Os robalos e os meus sapatos de vela(2)

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Os robalos e os meus sapatos de vela(2)"
na nova versão do site.

atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Os robalos e os meus sapatos de vela(2)

Mensagem por atsimoes »

Vou ao encontro do pescador de fim-de-semana.Boa tarde!!Boa tarde...Como vai??Sabe meu senhor vim pescar um robalo, ouvi dizer que esta noite saiu cá cada um!!Há!! Vou tirar o meu primeiro peixe!!Ai vou sim senhora, que maravilha,um robalo era a minha maior felicidade, ha!Que bom que seria chegar logo a casa com um belo robalo , que bom que seria!!
Um pescador sem prática é como uma virgem corada pelo seu corpo que já não controla no seu desenvolvimento hormonal. Aquele homem nunca tiraria um robalo na vida.O seu sonho era o meu. Já não podia voltar atrás...
Vá..faça assim..Fiz uma iscada de um rabo de sardinha, fiz o lanço e coloquei a cana na mão do homem.Agora mantenha a linha sempre esticada.-Vê!?? assim....
Foram apenas uns segundos...A cana dobrou, agarro-o pelo braço, num movimento de recuo...Dê-lhe!!!
Aí Jesus, Ai Jesus!!Meu senhor, ai minha mãe , ai que peixe!!! Hó homem dê-lhe linha, dê-lhe espaço, vá á frente, vá!!Somos dois agora a pescar o peixe das nossas vidas, jamais me perdoaria a mim mesmo se perdia aquele peixe para o homem e o robalo da sua vida.A confusão gerada pelas vagas e pela ansiedade do pescador carrega o peixe para um rego sulcado , bifurcado aberto na rocha lageada.O homem não para de suplicar á Virgem e á sua mãe.E agora meu senhor , que faço , e agora??
Não tive tempo para mais nada, o robalo apertado em demasia e pelo espumaço fragoso da rebentação, arrebenta a linha e desaparece por momentos....
Olho para dois seres distintos.O homem e o peixe. qual dos dois escolher??Está ali!!Está ali o seu peixe!!O meu peixe, o meu peixinho!!!Num buraco de um metro de profundidade e largura nadava um belo robalo de mais de tres kgs como num carrocel, ás voltas, ás voltas, desesperado por fugir..!!!
Largou a cana , sem pensar duas vezes, correu pelo rego,tropeçando e entrou de cabeça pelo buraco.A vaga!!A vaga!!! Não tive tempo de o puxar, fujo com a agilidade de um gato de beiral e estremeço quando a vaga se espraia pelo lageado cobrindo e deixando de ver o nosso homem pescador.
Salta-me o coração do peito por não vêr o homem, a agua começa a esvair-se rego abaixo e corro na direcção do homem...Lá está ele!! Calça desabotoada,cueca branca de feira da Srª da Hora, cabeça enfiada no buraco, gesticulando quase sem ar...Levanto-o, pufff!!pufff!!asg!!asg!!reéu réuuuu!!O ...meu.... peixe...asgg,asggg,vomitando ar e agua. O seu peixe!!!Milagre!!!O robalo ainda nada no buraco tranquilamente agora.Atira-se de cabeça novamente para o buraco e a mão do homem desliza pelo lombo daquele magnifico e belo ser. O peixe num assomo de um salmão subindo a corrente, flamejando prata, salta no ar, passa por cima do hombro esquerdo do nosso pescador sonhador de robalos e desaparece na espuma da vaga que ameaçadoramente se aproxima!!
Vamos!!Fuja, que vem aí a vaga!!Fuja!!
Chegados cá cima, agora o homem limpa a agua que escorre pela testa, nada mais diz, desalinhado dirige-se para o carro chorando como uma madalena.
Senhor!! A sua cana(partida)...!!Sniff.., sniff...olha para mim entra para dentro do carro, balbuciando algo que não percebo desaparecendo de seguida...
Escurecia, os meus sapatos vela, eram agora uma lástima deslavados sem vaidade e sem soberba.Perdi o peixe, perdi um pescador...

António Simões
Avatar do Utilizador
bluemerlim
Utilizador Regular
Mensagens: 1753
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Boas.

Porra....lindo.

Este texto fez-me mesmo lembrar aventuras e agruras e situaçoes em que fiz do coração tripas para ir a sitios buscar os meus peixes que ou caiam ou fugiam e ficavam mesmo ali a m~
ao de semear e que por nada os queria perder.

LIndo,simplesmente lindo...............este homem consegue mesmo ter o dom de nos por a sonhar de olhos abertos.
Suberbo............fiquei super nostalgico depois de lêr os 2 textos.
Abraço.
Nuno.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Mais uma boa crónica.
Obrigado.
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

E para que a memória se perpétue, tem á v/disposição na seccção pesca ao fundo esta arte que pratico.
Apenas hoje em dia não apregoo com as vendedeiras a sardinha fresca.Por motivos profissionais já não tenho tempo para isso. Encomendo-a á sexta em caixas de 10 kgs da fresca congelada.
Todo o resto se mantém.Mesmo não havendo robalos, é uma arte apaixonante. Boas leituras.

Obrigado pela v/estima em me escutarem.


Abraço
António Simões
Avatar do Utilizador
pesca no prato
Mensagens: 475
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Mensagem por pesca no prato »

Muito bom, como já aqui foi dito, faz-me lembrar... um belo dia em que estava á pesca num pontão e na cana de um pescador que partilhava o mesmo espaço, bate de uma forma que só podia ser o peixe de uma vida. Depois de muita luta, o dito aparece a mustrar a barriga e era uma bela corvina, chalavar já pronto a actuar e o peixe prende num cabo que já toda a gente conhece menos o dito pescador, que ali e no momento não podia forgar a linha ou era o dia do peixe ou do pescador e com o peixe ali á frente dos olhos, o homem sem mais nem menos atira-se á água. Ainda vi o gajo agarrar o peixe mas com duas cabeçadas lhe fogiu das mão, até doeu, ali todo molhado e podia ter recuperado o peixe. Ficou tão danado com a situação que, segundo o proprio, não voltaria a pescar tão cedo. Agora para mim, deu-me uma vontade de rir. Aparte disso você escreve umas histórias muito boas mesmo. Obrigado
Avatar do Utilizador
pisões
Utilizador Regular
Mensagens: 1805
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Só agora li o resto da história.

Quem não sabe é como quem não vê. Mas pelo menos teve o prazer de o sentir... pena os sapatos novos :lol:
Responder