tenho cana e carreto e agora?

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"tenho cana e carreto e agora?"
na nova versão do site.

feliciano.brazete
Mensagens: 115
Registado: sábado mai 25, 2013 2:40 pm

tenho cana e carreto e agora?

Mensagem por feliciano.brazete »

Boas
como o tópico indica tenho a cana e carreto para surfcasting (ainda não tenho mas já vou tendo uma ideia do que comprar)
As minhas dúvida são:
Tipo de linha para carreto
esquema mais simples para montagem 1 anzol
tipo anzol
Chumbada (150)
Desculpem estar a repetir esta informação eu já li muita coisa no forum mas falam em termos técnicos que tenho dificuldade em entender
Para pescar nas Praias de Aveiro
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: tenho cana e carreto e agora?

Mensagem por Trophy_Master »

se vais pescar em fundos de areia um monofilamento entre 0,25 e 0,35 com chicote conico , sendo que quanto mais fina mais metros ganhas
se nao tens muita experiencia aconselho o 0,30 ou 0,35
linhas, tens a surftech da vega, muito boa e 1000 metros a 11 euros
a red iso da awa shima tb muito boa e muito usada
a caster da awa shima tb muito boa e muito usada
sao linhas de boa qualidade a bons preços e que para carretos funcionam muito bem

chumbos, tipos de chumbos e gramagens variam muito , conforme pesqueiros , força do mar, os fundos, a cana, as montagens..
entre 100 grs e as 15o grs, serao os mais usados
desde torpedos para ganhar mais distancia em lançamentos
a piramides para segurar as pescas com mar mais forte

http://www.pesca-pt.com/index.php/content/view/43/41/

tens ai um exemplo de montagem
eu tenho preferecia por crossbeads e micromissangas em vez do destrocedor triplo...
Avatar do Utilizador
Bola84
Mensagens: 33
Registado: segunda out 29, 2012 5:08 pm

Re: tenho cana e carreto e agora?

Mensagem por Bola84 »

algumas ajudas/ideias mais acertivas viram.. mas por agora ora aqui vai.

Linhas
(ideias para iniciar)
linha, coforme o terreno em que se pesca, para surfcasting (praia, areia) um bom fio 0,30/0,35mm (na madre/fio do carreto) com um chicote (shock leader) de 0,40/0,45/0.50 para poder aguentar os lancamentos das chumbadas de 150g.

se o terreno for rochoso talvez aumentar um pouco a grossura das linhas para uns 0.40/0,45mm e ai a chumbada podera passar a ser directa sem a utilizacao do chicote.

com o passar do tempo e conhecimento melhorado do local onde pescamos e do material que utilizamos poderemos baixar as medidas das linhas.
e ai passar a utilizar nos terrenos de praia/areia uma linha 0,25/0,30mm sempre com o chicote, para que durante o lancamento nao se perca a chumbada nem tudo o que com ela possa ir agarrado :grrr: .
em terreno rochoso tambem se pode depois baixar um pouco as medidas para 0,30/0,35mm, e com uma chumbadita mais levezita talvez a rondar mais as 100g ou menos.

Anzois

em surfcasting ou como em todos os tipos de pesca temos que adptar o anzol aquilo que queremos pescar e onde vamos pescar. :122:
eu em particularmente utilizo anzois nº1 e nº1/0 da owner e sempre fiquei agradado com a suas prestacoes, quando os peixes se lembram de colaborar. :huuum: mas em geral utiliza-se do nº1 ate ao 3/0 ou 4/0.
a lembrar que alguns peixes podem cortar o azol, e ai utiliza-se os anzois de pescoço comprido.
nos estralhos (fio do anzol) utilizo uma linha 0,22/0,25mm
depois de algumas pesquizas aqui pelo forum, alterei o tamanho que utilizava de estralhos, passando dos meros 20cm.. e agora utilizo estralhos a rondar o 1m/1,5m.

esquema mais simples para montagem 1 anzol

na madre ou na linha do chicote cria-se uma laçada onde entra a chumbada. um palmo a cima.. cria-se uma outra laçada onde vai levar o estralho com o anzol. por aqui pelo forum procure e encontrara muitos estilos de montagens e muito mais apelativas.

pessoalmente utilizo um chicote com 2 destrosedores nas pontas, e 1 destrocedor (para o anzol) solto com 2 missangas a travar, pelo meio da linha. ficando o anzol solto neste chicote.

eu sou so uma raposinha do mar e tenho ainda muito pra aprender :lol: algum lobo do mar mais sabido ja vem com mais dicas :lol:

boas pescarias :fishcool:

se tiver dito alguma asneirada corrijam-me! as minhas desculpas :meco:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: tenho cana e carreto e agora?

Mensagem por ffgsoares »

Ó Feliciano, uma linha de 0,30, enches o carreto, na ponta colocas/atas um chicote cónico ou uma ponta de linha 0,40 aí de 10 m, para aguentar o lançamento, para colocar o estralho do anzol, colocas na ponta do chicote um stoper, uma pérola, um destorcedor, uma pérola e outro stoper, deixas um palmo ou dois de linha onde atas um clip para segurar a chumbada.

Os estralhos devem ser de fluorocarbono, linha que enrola pouco e sem memória, pessoalmente uso em 0,29 e 0,39, mas é como cada um.

Chumbadas, essas serão conforme o mar e o spot, o comportamento das pescas determinam se podemos usar mais ou menos peso, ou chumbada de gota, torpedo ou pera para mar calmo ou chumbadas de pirâmide para segurar melhor se arrastar.

Anzois, deves ter vários para as várias opções, os tamanhos isso vai de cada um, experimenta do nº4 ao nº2/0.

Agora coloco umas imagens de montagens pode ser que te ajude, ok!

Boas pescarias :fixe:
Anexos
clica na foto para ver melhor
clica na foto para ver melhor
IMG_0086.JPG
images2.jpg
images2.jpg (4.3 KiB) Visto 503 vezes
images.jpg
images.jpg (4.78 KiB) Visto 503 vezes
92432997150151c77e8371.jpg
feliciano.brazete
Mensagens: 115
Registado: sábado mai 25, 2013 2:40 pm

Re: tenho cana e carreto e agora?

Mensagem por feliciano.brazete »

Ok
finalmente percebi +-
só mais uma dúvida a linha de 40 liga a do carreto 30 com um nó ou com um destorcedor?
e já agora o que é um chicote cónico?
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: tenho cana e carreto e agora?

Mensagem por Trophy_Master »

feliciano.brazete Escreveu:Ok
finalmente percebi +-
só mais uma dúvida a linha de 40 liga a do carreto 30 com um nó ou com um destorcedor?
e já agora o que é um chicote cónico?
a linha do carreto liga a ao chicote conico com um no especifico
Chicote conico é uma linha de 15 metros que começ em 0,26 e termina em 0,57 mm ha medidas diferentes
serve para aguentar a força do lançamento e nao arrebentar a linha do carreto e assim poder usar linhas mais finas nas bobines dos carretos
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: tenho cana e carreto e agora?

Mensagem por ffgsoares »

Claro que o chicote ou shock leader, é atado á linha, o nó a usar é o nó de sangue ou o uni nó, se usares chicote cónico, como ele indica é cónico, começa na medida da linha madre, onde fazes o nó e depois vai engrossando até ao 0,57 que é o que fica na ponta, se usares um chicote de linha normal aí de 0,40 é igual, na ponta da linha madre atas o chicote, enrolas na bobine aí uns 10 m e cortas.

O que se pretende é que, ao usares linha fina na madre (por exemplo 0,30) tens de ter na ponta uma zona de linha mais forte para aguentar o lançamento da chumbada e da montagem com as iscas.

Espero que tenhas percebido, ou se baralhei mais :join:

Boas pescarias :fixe:
feliciano.brazete
Mensagens: 115
Registado: sábado mai 25, 2013 2:40 pm

Re: tenho cana e carreto e agora?

Mensagem por feliciano.brazete »

Recapitulando
Para o encher o carreto surftech da vega 30mm
Uma ponta 15m de fio 40mm por exemplo ---
1m de fio fluorocarbono para o anzol por exemplo---
É +- isto certo
Se pudessem dar o nome de fios bons e em conta agradecia
desculpem não usar os termos corretos mas ainda faço confusão com madre,estranho,chicote,tensos e companhias :hummm:
Responder