postura correcta

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"postura correcta"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

postura correcta

Mensagem por CANIVETE »

Fui lendo,escutando,vendo pedindo ajuda e a verdade cá vai.
1º-sempre mas sempre pescar de pé com todos os sentidos alerta,aprender a visionar os toques da nossa ponteira,em certas situações temos de acreditar e agir de imediato.
2º-a tensão da linha é deveras importante,a ponteira da cana deve estar +-direita(mas cada um adapta-se á sua maneira),evitar que fique dobrada (tensa).
3º-quando está muita aguagem passa a haver mais tenção na linha,podemos tentar corrigir deixando derivar um pouco,outra situação é tentar acompanhara vaga (para baixo,para cima).
4º-experimentem e habituem-se a usar chicote vai fazer a diferença quando capturarem um especime maior
5º-não fiquem presos só aquele tipo de toque em que a ponteira tem de por tudo e nada mexer existem toques quase impercetíveis(é nesta situação que a tensão da linha vai fazer a diferença.
Braga,ajuda-me

abraço


Manuel Matos
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: postura correcta

Mensagem por NelsonP »

O auxilio já chega :join: Esperemos mais dicas :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Alvaro Leite
Mensagens: 288
Registado: terça set 11, 2012 9:16 pm

Re: postura correcta

Mensagem por Alvaro Leite »

Ora aqui está mais uma belíssima iniciativa!!!!!!

=D> =D> =D> =D> Canivete!!!

Obrigado! :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: postura correcta

Mensagem por joaonumberone »

...de vez em quando, quando não sentem toques arrastar suavemente a pesca pelo fundo dentro do raio de acção possivel, isto é mais dificil com canas de 3 m ou menos, provavelmente se houver peixe indeciso irá atacar neste momento. Alguns pexecos do ultimo sábado sairam assim.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: postura correcta

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
CANIVETE Escreveu:Fui lendo,escutando,vendo pedindo ajuda e a verdade cá vai.
1º-sempre mas sempre pescar de pé com todos os sentidos alerta,aprender a visionar os toques da nossa ponteira,em certas situações temos de acreditar e agir de imediato.
2º-a tensão da linha é deveras importante,a ponteira da cana deve estar +-direita(mas cada um adapta-se á sua maneira),evitar que fique dobrada (tensa).
3º-quando está muita aguagem passa a haver mais tenção na linha,podemos tentar corrigir deixando derivar um pouco,outra situação é tentar acompanhara vaga (para baixo,para cima).
4º-experimentem e habituem-se a usar chicote vai fazer a diferença quando capturarem um especime maior
5º-não fiquem presos só aquele tipo de toque em que a ponteira tem de por tudo e nada mexer existem toques quase impercetíveis(é nesta situação que a tensão da linha vai fazer a diferença.
Braga,ajuda-me

abraço


Manuel Matos
Na pesca embarcada, dificilmente estou sentado, concordando portanto com o que diz o Manuel Matos, no ponto 1, acrescento que devemos estar bem concentrados, (eu nem por isso, até em provas) e muitas das vezes ao agir de imediato tiramos a comida da boca do peixe, pois eles comem bem ou mal, a boca é grande ou pequena e todos estes factores são importantes. Podemos muitas vezes fazer um pequeníssimo levantamento da ponteira, o mais despercebidamente possível, para o peixe se atirar e muitas vezes vão senti-lo e então sim fazer a ferragem.

O ponto 2 e 3, vou associá-los, muito embora reconheça a importância da situação da ponteira, o que concordo com o escrito, bem como o de acompanhar a subida e descida da onda com a cana, existem também os outros factores, as linhas e a aguagem, sendo difícil dissocia-las uma da outra, senão vejamos, quanto maior diâmetro tiver a linha, mais atrito irá provocar e consequentemente um arco maior, logo a ferragem ou o sentir do peixe irá demorar um pouco mais, (não sei o tempo, talvez milésimos de segundo, mas muito importantes para o êxito de algumas capturas), a tudo isto acresce a aguagem, que quanto mais forte for, maior arco irá provocar.

Sobre os restantes pontos nada a dizer, apenas acrescento e reafirmo que o uso de chicote é fundamental, já o disse noutros tópicos e podemos fazer a denominada negaça, sempre muito ligeira, quase despercebida.

Abraço.

Braga
squadra
Mensagens: 15
Registado: quinta mar 02, 2006 11:42 am

Re: postura correcta

Mensagem por squadra »

Boas Tardes,

Concordo completamente com os pontos referidos.
Pescar sempre de pé e com o máximo de atenção possivel, posso dizer que no passado sábado (20/04) e estando a pescar aos diversos (Sesimbra), estava a usar uma montagem 0,29 madre e estralhos com a 0,26...sinto um pequeno toque, que não quis fazer a ferragem, porque na altura as garoupas da pedra pareciam que estavam de boca aberta à espera do anzol...nisto senti outro toque e invisto com a ferragem, assim que levanto a cana senti os toques de peixe pequeno e quando começo a recolher a pesca, senti uma investida forte, ao qual tento ferrar novamente e depois de uma valente cabeçada, tinha visto que se tinha ido embora.
Quando recolho a pesca no anzol do meio vinha a tal garoupa da pedra e o estralho de baixo tinha desaparecido?!!?...
Pensei, anda aqui algum vermelhinho...mudei de montagem para 2 anzóis com 0,40 nos estralhos, dois bons nacos de sardinha e bota pra baixo...logo de seguida sinto uma boa cabeçada, faço a ferragem, sentia algumas cabeçadas bem mais violentas que o habitual, com calma pedi o xalavar e saio um safio com 3.7kg...a sorte foi tanta que o safio já tinha desferrado e vinha todo embrulhado na montagem. Como gosto de pescar com pouco peso e deixar a linha um pouco folgada, para a pesca ir para os "buracos" que deseja, o problema é o material que fica lá em baixo...por vezes e depois de um pouco de pressão, solto a linha para ver de desprende, tento bater no cabo da cana, rara é a vez que funciona e só me resta partir...será que estou a deixar correr demais, ou assim que a sinto mater no fundo, tentar que ela não saia muito dali, sem que esteja a fazer demasiada tensão na linha e respectiva ponteira?
Ainda não foi desta que saquei o vermelhinho.

Filipe
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: postura correcta

Mensagem por Panca »

Estou a estudar para quando chegar o dia ter o trabalho de casa tudo na cabeça :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: postura correcta

Mensagem por joaonumberone »

Panca Escreveu:Estou a estudar para quando chegar o dia ter o trabalho de casa tudo na cabeça :fixe:
medroso :hahaha:
manda-te e mais nada, a mim ás vezes custa-me mas quando corre bem é uma maravilha, e quando corre mal no dia a seguir já tou pronto pra outra :hahaha:
Responder