pescaria nas berlengas 04/05/2013

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"pescaria nas berlengas 04/05/2013"
na nova versão do site.

cacadentex
Mensagens: 10
Registado: terça abr 30, 2013 10:35 pm

pescaria nas berlengas 04/05/2013

Mensagem por cacadentex »

boa tarde vou relatar esta minha ultima viagem a berlenga para pescar, como de costume arracamos de barco as 6 da manha para ir pescar a ilha da berlenga, cerca de 12 pescadores, o mar n mexia , o vento nem velo, td calmo demais para uma boa pescaria naquelas aguas, xegados a ilha e pelo facto de sermos muitos komeçamos entao a ir cada um para seu lado, dirigi me para sul e é entao que decido ir pescar para o lado do forte numa laje k vi e me agradou, montamos tudo assim que ponho a cana na agua pimba um pargo bem jeitoso, fomos tirando uns peixinhos nd de extraordinario mas la nos iamos safando, a meio da manha abordanos um semirigido, era o guarda da reserva , pediu nos as licenças conversamos um pouco sobre o peixe que tinhamos tirado , nisto ele começa a dizer nos que nao pudemos pescar ali naquele pesqueiro pois é ilegal. fiquei surpreendido pois ja fui dezenas de vezes e nunka tal me tinha sucedido, começou com ameaças a dizer que nos tirava o peixe k tinhamos e que tinhamos de sair dali par outro pesqueiro. eu ate compreendi a situaçao pois se realmente é um pesqueiro nao autorizado e se estavamos a transgredir so tinhamos era de sair. ele la nos deixou ir sem multa e com o peixe, pois em 3 horas ja tinhamos 4 pargos bons , uns sargos e mais uns peixes ja estavamos satisfeitos. nisto fomos para um pesqueiro autorizado(pois ele deu nos um mapa) certo é que nunka mais tiramos um unico peixe. o pesqueiro para onde ele nos mandou era perigosissimo, ao contrario do outro k era um espetaculo. no fim da pescariaentramos no barco e qual nao é o nosso espanto olhamos para o suposto pesqueiro ilegal e estava la o guarda mais os amigos a pescar ali, olho para o cais e vejo mais dois homens a pescar no cais onde nunca fui permitido.
digam me se este pais n é degradante, nós pagamos para ir pescar , somos mal tratados por pessoas que precisam de nos para terem trabalho.
AFINAL A BERLENGA NAO É DE TODOS? É APENAS DE ALGUNS? FIKA AKI O MEU RELATO POBRE MAS PARA DAR A CONHECER O VERDADEIRO PRESENTE DA BERLENGA, pois a tal reserva ta cheia de cofres, redes e trinta barcos a pescar a volta e o pobre pescador k apenas ker divertir um pouco é super mal tratado.
Avatar do Utilizador
alex_f
Mensagens: 13
Registado: sábado set 08, 2012 11:25 am

Re: pescaria nas berlengas 04/05/2013

Mensagem por alex_f »

So faltou mesmo as fotos não do peixe mas das artes do guarda e depois espetares isso na comunicação social.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: pescaria nas berlengas 04/05/2013

Mensagem por fdp »

BOAS CAMARADA FÁBIO !! :fixe:
Se foste para a Berlenga numa MT , o «mestre» concerteza te saberia dizer onde é permitido pescar !!
Para evitar «arrelias» o melhor que tens a fazer será na próxima ires à capitania de Peniche e pedires
informações , que eles têm mapas com as zonas legais assinaladas !!
Não sei em que zona estiveste , mas acontece muitas vezes nessas pequenas comunidades de
pescadores haver uma tendência para «afastar a concorrência» e nem sempre o agente da autoridade
toma as decisões mais acertadas (não estou a dizer que seja este o caso) !!
De qualquer forma se estiveres informado e documentado , ninguém poderá exercer «pressão» desde
que estejas absolutamente LEGAL , e aí poderás sempre argumentar !!
Sabemos já que pescas pela zona Oeste , mas seria conveniente actualizares o teu perfil do SDP e
dizeres de que zona és e onde mais costumas pescar para que no futuro seja mais fácil ajudar já que a legislação varia de zona para zona !!
Parabéns pela pescaria , espero que te tenhas divertido !!
FICA BEM !! :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: pescaria nas berlengas 04/05/2013

Mensagem por joaonumberone »

Olha, a vossa primeira reacção foi correta, se ele disse que não podem fizeram bem em ir embora, mas não acredito que vocês todos não tivessem um telemovel com câmara de filmar e/ou fotografar para registar o momento dele lá a pescar, se é que não estava a fazer o mesmo que fez convosco e a mandar o pessoal embora.

Seja ele o guarda ou seja o varredor uma coisa é certa se vocês não podem mais ninguém pode excepto provas autorizadas e coisas do género. Além disso quando viram o homem mais os supostos amigos podiam ligar á PM e reporem vocês a legalidade, se há coisa que me perturba são as cunhas e favores que ultrapassam certos limites.

Ou chegavam a Peniche e faziam queixa REGISTADA na Policia Maritima e pediam cópia para enviar para o chefe dele e ainda ofereciam umas cópias das fotos, há muito que se pode fazer, e ele deu-vos uma grande tanga e só queria saber que peixe estavam a apanhar :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Eu não sei se deixava passar! :hummm:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: pescaria nas berlengas 04/05/2013

Mensagem por ffgsoares »

Além de todos os inconvenientes ainda pescaram qualquer coisa, ainda bem, só foi pena realmente não terem fotografado a situação e espetar tudo na comunicação social de modo a desmascarar esses meninos :join:

Agora peço desculpa de não te ter ajudado na altura, na cena do pesqueiro mas, não tive oportunidade de ver o mapa que colocaste, já agora tens de me dar o endereço de onde adquiriste o mapa, se foi na net, ou então colocares uma versão ampliada para se ler os nomes dos pesqueiros e zonas, ok !

No outro post já lá coloquei onde é o pesqueiro que eu falei na altura, é a norte do carreiro dos cações, na zona noroeste da ilha, tem uma língua de rochedos em frente.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: pescaria nas berlengas 04/05/2013

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

É como diz o João se um não pode, mais ninguém pode.

Realmente se estava o pescar, onde havia dito ser proíbido, é de uma falta de ética profissional a todos os níveis, resumindo não vale um "chavo" e nem digo mais.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: pescaria nas berlengas 04/05/2013

Mensagem por NelsonP »

Tiveram a atitude mais correta que foi abandonar o local. Esse individuo é um mau profissional e tanto ele como voçês, e como todos nós mereciamos que tivesses tirado fotos a esse momento e ligar á PM seguida de uma queixa fundamentada com as fotos e com o telefonema denunciador. O País têm regras PARA TODOS e ninguem é mais que ninguem :fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: pescaria nas berlengas 04/05/2013

Mensagem por jose elvas »

joaonumberone Escreveu:Olha, a vossa primeira reacção foi correta, se ele disse que não podem fizeram bem em ir embora, mas não acredito que vocês todos não tivessem um telemovel com câmara de filmar e/ou fotografar para registar o momento dele lá a pescar, se é que não estava a fazer o mesmo que fez convosco e a mandar o pessoal embora.

Seja ele o guarda ou seja o varredor uma coisa é certa se vocês não podem mais ninguém pode excepto provas autorizadas e coisas do género. Além disso quando viram o homem mais os supostos amigos podiam ligar á PM e reporem vocês a legalidade, se há coisa que me perturba são as cunhas e favores que ultrapassam certos limites.

Ou chegavam a Peniche e faziam queixa REGISTADA na Policia Maritima e pediam cópia para enviar para o chefe dele e ainda ofereciam umas cópias das fotos, há muito que se pode fazer, e ele deu-vos uma grande tanga e só queria saber que peixe estavam a apanhar :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Eu não sei se deixava passar! :hummm:
Basicamente o João disse tudo! A actitude do guarda, pelo que relatas, não foi correcta, logo deviam ter tomado as respectivas medidas, assim já não haveria uma próxima vez...
Responder