Fios para carreto e anzóis - pesca ao fundo

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fios para carreto e anzóis - pesca ao fundo"
na nova versão do site.

reveal18
Mensagens: 9
Registado: domingo fev 17, 2008 5:43 pm

Fios para carreto e anzóis - pesca ao fundo

Mensagem por reveal18 »

Boas pessoal.

Já à alguns tempos que sou "pescador" de carpas nas barragens do Maranhão e de Montargil. Entretanto, e para esta época, estou a pensar renovar os fios dos carretos de forma a durarem mais 2-3 anos (costumo ir cerca de 6-7 vezes por ano, é mais como passa-tempo com uns amigos!). A "técnica" que uso acaba por ser estilo inglesa modificada, ou seja, sem bóia. Tenho o fio do carreto que segue até uma "gaiola" do engodo seguida de um destorcedor. Depois nesse destorcedor tenho cerca de 30 cm de fio seguido do anzol (nº 10 ou 12). Costumo comprar os anzóis já empatados, pelo que no tamanho do fio não tenho muito à escolha... Estou a pensar comprar uma "caneta" e empatar eu próprio.

O "problema" está na escolha de um bom fio resistente e de preferência sem o efeito de memória, pois muitas das vezes estão sempre enrolados nos carretos! Pelo que vi, os fios "específicos" para a pesca à carpa/fundo são entre os 0.30 e os 0.40 e para o empate dos anzóis andam à volta de 0.14-0.2.

Alguém me pode dar indicação de quais as medidas a usar e quais os tipos de fios que deva comprar!? Ou anzóis já empatados, que seria para mim melhor ainda....
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Fios para carreto e anzóis - pesca ao fundo

Mensagem por jose elvas »

Olá reveal18, antes demais és de onde? Também costumo pescar muito em Montargil e no Maranhão... :fixe:
Em relação ás tuas duvidas, a montagem que usas não é uma especie de "Inglesa sem boia" como disseste mas sim uma especie de feeder! Muito eficaz e eu próprio a uso com muita frequencia. Em relação ao diâmetro dos fios aconselho um entre os 0,30 e os 0,35 (mais que isso já é um grande exagero) para encher o carreto e para a baixada nada abaixo de um 0,25, de preferência um bom fluorocarbono, o comprimento de 30 cm que usas dá bem se bem que eu prefiro um pouco mais comprido.
Em relação á linha, de momento estou a usar uma da Gardner que se chama GT80 e estou satisfeito com a mesma, anteriormente usava uma da Quantum (não me recordo agora do nome) que é fantástica e em vou encomendar mais, mas quis experimentar esta da Gardner pois o preço é muito bom (17€/950m).
Mais qualquer coisa apita... :fixe:
reveal18
Mensagens: 9
Registado: domingo fev 17, 2008 5:43 pm

Re: Fios para carreto e anzóis - pesca ao fundo

Mensagem por reveal18 »

Sou de Ferreira do Zêzere mas estou a estudar em Lisboa.... Mas todos os Fins-de-semana vou à "terrinha" como lhe chamo!

Já vi várias mensagens onde falam da baixada. O que é isso ao certo!? Que tipo de "montagem" se faz a essa baixada!? Quanto a anzóis, quais é habitual usar nestas barragens!? É que nos últimos tempo tenho tido azar e quando as carpas estão a chegar à margens desferram.... Na ultima vez que uns familiares meus lá tiveram (neste caso somos 5 pescadores lá em casa e utilizamos o mesmo material, para poupar uns €€€€), que foi à 1 semana sensivelmente, chegaram a ver 3 carpas mesmo à margem e depois acabaram por "ir embora".

Os resultados é que não têm sido maus. Em 4-5 canas que montamos, trazemos uma média de 15-20 carpas com médias de peso a rondar 1kg-1,5kg, sendo que os "pesos-pesados" têm 2,5kg-3kg.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Fios para carreto e anzóis - pesca ao fundo

Mensagem por jose elvas »

reveal18 Escreveu:Sou de Ferreira do Zêzere mas estou a estudar em Lisboa.... Mas todos os Fins-de-semana vou à "terrinha" como lhe chamo!

Já vi várias mensagens onde falam da baixada. O que é isso ao certo!? Que tipo de "montagem" se faz a essa baixada!? Quanto a anzóis, quais é habitual usar nestas barragens!? É que nos últimos tempo tenho tido azar e quando as carpas estão a chegar à margens desferram.... Na ultima vez que uns familiares meus lá tiveram (neste caso somos 5 pescadores lá em casa e utilizamos o mesmo material, para poupar uns €€€€), que foi à 1 semana sensivelmente, chegaram a ver 3 carpas mesmo à margem e depois acabaram por "ir embora".

Os resultados é que não têm sido maus. Em 4-5 canas que montamos, trazemos uma média de 15-20 carpas com médias de peso a rondar 1kg-1,5kg, sendo que os "pesos-pesados" têm 2,5kg-3kg.
A baixada, neste caso, são os 30 cm de fio que costumas pôr a seguir á mola :wink: . O facto de as carpas te desferrarem pode dever-se a muita coisa, estares a usar uns anzois de formato muito aberto, não fazeres a ferragem em condições, a linha que usas ser muito elástica etc etc...
Para evitares isso aconselho-te o seguinte, primeiro que tudo começa a usares anzóis de formato Chinu, que são estes deste tipo:

Imagem

São, por aquilo que tenho visto ao longo dos anos, os mais eficazes (de longe) para ferrar nos labios carnudos das carpas e dos barbos. Em segundo lugar, e isto é complicado dizer sem ver como costumas fazer a ferragem, convém certificares-te que fazes uma ferragem em condições, quando pegas na cana num arranque deves efectuar um arco com a mesma até que fique na vertical, o movimento deve ser forte, seguido e rápido tendo no entanto o cuidado de não provocares a ruptura da linha no caso de estares a pescar com nylon. Um erro que vejo muitas vezes as pessoas a cometer é terem a embraiagem do carreto aberta no momento da ferragem e depois não porem a mão na bobine para a travarem e compensar esse facto, ora, e como é obvio, se tiveres a embraiagem aberta, o que e normal devido á cana estar no descanso, e depois fores a fazer o gesto como o descrevi acima a unica coisa que vais conseguir é que a bobine largue fio.
Por fim aconselho-te igualmente que uses umas molas que há á venda que têm um olivete de chumbo por dentro de volta do veio, pois esse peso extra vai-te ajudar na ferragem da carpa... :fixe:
reveal18
Mensagens: 9
Registado: domingo fev 17, 2008 5:43 pm

Re: Fios para carreto e anzóis - pesca ao fundo

Mensagem por reveal18 »

Mas um fio de 0,25 na baixada não é "grosso de mais" para se fazer o empate do anzol!? Isto porque os anzóis que normalmente uso são nº 10 ou 12....

Quanto aos anzóis, quais as características destes chinu!? Pela imagem parece ser essencialmente curvos abertos, lisos e com a ponta virada para dentro, é isso!? Alguma marca/modelo em especifico que aconselhe!?

Quanto à ferragem, o que costumo fazer é realmente ter a embraiagem semi-aberta (que faça alguma tensão ao ferrarem, não fica totalmente livre) e quando vou a pegar na cana (que está num suporte de metal como a imagem, a uns 45º-60º em relação à água), não costumo fechar a embraiagem, apenas dou realmente o "esticão" para prender bem e depois aperto a embraiagem para começar a "trabalhar" o peixe, o que vejo agora que não faz grande coisa assim, mas estamos sempre a aprender.... :moca: :moca: :moca:

Imagem

Quanto às molas, realmente nunca pensei nessa situação, apenas comprava as mais baratas, nunca liguei a esse efeito do peso, mas agora já fico a saber!
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Fios para carreto e anzóis - pesca ao fundo

Mensagem por jose elvas »

reveal18 Escreveu:Mas um fio de 0,25 na baixada não é "grosso de mais" para se fazer o empate do anzol!? Isto porque os anzóis que normalmente uso são nº 10 ou 12....

Logo aqui já deu para perceber um pouco o motivo das desferragens! Se o teu objectivo são mesmo as carpas deves aumentar o tamanho dos anzóis nuns bons numeros, o tamanho que mais uso é o 6, só para teres uma ideia! Não existe grande necessidade de empatares tu proprio os anzois, compra já empatados, ainda estou para perder a primeira Carpa devido a um anzol comprado já empatado! A unica situação em que faço eu o empate é com a montagem de cabelo do Carpfiching... :fixe:

Quanto aos anzóis, quais as características destes chinu!? Pela imagem parece ser essencialmente curvos abertos, lisos e com a ponta virada para dentro, é isso!? Alguma marca/modelo em especifico que aconselhe!?

A caracteristica é o formato em si! Curvo, grosso, perfeito para ferrar! :wink:

Quanto à ferragem, o que costumo fazer é realmente ter a embraiagem semi-aberta (que faça alguma tensão ao ferrarem, não fica totalmente livre) e quando vou a pegar na cana (que está num suporte de metal como a imagem, a uns 45º-60º em relação à água), não costumo fechar a embraiagem, apenas dou realmente o "esticão" para prender bem e depois aperto a embraiagem para começar a "trabalhar" o peixe, o que vejo agora que não faz grande coisa assim, mas estamos sempre a aprender.... :moca: :moca: :moca:

Não precisas, nem deves aliás, perder tempo a fechar a embraiagem aquando da ferragem, é só ganhares o hábito de segurar a bobine com a mão no momento da ferragem para que a mesma não deixe sair o fio...

Quanto às molas, realmente nunca pensei nessa situação, apenas comprava as mais baratas, nunca liguei a esse efeito do peso, mas agora já fico a saber!

Ajuda muito não tenhas duvidas... :fixe:

Respondido a negrito... :fixe:
reveal18
Mensagens: 9
Registado: domingo fev 17, 2008 5:43 pm

Re: Fios para carreto e anzóis - pesca ao fundo

Mensagem por reveal18 »

Pois, realmente achava que esses números maiores seriam grandes demais para a boca das carpas.... Principalmente por nas barragens que falei não serem muito grandes e ser um peixe desconfiado. Mas irei fazer um "teste" com anzóis maiores a ver se tenho melhores resultados.

Na próxima semana devo voltar lá para uma nova pescaria, a ver se já faço algumas alterações nos anzóis....
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Fios para carreto e anzóis - pesca ao fundo

Mensagem por jose elvas »

reveal18 Escreveu:Pois, realmente achava que esses números maiores seriam grandes demais para a boca das carpas.... Principalmente por nas barragens que falei não serem muito grandes e ser um peixe desconfiado. Mas irei fazer um "teste" com anzóis maiores a ver se tenho melhores resultados.

Na próxima semana devo voltar lá para uma nova pescaria, a ver se já faço algumas alterações nos anzóis....
Muito pelo contrário! Um anzol 12, como dizes usar, é que já é muito pequeno, mesmo o 10 apenas o uso á boia e raramente.
Depois diz como correu... :fixe:
Responder