Pesca no Gerês

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca no Gerês"
na nova versão do site.

Robalete
Mensagens: 21
Registado: quinta ago 03, 2006 2:19 pm

Pesca no Gerês

Mensagem por Robalete »

Boas!

Vou fazer 1 dia de pesca no Gerês. Alguem dá uma dica sobre locais e técnicas?

Tenho uma cana para pesca à boia e pouco mais.

Que materiais são mais apropriados para pesca de rio ou lagoa?
Fio da madre,
Fio de empate,
Boia,
Isco ou amostra (amostras faceis de encontrar em "qualquer" loja)...

À falta de dicas sobre a região, gostaria de saber indicações gerais sobre pesca em lagoa...

Obrigado,
Zé Pedro
:)
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Zé Pedro, para um dia de pesca não vale a pena complicar, assim, uma dica simples e fácil.

Vamos dividir em duas partes a acção de pesca uma vez que não indica a cana que pretende levar.

Cana com Carreto: Uma cana que pode ser à inglesa de 3,90 de tres partes ou telescópica ou de bolonhesa de 5 metros telescópica.

Linha de carreto no máximo 0,18 / 0,20 e estralhos de 50 a 80 cm. de 0,16 ou 0,18 anzóis de aste curta nº 12 e 14 mas de preferência usar os de 14. Boias de 4gr. e 6gr. tipo bolonhesa mas para pescar fixo, que é para não complicar.

Cor dos anzóis de perferência para este local (preto ou bronzato).

Cana de Comprimento: de 5 ou 8 mt. telescópica
Linha de baixada de 0,14 / 0,16 e estralhos de 25cm. de 0,12 ou 0,14. Anzóis os da mesma medida acima referido mas de aste alta. Boias de 0,50 ou 2gr. máximo.

Calibragem da boia não gaste dinheiro em olivetes, basta calibrar com chumbos esféricos fendados com o nº 4 e 6 de forma progressiva intervalos de 3cm. com uma distância do estralho +- 50cm.

Se estiver vento calibrar a boia de forma que fique um pouquinho com o corpo fora de água sem vento calibrar pela antena com a mesma metida um pouquito dentro de água.

Como isco usar o Asticot colocar máximo 2 no anzol, e levar um saco de 1 kg. de Farinha para Bogas de cor Amarelo que dá para chamar várias especies já que o que sai perto da margem é peixe pequeno, para peixe maior necessitava de outras dicas mas para um dia assim já está bom. A farinha pouco húmida fazer pequenas bolas e mandar para perto da boia mas nunca ultrapassar esta.

Já agora leve um desferrador fino para poder retirar o anzol sem ferir o peixe. Em todo este local não é premitido ter peixe na manga sem medida só em competição é possível. Se poder devolva o peixe no final da pescaria.

Espécies que pode capturar nestas condições de pesca: Góbio, Pardelha, Escalo, Ablette que agora chamam de "Alburnos" e com sorte um barbito.

Manter muito silêncio no pesqueiro.

O mais importante de tudo: não se esqueça da Licença e deixar o pesqueiro limpo.

Espero ter ajudado para um dia de pesca.

saudações Desportivas
Carpa Real
Robalete
Mensagens: 21
Registado: quinta ago 03, 2006 2:19 pm

Mensagem por Robalete »

Caro Carlos,

Muito obrigado pela ajuda! É uma sorte poder contar com o saber de alguem experiente e disponível para ajudar.

No caso de haver sucesso (i.e, peixe dentro da medida) ele será aqui reportado na 3a-feira. :)

Uma vez que vou levar a patrôa e o meu sobrinho (de 6 anos), 2 ou 3 exemplares que apareçam terão obrigatoriamente que ir parar ao grelhador! Mas...

Pesqueiro limpo, peixe só acima da medida autorizada.

A ideia do desferrador é muito boa, sobretudo por causa dos exemplares a devolver (não sabia que tal existisse).

Um abraço,
Zé Pedro
Robalete
Mensagens: 21
Registado: quinta ago 03, 2006 2:19 pm

Mensagem por Robalete »

Estive a consultar a tabela de medidas do site. Creio que uma boa "proxi" para a medida mínima destes peixes será 15 Cm...

Entretanto ainda só consegui identificar o Barbo e o Escalo. Aos outros, se aparecerem, vou ter que pedir o B.I. :roll:

Abraços,
Zé Pedro
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

pescar no Geres quando e em que barragem? é que estou a chegar de lá agora...as condições nao sao nada boas, mas... :roll:
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Ui Mário, tudo bém. Já soube que a pesca foi muito fraca e o tempo também não ajudou, mas ficou o convívio que é o mais importante. A competição é para os federados. O encontro entre pessoas sem quaiquer outros interesses é salutar e recomenda-se.

Um Abraço para todos
Carpa Real
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Zé Pedro, não sei se ajudei muito, mas se o Companheiro estiver intressado em pesca de rio no futuro estarei ao seu dispor para lhe passar toda a informação que necessitar, não se trata de segredos mas sim de conhecimentos que também me transmitiram e pelo qual eu tenho a obrigação de os partilhar.

Um Abraço
Carpa Real
Robalete
Mensagens: 21
Registado: quinta ago 03, 2006 2:19 pm

Mensagem por Robalete »

Bom dia!

Caro Carlos,

Infelizmente acabei por não pescar, apesar de ter levado a cana e de ter comprado uma amostra de nome "rapala" - um peixinho branco e verde alface que me custou 7,5 € :shock: numa mercearia de S. Bento da porta aberta.

Estive acampado no parque de Cerdeira. Queria levar o meu sobrinho a pescar mas não houve condições. Nem tanto por causa do tempo, mas porque a temporada de pesca naquela barragem acabou em 1 de Agosto (foi o que me disseram). Na caniçada ainda era permitido, mas como não arranjei de isco mais que a tal rapala, acabei por desistir.

Fiquei absolutamente fã da região (eu moro em lisboa), o que significa que lá voltarei, mas com mais tempo e melhor preparado.

Perto da terra dos meus avós na beira baixa (concelho de mação) há várias barragens, o que significa que não me vai ser difícil encontrar ocasiões para explorar esta nova (para mim) modalidade de pesca.

Tudo isto para dizer que agradeço a disponibilidade e que espero vir a pôr aqui mais algumas questões. E que chegue o dia de pôr também algumas fotos...

Grande abraço,
Zé Pedro
Responder