Montagem Texas

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Montagem Texas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
joaoduartefoto
Mensagens: 95
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

Montagem Texas

Mensagem por joaoduartefoto »

Boa noite amigos,

Resolvi experimentar a montagem Texas, no mar. No entanto estou a ter alguma dificuldade no funcionamento desta montagem. Quando estou a recolher, amostra(vinil), vem a rodar sobre ela propria. Dos vídeos que tenho visto na net, esta montagem segue direitinha a medida que vamos enrolando o carreto. Alguem pode explicar porque isto acontece?

A montagem que uso é a seguinte:

- fio da madre powerpro multifilamento, com um estralho de fluor sufix atado ao multi com no albright. a montagem texas, estou a atar com o no palomar no fluor.

Podem dar uma ajuda?

Um abraço a todos e bom fim de semana.

João Duarte
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Montagem Texas

Mensagem por jose elvas »

joaoduartefoto Escreveu:Boa noite amigos,
Resolvi experimentar a montagem Texas, no mar. No entanto estou a ter alguma dificuldade no funcionamento desta montagem. Quando estou a recolher, amostra(vinil), vem a rodar sobre ela propria. Dos vídeos que tenho visto na net, esta montagem segue direitinha a medida que vamos enrolando o carreto. Alguem pode explicar porque isto acontece?
A montagem que uso é a seguinte:
- fio da madre powerpro multifilamento, com um estralho de fluor sufix atado ao multi com no albright. a montagem texas, estou a atar com o no palomar no fluor.
Podem dar uma ajuda?

Um abraço a todos e bom fim de semana.

João Duarte
Ora aqui está uma que eu nunca vi! Usar o empate Texas no mar :D , olha, assim de repente só me ocorre uma causa e uma solução para o teu problema, a causa do vinil vir em rotação deverá explicar-se por estares a pescar em aguas correntes e com ondulação, não podemos esquecer que esta é uma técnica basicamente de agua doce, mais de resto, e sem ver uma foto da montagem, não estou a ver que mais possa ser.
A solução é um "segredo" que eu e a minha malta usamos aqui pelo Alentejo e que consiste numa especie de hibrido entre o empate Texas e o Carolina, como deves saber no Texas o olivete corre livre na madre e o anzol aplicasse igualmente na mesma, ora se experimentares empatar o anzol a uma baixada de 20cm, mais coisa menos coisa, atares essa baixada a um destorcedor e depois puseres o olivete a correr por cima do destorcedor deverás eliminar o efeito de torção para além de deixares a amostra mais livre pois o peso do chumbo não incide directamente na mesma!
Experimenta, pode ser que resolva o teu problema... :fixe:
Avatar do Utilizador
joaoduartefoto
Mensagens: 95
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

Re: Montagem Texas

Mensagem por joaoduartefoto »

Olá José,

Vou experimentar a sugestão, no entanto o vinil rodar nao tem a ver com a corrente porque ja experimentei num lago sem corrente e o efeito é o mesmo....

No entanto obrigado pela ajuda.

Um abraço,

JD
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Montagem Texas

Mensagem por jose elvas »

joaoduartefoto Escreveu:Olá José,

Vou experimentar a sugestão, no entanto o vinil rodar nao tem a ver com a corrente porque ja experimentei num lago sem corrente e o efeito é o mesmo....

No entanto obrigado pela ajuda.

Um abraço,

JD
Nesse caso não estou mesmo a ver o que seja, talvez o multi que uses tenha muito efeito de tercina, em tempos experimentei um meio baratucho e até as amostras de superficie rodavam sobre si próprias :? , de qualquer forma experimenta introduzir 1 destorcedor na montagem para compensar essa rotação...
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Montagem Texas

Mensagem por Josy »

Boas,
Apenas algumas ideias sobre isso, há vinis bons e vinis maus, como aliás ocorre com todas as amostras.
Existem também anzóis especificos para as montagens texas que possuem incorporados um pequeno chumbo longitudinal que servem para fazer peso na parte debaixo da amostra.
Deve-se ter também cuidado na montagem do anzol, uma montagem defeituosa desiquilibra a natação da amostra.
Quando preciso de usar destrocedor nestas circunstâncias sou minimalista, uso um bem pequeno.
Cumprimentos. :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Montagem Texas

Mensagem por Josy »

Boas,
Caro José Elvas :beer: há anos e anos que uso montagens Texas no mar, aliás é algo frequente quando vou á noite em pesca de praia deixar uma cana suplementar a pescar sózinha com uma amostra montagem Texas, quando eles lá andam o resultados podem ser uma verdadeira surpresa, basta pensar que não é por acaso que os aparelhos capturam mais durante a noite e normalmente quanto a isso estou informado quando há capturas e onde, bem como do género de cores das amostras que consideram estar mais a dar peixe.

Só temos que agradeçer aos pescadores de rio, imensa coisa foi adaptada da pesca de rio para a pesca de mar.

Lembro-me há uns anos que um amigo meu decidiu trazer dos Estados Unidos um tipo de amostra da rapala que lá vendiam com a indicação expressa de ser para corricar nos lagos quando aqui nem as havia á venda, o resultado aqui foi uma maravilha, e ainda este ano apanhámos um peixe agulha já de considerável dimensão a corricar de barco com uma dessas.

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
joaoduartefoto
Mensagens: 95
Registado: terça out 09, 2012 4:20 pm

Re: Montagem Texas

Mensagem por joaoduartefoto »

Amigo Josy,

A palavra certa é inovar :) experimentar :)

Quanto a montagem texas, os vinis que uso sao de qualidade (hiro, storm,...), o anzol que uso é do tipo Texas adequado a estas montagens. Ja experimentei o chumbo no anzol a equilibrar a amostra, e sem duvida que o efeito é bem melhor :fixe:

Agora é so aprimorar a coisa :)

Quando fala que deixa uma cana sozinha com esta montagem, usa uma cana de surfcasting? a montagem nao fica toda enliada devido ao baixo peso? So curiosidade...

Um abraço e obrigado pelas dicas.

Joao Duarte
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Montagem Texas

Mensagem por Josy »

Boas.
Caro João Duarte ainda bem que são de qualidade, longe de mim pensar sequer em dizer que as suas amostras não prestavam, mas apenas chamar atenção, ou levantar a questão de que mesmo dentro de certas marcas algumas das quais em principio muito prestigiadas existem coisas boas, no sentido que funcionam e também existem outras que não funcionam. Acho que tem a ver com o formato da amostra, com o seu peso, com a sua capacidade maior ou menor de ficar equilibrada com o anzol.
A pesca em muitos aspectos é uma gestão compromissos, por exemplo entre o fio demasiado grosso ou demasiado fino e a sua visibilidade e resistencia, etc..
Neste caso das montagens Texas também existe um equilibrio a procurar que é precisamente aquele que permite que a montagem funcione bem e, por vezes, não é fácil, é preciso por vezes experimentar bastante várias combinações, eu costumo fazê-lo na piscina de um amigo e posso dizer-lhe que algumas combinações funcionam tão mal que provocam a risada geral. Depois se são ou não efectivas nas capturas é uma outra questão.

Quanto ao que perguntou, normalmente uso uma cana telecóspica Arrifana da barros mas não considero isso assim tão importante, lembro que o nosso campeão mundial disse aqui no site que os peixes muitas vezes encontram-se bem mais perto do que imaginamos, e claro especialmente á noite, e também já tive várias vezes a experiência prática disso.

Essa cana que deixo sózinha leva uma chumbada de onde parte um único estralho com pelo menos 2 braças de comprimentos no qual está a montagem texas. O tipo de montagen utilizada pretende-se que não fique colada ao fundo mas que de algum modo trabalhe um pouco com a aguágem e por isso tento escolher a que mais se adequa á condição do mar, dai ter falado dos tais anzóis para estas montagens com chumbo.
Nem sempre é possivel deixar a cana a pescar assim, quanto a isso lembro a as condições necessárias para pescar com rabeira, para isto não serão tão exigentes, mas de algum modo algo semelhantes.
A grande vantagem, para além de outras, é de que em zonas com alguma rocha se minorar em muito a probabilidade do anzol ficar preso.
Cumprimentos. :fixe:
Responder