VESTUÁRIO ADEQUADO PARA FRIO E CHUVA!

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"VESTUÁRIO ADEQUADO PARA FRIO E CHUVA!"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

Re: VESTUÁRIO ADEQUADO PARA FRIO E CHUVA!

Mensagem por FOREVERLION »

Boas Zurc,

Imagine que está à pesca numa praia, com 3-5ºC e está a cair uma cacimba?
Ser de dia ou de noite penso que tanto faz!
Penso que não basta ser impermeável, deverá ser espirável, caso contrário está a ficar enxarcado com a prprópria transpiração, e com as suas consequências.
As calças, simples ou com peitilho deverão salvaguardar eventual queda na água. pois se forem simples, enchem-se de água e um tipo já era!
Conforto e segurança, penso que deverão andar de braço dado, não acha?

cumps

Zurc Escreveu:Boas companheiros.

O vestuário depende e muito do tipo de pesca, local e também a hora, neste caso noite ou dia.
Depois disso será mais facil saber o que se deve usar.

Abraço
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: VESTUÁRIO ADEQUADO PARA FRIO E CHUVA!

Mensagem por Zurc »

Boas.

Na praia de inverno uso:

Cabeça:
-Gorro
-Passa-montanhas
Tronco:
-Camisola térmica(aquelas que se usam para o ski tipo licra)
-2polares
-Casaco de neve
Pernas
-Ceroulas térmicas(tambem usadas para ski)
-Calças da neve
Pés
-Meias bem grossas(quentes)
-Botas Lemigo

Isto quer chova quer não chova. Porque levo sempre um bom "guarda sol" que proteje da chuva, vento e cacimba.
Já cheguei a estar à pesca na lagoa de albufeira e as canas criaram uma camada de gelo. Cheguei ao carro marcava -4ºC
Quando chove a potes estou como o NelsonP, não vou à pesca.
Quanto à segurança na praia na minha opinião e da experiencia que tenho, se for surfcasting, o pescador não precisa de entrar mar a dentro, salvo algumas exceções. Mas para isso usa-se vadeadores. E para isso o mar não convem estar muito bravo.
Porque os peixes não valem a vida.

Abraço
Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

Re: VESTUÁRIO ADEQUADO PARA FRIO E CHUVA!

Mensagem por FOREVERLION »

Disse vadeadores!

Estes se não apertarem bem o seu peito, rápidamente se enchem de água no caso de uma queda inesperada!
penso que a melhor solução, poderá passar por um fato de neoprene tipo surf! O que acha?

cumps
Zurc Escreveu:Boas.

Na praia de inverno uso:

Cabeça:
-Gorro
-Passa-montanhas
Tronco:
-Camisola térmica(aquelas que se usam para o ski tipo licra)
-2polares
-Casaco de neve
Pernas
-Ceroulas térmicas(tambem usadas para ski)
-Calças da neve
Pés
-Meias bem grossas(quentes)
-Botas Lemigo

Isto quer chova quer não chova. Porque levo sempre um bom "guarda sol" que proteje da chuva, vento e cacimba.
Já cheguei a estar à pesca na lagoa de albufeira e as canas criaram uma camada de gelo. Cheguei ao carro marcava -4ºC
Quando chove a potes estou como o NelsonP, não vou à pesca.
Quanto à segurança na praia na minha opinião e da experiencia que tenho, se for surfcasting, o pescador não precisa de entrar mar a dentro, salvo algumas exceções. Mas para isso usa-se vadeadores. E para isso o mar não convem estar muito bravo.
Porque os peixes não valem a vida.

Abraço
Avatar do Utilizador
Zurc
Mensagens: 1428
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Re: VESTUÁRIO ADEQUADO PARA FRIO E CHUVA!

Mensagem por Zurc »

Mas estás a falar de que tipo de pesca?
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: VESTUÁRIO ADEQUADO PARA FRIO E CHUVA!

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro Foreverlion, dá a sensação que pretende ou pensa que ao usar vadeador o pescador vai entrar mar dentro com água até aos peitos para depois lançar, o que não poderá ser até porque não terá nem força nem equilíbrio suficiente para tirar partido do lançamento e logo os vadeadores não servem de nada.
Em dias de mar chão e em praias espraiadas o pescador entra na água mas sempre com o cuidado de só ultrapassar pouco mais que a altura dos joelhos e poder movimentar-se bem, ganhar metros sim mas colocar a vida em risco nunca.

Eu não uso vadeadores mas pesco com malta que usa sempre e normalmente molha as pernas, salpica-se e pouco mais, é uma questão de proteção nada mais.

Também conheço malta que usa fato de neopreno mas é no spinning, é mais ligeiro e melhor para se deslocarem ao longo da praia.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

Re: VESTUÁRIO ADEQUADO PARA FRIO E CHUVA!

Mensagem por FOREVERLION »

Bom dia Zurc,

Aqui há 20 anos na Fonte da Telha, em final de Novembro, era um domingo à tarde, e fui até lá para ver se havia alguém à pesca, e efectivamente estava lá um sujeito sózinho! As 2 canas que tinha naõ lhe permitiam fazer grandes lançamentos e então ele entrava mesmo na água para lançar mais longe, só que veio uma onda maluca, atirou com o tipo ao chão e ele ainda andou ali enrrolado nas ondas.
Se tivesse um vadeador, não tenho a certeza que ele saia dali, pois este ia encher-se de água e ele ia afogar-se.
O mesmo pode acontecer se estiver a pescar num pontão baixo e vier mar.
Nenhum peixe merece o nosso sacrificio!
cumps
Zurc Escreveu:Mas estás a falar de que tipo de pesca?
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: VESTUÁRIO ADEQUADO PARA FRIO E CHUVA!

Mensagem por NelsonP »

Concordo, não há nenhum peixe que mereça uma vida em troca. Eu não brinco. Respeito todas as situações perigosas. Tambem não pesco em locais de risco, é uma vantagem. Sempre adorei muito pescar mas nunca expus um nivel de adrenalina tão grande que me levasse a cometer riscos desnecessários e sempre procurei pesqueiros mansos e muito tranquilos. Ao fim ao cabo, o que eu quero mesmo é pescar tranquilamente, não é apanhar peixe :fixe:
Avatar do Utilizador
FOREVERLION
Mensagens: 378
Registado: segunda mai 13, 2013 2:52 pm

Re: VESTUÁRIO ADEQUADO PARA FRIO E CHUVA!

Mensagem por FOREVERLION »

Bom dia ffgsoares,

Aqui há 20 anos na Fonte da Telha, em final de Novembro, era um domingo à tarde, e fui até lá para ver se havia alguém à pesca, e efectivamente estava lá um sujeito sózinho! As 2 canas que tinha naõ lhe permitiam fazer grandes lançamentos e então ele entrava mesmo na água para lançar mais longe, só que veio uma onda maluca, atirou com o tipo ao chão e ele ainda andou ali enrrolado nas ondas.
Se tivesse um vadeador, não tenho a certeza que ele saia dali, pois este ia encher-se de água e ele ia afogar-se.
O mesmo pode acontecer se estiver a pescar num pontão baixo e vier mar.
Nenhum peixe merece o nosso sacrificio!

cumps
ffgsoares Escreveu:Ó companheiro Foreverlion, dá a sensação que pretende ou pensa que ao usar vadeador o pescador vai entrar mar dentro com água até aos peitos para depois lançar, o que não poderá ser até porque não terá nem força nem equilíbrio suficiente para tirar partido do lançamento e logo os vadeadores não servem de nada.
Em dias de mar chão e em praias espraiadas o pescador entra na água mas sempre com o cuidado de só ultrapassar pouco mais que a altura dos joelhos e poder movimentar-se bem, ganhar metros sim mas colocar a vida em risco nunca.

Eu não uso vadeadores mas pesco com malta que usa sempre e normalmente molha as pernas, salpica-se e pouco mais, é uma questão de proteção nada mais.

Também conheço malta que usa fato de neopreno mas é no spinning, é mais ligeiro e melhor para se deslocarem ao longo da praia.

Boas pescarias :fixe:
Responder