Apanhado pela tempestade

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Apanhado pela tempestade"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ClaudioP
Mensagens: 81
Registado: domingo fev 24, 2013 4:47 pm

Apanhado pela tempestade

Mensagem por ClaudioP »

Hoje foi um daqueles dias que, por muito boa que seja a pescaria, se deva querer esquecer.
8 da manhã deixo a minha Zefa no trabalho e ala que aí vou eu passear à ria de Alvor mais o meu parceiro de pesca, um homem com 58 anos que sempre pescou no prato, algumas vezes pescou a sério e outras pescou em boates. Um homem vivido mas ainda com a "tesãozinha do mijo" como dizemos por cá. Perto dele é rir a todos os minutos, mas enfim, lá fomos molhar os anzois. Um dia para desconfiar pois começou com sol mas as nuvens não tardaram em aparecer. Parecia sinal de vento, tal como previsto, mas do nada as nuvens ficaram bem carregadas e escuras. Pelas 15h, as douradas e sargos de 600/700gr a sair embora não com muita frequencia, cai uma grande trovoada a menos de 600mts seguida de muitas réplicas. Numa das canas havia peixe, mas nem pensei em agarrar com tanta faísca a cair dentro da água. Protegi-me, antecipando o que estava para vir. Assim que a chuva nos perdoou por escassos minutos, tiro mais esse bom sarguete e vai a linha à agua novamente. Acho que nem tive tempo de pestanejar, começou um "festival pirotecnico" vindo do céu e passou-nos uma cortina mista de ora granizo, ora pingos grossos que nos deixou como roupa acabadinha de lavar. Pensámos que era mais uma travessia, mas a coisa não passava. Notei então um fenómeno que me fez lembrar momentos da minha infancia a bordo do barco com o meu pai: o encontro de duas massas de ar e a sua "luta". Ora caía chuva de sudoeste, ora caía granizo de noroeste. Estávamos mesmo no meio da tempestade. Sei que fiquei encolhido entre as rochas do pontão, de guarda sol de praia aberto por uma hora aproximadamente. Até cãibras senti dadas as rapidas alterações de temperatura e a posição de encolhido que estava. Pena tive de estar tão molhado que nem o telemovel conseguir tirar para filmar o espectaculo perigoso. Sei que ainda sinto nos ouvidos os estrondos e que, mais uma vez a natureza me fez pensar como somos frageis. O que é certo, é que antes das chuvadas, houve um intervalo em que o peixe nem dava sinal e, durante as precipitações mais fortes, sempre ficava um fisgado... ainda tinha em mente que era antes das tempestades que o peixe caía mais depressa, mas como tudo está mudado...
Enfim, deu para safar um baldinho de 15kg cheio de peixe e para sentir um formigueirozinho nos dedos para que não tocassemos nas canas durante os relâmpagos.
Isto é o que dá não resistir quando se sente aquele bichinho que nos diz "vai pescar". Bem poderia esperar porque amanhã temos sol no Algarve, mas tambem não faz mal, amanha é para o marisco.

Haja saudinha para todos e o Inverno que chegou em vez do Verão.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Apanhado pela tempestade

Mensagem por NelsonP »

Excelento humor com um misto e humor e emoção e no final, apesar da tempestade, uma bela teca de peixe de muito boa bitola como já há algum tempo não ouvia falar :fixe: Parabens companheiro. Haja peixe...mas cuidado com os relampagos :hummm:
Avatar do Utilizador
Caparzo
Mensagens: 1158
Registado: sábado ago 30, 2008 11:02 pm

Re: Apanhado pela tempestade

Mensagem por Caparzo »

Com essas condições não me apanhavam la a mim a pescar [-X [-X ... Obrigado pelo relato e parabéns pelo peixe pois apesar das condições foi uma excelente pescaria (pelo meu padrão)
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Apanhado pela tempestade

Mensagem por Rider »

Parabéns pela pescaria.
Obrigado pela partilha e relato.
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Apanhado pela tempestade

Mensagem por joaonumberone »

Cuidado, nem os 15kgs valem um esticão :fixe:

De resto gostei de ler :hahaha:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Apanhado pela tempestade

Mensagem por ffgsoares »

Bom relato companheiro, há que ter cuidado com essas trovoadas, nada vale a nossa vida e, escusamos de tirar o peixe já assado :join:

Uma boa partilha e até saíram uns peixinhos bem bons, parabéns !

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: Apanhado pela tempestade

Mensagem por chodadog »

Excelente pescaria! :fixe:
7,5kgs de peixe para cada um. Já não apanho uma quantidade dessas há alguns anos :nono: .
Agora cuidado com essas trovoadas, pois como o Soares diz, a nossa vida está em primeiro.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Apanhado pela tempestade

Mensagem por fdp »

BOAS PESSOAL !! :fixe:
NEM SÓ DE PEIXE SE FAZEM RELATOS , e neste caso a «trovoada» foi o actor principal !!
GOSTEI !! :fixe:
Se deu peixe , tanto melhor !! :fixe:
Por essas e por outras é que gosto de ser «antiquado» e mantenho cá por casa algumas canas em
fibra «pesadas e velhinhas» (sem o incómodo dos carbonos) que sempre me acompanham nas
minhas pescarias de Inverno , me permitem pescar em quaisquer condições climatéricas sem
«sustos» de maior e que ficam no carro prontas para me «acudir» em caso de necessidade !!
Camarada CLAUDIOP , manda mais dessas !!
FIQUEM BEM !! :fixe:
Responder