qual a melhor medida para lançamentos longos?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"qual a melhor medida para lançamentos longos?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: qual a melhor medida para lançamentos longos?

Mensagem por Trophy_Master »

eu quando usava mono, usava 0,20 e 0,25 com chicote da vega ou da awa-shima
as linhas eram a awa-shima red iso e a supercaster, e usei tb e gostei muito a surf-tech , da vega que é muito boa e excelente preço, e adora a cor.
mesmo com mares mais fortes, usava estas medidas.
Avatar do Utilizador
Luciano Santos
Mensagens: 87
Registado: quinta jul 26, 2012 2:36 pm

Re: qual a melhor medida para lançamentos longos?

Mensagem por Luciano Santos »

Trophy_Master Escreveu:eu quando usava mono,
E agora usa Multi??

Ab
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: qual a melhor medida para lançamentos longos?

Mensagem por Trophy_Master »

sim uso um 0,17 da berkley.
Pessoalmente gosto muito dos multi da berkley, muito , mas muito resistentes, bem redondinhos.
Cheguei a perder peixes grandes com os monos e chicote, por rebentar a linha com peixe longe, aconteceu-me em zonas mais rochosas, e acabei por experimentar os multi e gostei, ja experimentei os da power pro e sufix, e os da berkley acho muito melhores, para começar sao bem mais fortes, e apesar da sufix ser bem "macia" os da berkley nao fica nada atras pelo contrario.
uso o FIO WHIPLASH CRYSTAL BERKLEY em 0,12 para spinning
e FIO WHIPLASH PRO BERKLEY em 0,17 para surfcasting
nunca tive problemas com estas linhas, gosto delas e tem resistido bem.
sao caras, mas andava sempre a trocar de linhas ou a mudar chicotes, por isso a longo prazo acho compensa.
Mas contudo multi em surfcasting nao é do agrado de todos sei disso, eu pessoalmente gosto
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: qual a melhor medida para lançamentos longos?

Mensagem por FILIPEPC »

Boas, para mim não existe a melhor medida, pois isso depende de N factores.
Não posso usar um 0,18mm e depois meter uma chumbada de 180 gramas, numa zona que areie... Fica lá tudo o que é chumbadas e baixadas, que são caras...
Para mim a escolha é feita com base no dia que o mar me apresenta. Por norma e na pesca normal, na dita lúdica, onde a maioria das chumbadas usada é entre 120 a 180 gramas, eu não gosto de usar abaixo de 0,20mm. Isto no Verão. No Inverno raramente baixo do 0,25mm. As praias onde mais pesco, areiam bastante e mesmo com este diâmetro perco muitas baixadas... Para mim tem que ser sempre uma medida que me permita pescar em condições...
Para quem tem pouca experiencia, e quer ganhar metros, acho que usar entre 0,25mm e 0,30mm e depois chicote está bom e permite ganhar muitos metros. Medidas de 0,40, 0,45mm só uso para pescar directo em zonas rochosas, mas pode em algum pesqueiro ser necessário.

Pessoalmente não uso, nem gosto de pôr multifilamento no carreto ao surfcasting, o atrito que sinto nos passadores é muito. Em praia está fora de questão para mim, somente uso no estuários a pescar às corvinas, para ganhar metros e pescar directo.
Avatar do Utilizador
renato maquarte
Mensagens: 220
Registado: terça jul 15, 2008 12:22 pm

Re: qual a melhor medida para lançamentos longos?

Mensagem por renato maquarte »

Só para exemplificar a diferença entre Brasil e Voces :mrgreen:

Linha mono com bitola na casa de 0,20mm é normal por aqui.

Eu por exemplo, uso praticamente entre 0,25 e 0,16mm, sendo que com a 0,16 atingi-se 150m de distancia ... alguns pescadores lançam ate mais que 150m

Multi, fireline 3 e 6lbs :fixe:

Isso se tratando de surf casting, com os pes na areia.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: qual a melhor medida para lançamentos longos?

Mensagem por ffgsoares »

As linhas abaixo de 0,25/0,22, já me metem medo, para o tipo de mar que temos por aqui na costa oeste, corre sempre um pouco e se a chumbada fica parada pode arear e fica lá tudo, agora estou a usar um Asso Fluorolight em 0,28 e gosto bastante da linha.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: qual a melhor medida para lançamentos longos?

Mensagem por NelsonP »

ffgsoares Escreveu:As linhas abaixo de 0,25/0,22, já me metem medo, para o tipo de mar que temos por aqui na costa oeste, corre sempre um pouco e se a chumbada fica parada pode arear e fica lá tudo, agora estou a usar um Asso Fluorolight em 0,28 e gosto bastante da linha.

Boas pescarias :fixe:
Acho-a resistente mas quando enrola muito fica cheia de vicios. Nesse aspecto desde que uso a sufix 100% fluorcarbono não tenho tido problemas :join: Quando o mar não está confuso tambem usso essa Asso :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: qual a melhor medida para lançamentos longos?

Mensagem por ffgsoares »

Ó Nelson eu uso esta linha (asso Fluorolight) mas é no carreto, ok,... não é nos estralhos, não sei se fui claro e pensaste nos estralhos, foi ?

Eu nos estralhos por acaso nem uso fluorocarbono, uso o Amnesia da Sunset.

Um abraço :fixe:
Responder