Cheias

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cheias"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Pracana 360
Mensagens: 162
Registado: quarta set 28, 2011 10:08 am

Cheias

Mensagem por Pracana 360 »

Como era de esperar com estas cheias, muito peixe veio para fora do rio, e devido as vedações não foram capazes de voltar para o rio, até ai tudo bem... Mas o que não consigo perceber e porque e que não deixam a população apanhar alguns peixitos para levar para casa(Pelo menos pareceu-me ouvir isso no vídeo)... E os peixes vivos que poderiam muito bem ser devolvidos a água para desovarem visto que estamos na altura da desova, mas também estes são mortos e atirados aos javalis. :chora: Parece-me que a desova deste ano nestes rio foi prejudicada, porque isto costuma acontecer na altura do inverno e na primavera vem "estragar os planos" :hahaha: aos peixes que só se querem reproduzir...

Aqui fica o vídeo. :fixe:
http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/13 ... object_map
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Cheias

Mensagem por jose elvas »

Pelo que me apercebi foram maioritariamente pequenas Carpas as quais existem lá aos (largos) milhares logo o impacto não deverá ser muito grande! A parte parva foi sem duvida não terem permitido nos primeiros dias que as pessoas aproveitassem os peixes mas mesmo isso deve ter sido alterado pois na reportagem andava lá um velhote a apanhar algumas e ninguém lhe disse nada...
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Cheias

Mensagem por NelsonP »

Carpas com fartura :hummm: :hummm: Muitas hão-de ter dado uma refeição bem saborosa para muitos locais. Nunca comi carpa :hummm: Acho os peixes de agua doce meio esquisitos :join:
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Cheias

Mensagem por kalvas »

Nelson, a carpa tem muita espinha.Só bem feita se come bem.
Mas um achigã está entre os mais saborosos para mim.E quase sem espinhas.
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: Cheias

Mensagem por Andrezio »

Na experiencia que tenho e pelo que foi dito se os peixes de agua doce forem de grandes massas de agua e a prepara-los fores lhe tirado todo o sangue não sabem muito a lodo.Mas carpa foi peixe que nunca comi, mas nos paises do leste ate viveiros deles fazem, por isso não deve ser assim tão mau.
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: Cheias

Mensagem por chodadog »

kalvas Escreveu:Nelson, a carpa tem muita espinha.Só bem feita se come bem.
Mas um achigã está entre os mais saborosos para mim.E quase sem espinhas.
O achigã bem preparado é um espectáculo!!! :fixe:
Comi uma vez num restaurante perto da barragem de Sta. Clara-a-Velha e tava uma delicia. :fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Cheias

Mensagem por jose elvas »

A carpa é boa para comer se for preparada da forma correcta, para grelhar ou assar só se devem usar os exemplares maiores pois as pequenas têm muitas espinhas fininhas, essas são boas é bem fritinhas o que tornas as espinhas "estaladiças". Carpas de aguas limpas não têm nenhum sabor a lodo, isso é mito, agora obviamente que peixe que habite em aguas sujas vai saber mal, vocês também não comem as tainhas dos portos pois não?
O achigã é muito bom e saboroso, muito mesmo, grelhadinho na brasa com não mais que um fio de azeite e umas pedrinhas de sal, ou fritinho com um arroz de tomate não fica nada a dever a um peixe de mar!
Apesar de tudo isto que disse raramente, muito poucas vezes mesmo, consumo qualquer um deles! Porquê, perguntam vocês? Por 3 razões:
-Carpas, adoro pesca-las, não há nada como ter uma cabeçuda de 9 ou 10 quilos a puxar fio como se não houvesse amanhã, consequência disso custa-me imenso matá-las e raramente o faço.
-Achigãs, a mesmíssima razão das carpas com a agravante de serem cada vez menos e mais raros!
E finalmente a principal razão:
Lucio-percas, com a sua introdução, e consequente disseminação, no nosso país em quase todos os seus sistemas hidrográficos criou-se um grave problema! A lucio-perca, para quem não saiba, é um predador altamente prolifico, com um crescimento rápido e uma agressividade enorme, nos sítios onde foi introduzida tem dizimado populações inteiras dos pequenos ciprinídeos e salmonídeos auctotones, para agravar ainda mais a situação, a lucio-perca, ao contrário do Achigã e mesmo do Lucio, é um peixe iminentemente de cardume, até mesmo os grandes exemplares raramente andam sozinhos, logo mais mortíferas e eficazes se tornam.
Agora o lado positivo é o seguinte, porra que sabem mesmo bem :join: :join:
É para mim o mais saboroso dos peixes de água doce que já provei, prefiro-as ás trutas, aos achigãs e mesmo ao salmão, diria mesmo que estão ao nível de um robalo! E juro que não estou a exagerar, assim junta-se o útil ao agradável, não só comemos um belo peixinho como ainda ajudamos a controlar os números da sua população! Experimentem, garanto que vão ficar surpreendidos... :fixe:
Avatar do Utilizador
kalvas
Utilizador Regular
Mensagens: 4811
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Re: Cheias

Mensagem por kalvas »

Ainda não me tocou nenhum.
Mas também não me faço a eles. :D
Dificilmente saem na francesa.
Responder