corpo do carreto.

:join:

Re: DIY - Manutenção Light Shimano BullsEye

Enviado: segunda jun 24, 2013 6:02 pm
por joaonumberone
Muito fixe :fixe:

Re: DIY - Manutenção Light Shimano BullsEye

Enviado: segunda jun 24, 2013 6:10 pm
por Rider
Muito bom Tiago.

Brevemente tenho que fazer o mesmo aos meus.
Qual a massa que estás a usar?

Re: DIY - Manutenção Light Shimano BullsEye

Enviado: segunda jun 24, 2013 6:12 pm
por andre_05
Mais um bom guia :join: .


ab

Re: DIY - Manutenção Light Shimano BullsEye

Enviado: segunda jun 24, 2013 6:23 pm
por tiagopacheco
Rider Escreveu:Muito bom Tiago.

Brevemente tenho que fazer o mesmo aos meus.
Qual a massa que estás a usar?
Uma que comprei no AKI. É de uma marca que faz parte do grupo da do WD40, é de litio, vem em bisnaga... Depois eu vejo a marca que nao a tenho aqui comigo...

Re: DIY - Manutenção Light Shimano BullsEye

Enviado: segunda jun 24, 2013 6:55 pm
por jose elvas
Excelente guia e a máquina é Top! Parabéns e obrigado.

Re: DIY - Manutenção Light Shimano BullsEye

Enviado: segunda jun 24, 2013 11:24 pm
por Trophy_Master
Excelente
Muito bom
=D> =D>

Re: DIY - Manutenção Light Shimano BullsEye

Enviado: terça jun 25, 2013 8:37 am
por Rider
tiagopacheco Escreveu:
Rider Escreveu:Muito bom Tiago.

Brevemente tenho que fazer o mesmo aos meus.
Qual a massa que estás a usar?
Uma que comprei no AKI. É de uma marca que faz parte do grupo da do WD40, é de litio, vem em bisnaga... Depois eu vejo a marca que nao a tenho aqui comigo...
Se puderes tira uma foto.
Obrigado.