Os ventos do desatino

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Os ventos do desatino"
na nova versão do site.

atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Os ventos do desatino

Mensagem por atsimoes »

Os ventos do desatino


E ele chegou um dia… O peixe já não dava sinal há alguns dias; os golfinhos não apareceram para cercar o cardume gigante das tainhas que todos os anos chegam a Nouanghar, a sul de Dakla e pelo sol que escurecia de um pó vermelho sangue, os pescadores Imraguem apressaram-se a recolher o peixe dependurado ao sol presos a cabos e cordames aproveitados pelos restos do que o mar dá em dias de sorte…
O harmattan atravessa o Sara cheio de poeira vermelha, misto de farinha e fogo.Os marinheiros chamam a este vento vermelho “ Mar de trevas”.
E ele chegou um dia…Mestre Candeias já não dava com os bancos de sardinha há alguns dias. Algo está mal..-Exclamou , perscutando o horizonte enquanto o mar estanhado do alvorecer dava continuidade a uma leve brisa que se levantava vindo de Noroeste….
O vento chegou e a cumplicidade dos murmúrios da costa também. É a pronuncia do Norte que exclama em novelos de espuma sarrenta defrontando o molhe Norte em vagas sucessivas que arremessam poeiras de areia que em espiral ferem o rosto, as pernas e os braços e deslocam seres vivos que depois são enterrados em fúrias de colunas de dunas tudo escondendo, tudo absorvendo…
O som do lamento corrói as mais duras almas destes dias do desatino. Os taipais são fechados, as redes cobertas de lona plástica presas a pneus carecas de lisos estarem da penúria que se abate sobre as gentes do mar….Os homens esses recolhem ás tabernas e as mulheres ás novenas das tardes depois de recolherem o sargaço seco ao sol e limparem os estendais da roupa que esvoaça como bandos de gaivotas perdidas ao vento comentando suspensas algo no ar como me soa assim…:…”Tenho fome!!Tenho fome!!
Vuuuuuu…Vummmm…Vuuuuuuu.. Bate a bandeira vermelha, range os cabos,silva a areia,cospe o homem, brame o mar,corre o banheiro,chora a criança do rajá caído na areia, abraçam-se os namorados, arranca as telhas de zinco do barracão, rola a bola de nívea, foge o papagaio da D.Herminia,!! clamnc!!Calancccc!!. O velho Titan(guindaste) apodrece de ferro forjado a fogo e guincha ferrugento nas dobradiças que estalam a cada onda de vento enrolado…O mundo fechou-se e o vento procura alguém perdido nas ruelas da praia para lhe desatinar o mundo da loucura que possui nestes dias do desatino….
Agora o silencio…ouçam ..novamente…(silencio…)Vuuuuuu,vuuuuuuuuuu,fiuuuuu,clanc,tatatum,plim.plimmm…Durará três , seis ou nove dias esta ausência esperando que mundo se converta pelo vento que leva os murmúrios que sufocam a alma e que tudo levará até a calma de novo chegar…

Nota do autor: Todos estes ventos do desatino sopram por todos os lugares do mundo.
Um dos mais impressionantes é o bist roz que assola o Afeganistão durante 170 dias sepultando aldeias… ou o Khamsin que assola o Egipto de Março a Maio e dura cinquenta dias ou o -------(sem nome) vento secreto do deserto cujo nome foi apagado por um rei depois de um filho seu ter morrido no meio dele….
Vendo bem as coisas o nosso Noroeste até é bem fraquinho….

Recomendo a leitura das Histórias de Hérodoto, está lá tudo, boas leituras de Verão.


António Simões
toalhas

Mensagem por toalhas »

Sem dúvida um belo texto, =D>
mas maldito vento, será impressão minha ou este Verão tem sido dos piores em termos de Vento??? :twisted:
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

Realmente este ano tem sido anormalmente ventoso.
Por norma não pesco em dois meses do ano, somente em engodagem aos congros de noite.
Junho com as nortadas do Senhor de Matosinhos. As aguas esfriam e os robalos saem dos baixios e entram nas barras para se agasalharem em agua mais tépida e comedoria a entrar, lula de bico, pilado e petinga.
Neste mês de noite quando o vento vai abaixo com agua estanhada de castanho engodo aos congros da areia em covas fundas. A bicharada negra adora este mês para cirandar por todo o lado.....
Em Agosto com os noroestes e nortadas rijas, esbarrentam a agua, e estão cheias de limos desprendidos pelo seu amadurecimento .
O peixe ainda está nas barras , e só quando encontro pesqueiros sem algas é que vou começar a engodar aos robalos.
Vento sempre houve, agora tão furioso é que não.


Abraço
António
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Tem sido mesmo um desatino... Mas o mal de uns é a felicidade de outros, ainda ontem foi almoçar ali ao "foz" e vi a malta do windsurf toda contente a cirandar e a saltar nas ondas graças à forte nortada que temos tido.

Agora no contexto dos ventos e das algas... estive a conferenciar com o Mário e o Rui (ligaram-me), se calhar vamos ficar por Pisões não é? Sempre é mais seguro e menos ventoso. Afinal o importante é todos conhecermos-nos pessoalmente e convivermos.

Hipóteses de irmos a Corrubedo haverão mais se Deus quiser. :wink:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

pois paulo eu e o luis rego tb andava-mos a ver se valeria a pena lá irmos ou não... é que as previsoes de vento nao esta mt favoraveis ne?
Amanha vou falar com o pisoes a ver se decdimos bem isso...... :roll:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Pois é, esta ventania tem sido demais este ano.
Mas por esta altura, aqui na zona já é costume: o S. Bartolomeu. E se continuar até dia 24 (inclusivé), diz a tradição que é para ficar mais 1 semaninha.
Avatar do Utilizador
frias
Mensagens: 1491
Registado: segunda set 05, 2005 3:29 pm

Mensagem por frias »

atsimoes Escreveu:Em Agosto com os noroestes e nortadas rijas, esbarrentam a agua, e estão cheias de limos desprendidos pelo seu amadurecimento
É assim realmente que tem estado o Meco maldita nortada não tarda acaba a época das bailas e quase ainda não apanhei nenhuma este ano... :wink:
Avatar do Utilizador
aranha
Utilizador Regular
Mensagens: 8380
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

frias Escreveu:não tarda acaba a época das bailas e quase ainda não apanhei nenhuma este ano... :wink:
pois...pois.... :^o :^o :^o :^o
Responder