Brincadeira em aguas Interiores

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Brincadeira em aguas Interiores"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por kalvas »

Boa lição Elvas.
Obrigado pela partilha.

Um abraço.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por jose elvas »

As lições não são gratuitas meus meninos! Espero uma mini de cada um de vós quando tiver o prazer de vos conhecer... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por Rider »

jose elvas Escreveu:As lições não são gratuitas meus meninos! Espero uma mini de cada um de vós quando tiver o prazer de vos conhecer... :mrgreen:
Está prometido. :fixe:

Amanhã já vou experimentar a montagem.

Já comprei as boillies com aroma de morango.

[codeIsto das boillies para mim é novidade. Neste tipo de montagem, o que mais me surpreende é o facto do isco não estar no anzol. Como é que o peixe se ferra? Poder comer a boillie sem tocar no anzol. Pela logica se a boillies estiver bem presa por baixo, não é fácil leva-la sem se picar. Mas faz um pouco confusão.][/code]
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por jose elvas »

Rider Escreveu:
Isto das boillies para mim é novidade. Neste tipo de montagem, o que mais me surpreende é o facto do isco não estar no anzol. Como é que o peixe se ferra? Poder comer a boillie sem tocar no anzol. Pela logica se a boillies estiver bem presa por baixo, não é fácil leva-la sem se picar. Mas faz um pouco confusão.

Mas, por esquesito que possa parecer, o facto de o anzol estar fora é que torna esta pesca terrivelmente eficaz! Passo a explicar, a grande vantagem de pescar com boillies é que ajuda a selecionar o tamanho do peixe, e não, não é devido ao seu tamanho mas sim á sua dureza. As carpas, para quem não saiba, só a partir de determinado tamanho (2/3kg) é que desenvolvem algo que se chama "dentes faringideos) que lhe permitem moer alimentos mais duros como os boillies por exemplo. Ora como é óbvio se as mais pequenas não os conseguem comer apenas o peixe mais graudito vai lá cair, posso dizer que a carpa mais pequena que apanhei com boillies tinha á volta de 2,5kg e foi com uns boillies muito pequenos (aprox 10mm) e não muito duros. Ora fruto disto as carpas ao comerem os boillies não os engolem logo por inteiro, ficam alguns segundos ali a "chupá-los" e com eles á volta, não só para os moerem mas também para se certificarem que é um alimento seguro (não chegaram a grandes por serem parvas :wink: ) ora se o anzol estivesse ali agarrado as mesmas sentiriam-no logo e cuspiriam o boillie sem se ferrar. Depois é preciso ver que os boillies são um isco grande e duro, era quase impossivel estar a aplicá-lo directamente no anzol, e mesmo que, com muito trabalho, se o fizesse dificilmente se conseguiria ferrar o peixe.
Assim com esta montagem o peixe come o boillie, saboreia-o e dá-lhe as voltas que achar necessárias para o desfazer, e quando finalmente o vai a engolir leva ali atrelado o anzol, limpinho e desempedido prontinho a ferrar! Outra vantagem desta técnica é que o peixe muito raramente embucha, pois assim que sente o anzol a entrar na boca (já o boillie vai a caminho do estomago) tem a reação natural de o cuspir, ao fazê-lo esta criada a situação perfeita para o mesmo se ferrar nos labios carnudos e grossos que as carpas grandes têm. :fixe:
Acredita que por muito estranho que isto possa parecer é extremamente eficaz, no entanto deixo-te o seguinte aviso/concelho, esta é uma técnica muuuiiito selectiva, aliás é esse o seu ponto forte, logo, a não ser que tenhas uma grande sorte, não esperes chegar é beira da água e começar a tirar logo carpas de 10kg :nono: , não é assim que funciona! É vital escolheres um bom pesqueiro numa zona onde elas normalmente se alimentem, procura zonas onde tenhas visto sinais de actividade dos peixes como bolhas na água e "covinhas" no fundo, tens que fazer uma boa engodagem e convém seres discreto. Nada de grandes barulhos, nem dentro de água nem fora, e algazarras, deixa os gritos de vitória para quando as tirares cá para fora e principalmente, e este é o melhor concelho que te posso dar, não desanimes se não correr bem logo á primeira! Insiste e persiste que eu posso-te garantir que mais cedo ou mais tarde vais ter grandes alegrias! Haverá lá melhor sensaçãoo que ter um pequeno "submarino" a puxar-te linha do carreto como se não houvesse amanhã... :118: :118: :118: :118:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Quero agradecer as explicações dadas e a isto realmente chama-se partilha, basta usufruir e pagar a mini, que ele merece.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por NelsonP »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Quero agradecer as explicações dadas e a isto realmente chama-se partilha, basta usufruir e pagar a mini, que ele merece.

Abraço.

Braga
Merce e de que maneira. É um guru das pescas interiores =D> =D>
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por kalvas »

Elvas isto é que é uma wikipédia.
Grande á vontade nestes domínios.

A minha mine está garantida. :beer:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Brincadeira em aguas Interiores

Mensagem por Rider »

Bem, ontem lá fui experimentar, fiz tudo correcto como explicaste. Mas como dizes e bem, não é chegar e apanhar, foi grande.

Os meus colegas estavam a pescar uns á francesa e outro á inglesa. de um modo geral saiu muito pouco peixe. Algumas carpas, a rondar 1,5 /2 kg, e alguns pimpões.

Estavam lá algum pessoal de carpfishing. Ao nosso lado estavam 2, que abordei, e onde aprendi mais alguma coisa. Tb eles gradaram. Um deles mostrou-me uma foto de uma que tinha apanhado naquele local com 10,4 kg. E foi-me dito que anda lá uma a passear com 19kg.

Agora em Junho vou para o Maranhão, vamos ver como corre. Até lá vou tentar recolher o máximo de informação.

Obrigado por tudo José.
Responder