Awa-shima, qual?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Awa-shima, qual?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por ffgsoares »

Josy Escreveu:Boas,
Em primeiro lugar agradeço muito a vossa resposta. :fixe:

Pelo que disse o João pareçe que posso continuar com os fluorcarbono nos estralhos, como habitualmente faço com todo o género de pesca, pois no surfcasting não parece haver qualquer contra indicação especifica.

Por outro lado com o que consigo maiores lançamentos, claro está, é com o multifilar, mas desde que li aqui no fórum que este é mais arrastado pela aguagem fiquei de sobreaviso mas ainda não tive a oportunidade de tirar a coisa a limpo, ou seja de ter a experiência prática disso, por um lado é mais fino por outro sempre absorve alguma água, assim que tenho que ver o resultado final entre estas duas coisas que jogam em sentido oposto. Também tenho que ver se é mais levado pelo vento. :hummm:

Chodadog, com o diametro mais fino no nylon além de conseguires maiores lançamentos, também deve ser menos arrastado pela aguagem e pelo vento.

Quanto á utilização do chicote eu tenho as minhas dúvidas, por não ter no surfcasting o conhecimento da técnica necessária (experiência, tipo de nó a fazer, etc.), faz-me confusão se o nó entre nylon da linha mestra e o do chicote não ficará um trambolho, e ficando este no carreto depois vai ofereçer bastante resistência ao sair pelos passadores e também ao voar, assim que, não sei se a vantagem será assim tanta, além de que se começa, por exemplo, em 0.25 e termina em 0.50 vamos ter sempre uma parte que é um trambolho de nó entre 0.25 e 0.50 a voar e a oferecer mais resistência na aguagem. :hummm:
Por outro lado a linha mestra seria neste acaso algo parecido com um 0.25 no carreto talvez, e se por acaso se fisgar um bom exemplar em condições algo adversas o caso pode ser feio. Eu sei que em competição usam este sistema, mas a competição tem um outro objectivo.

Quanto ao spinning ou à pesca de barco, ai sem problemas, estou á vontade, a pesca é muito mais dinâmica, quer em spinning quer com o barco á rola, a pesca não fica tanto tempo imóvel, nem nada que se pareça, uso multifilar e um terminal em fluorcarbono. O nó que faço nem se dá por ele, é um Albright modificado, mas de uma forma que ainda não vi mais ninguém fazer. Fica muito maneirinho e até agora nunca me deixou ficar mal.
Já foi há muito tempo que o descobri na net mas andei uns bons dias á procura e a experimentar uns e outros e perdi completamente o rasto à página onde o encontrei. :huuum:

Cumprimentos. :fixe:
Ó companheiro, desculpa lá a observação, não vamos ter um nó entre o 0,25 e o 0,50, vamos ter um nó entre o 0,25 da madre e o 0,25 do chicote, porque o 0,50 fica para a frente, para a montagem e chumbada, o nó fica pequeníssimo e quando lanças nem o sentes sair.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por ffgsoares »

chodadog Escreveu:
ffgsoares Escreveu:Ó Carvalho, vê lá o preço e em que medidas começam os chicotes, dá aí uma dicas sobre isso para fazer uma comparação com o que há por aqui.

Tenho de comprar e já agora ia mais á confiança.

Boas pescarias :fixe:
Boas Soares,
Passei hoje lá na loja e já não tinham, estão à espera de mais para a semana, mas ainda não sabem o preço. Entretanto encontrei uns da Vega 5x 0.23mm-0.50mm a €7,95, mas não comprei pois gostei mesmo dos cormoura e por isso vou esperar por eles. Quando chegarem aviso.
Cumpts :fixe:
Ó Carvalho esses da vega devem ser os que o João usa e ele diz bem deles, como acabam em 0,50 devem fazer um nó terminal bem bom também, mas já agora espera pelos da cormoura e logo contas como os achas, quanto ao preço dos vega é que parece estar um pouco inflacionado

É assim, eu gosto dos que uso da awa shima só tenho pena que acabem em 0,57, é aí que me faz desgostar deles, aquele assentar na bobine um bocado aramado/rijo, percebes!

Um abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por ffgsoares »

Ó Josy, já me esquecia doutro pormenor que também falaste, o nó, eu ligo o chicote á madre com o Uni nó duplo, é aquele em que cada linha ata na outra e depois puxa-se até os nós se encostarem e por acaso até gosto da resistência e da forma cilíndrica que ajuda na saída da linha pelos passadores.

Um abraço :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por Josy »

Boas,
Obrigado amigo Soares, claro que tem razão eu bem avisei que percebia entre o pouco e o nada de surfcasting e sim, claro, o nó é entre linhas de diâmetro e estrutura semelhantes, dai ser mais aconselhável esse que usas que é especialmente indicado para estes casos.

É preciso é calma ando a aprender depressa, ou então é a santa ignorância a fazer-me acreditar que sim. :hummm:

Mas para experiências estou cá eu, ás vezes experimento com cada coisa que até o São Pedro (padroeiro dos pescadores) se benzeria. :lol:

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por NelsonP »

Josy Escreveu:Boas,
Obrigado amigo Soares, claro que tem razão eu bem avisei que percebia entre o pouco e o nada de surfcasting e sim, claro, o nó é entre linhas de diâmetro e estrutura semelhantes, dai ser mais aconselhável esse que usas que é especialmente indicado para estes casos.

É preciso é calma ando a aprender depressa, ou então é a santa ignorância a fazer-me acreditar que sim. :hummm:

Mas para experiências estou cá eu, ás vezes experimento com cada coisa que até o São Pedro (padroeiro dos pescadores) se benzeria. :lol:

Cumprimentos. :fixe:
Viva as experiencias :join: :join:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por ffgsoares »

Ó Josy mas isso é mesmo assim, quando acumulamos muita informação a tendência é baralhar, tens que ir aos poucos e fazendo também as tuas próprias experiencias para cimentar a aprendizagem e até para adaptares as coisas ao teu modo de pescar e preparar os acessórios que utilizas.

Eu próprio pesco com malta que usa as artes diferentes das minhas mas, no fundo tudo circula em torno da mesma coisa com as variantes de cada um.

Fazes bem em experimentar á tua maneira assim tiras as tuas conclusões.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por chodadog »

ffgsoares Escreveu:Ó Josy mas isso é mesmo assim, quando acumulamos muita informação a tendência é baralhar, tens que ir aos poucos e fazendo também as tuas próprias experiencias para cimentar a aprendizagem e até para adaptares as coisas ao teu modo de pescar e preparar os acessórios que utilizas.

Eu próprio pesco com malta que usa as artes diferentes das minhas mas, no fundo tudo circula em torno da mesma coisa com as variantes de cada um.

Fazes bem em experimentar á tua maneira assim tiras as tuas conclusões.

Boas pescarias :fixe:
Exactamente.
Ainda este fim de semana experimentei a usar uma rabeira na barra de Tavira, foi pena ter ficado por lá quando tentei lançar uma chumbada de 180g e o fio devia estar preso na ponta... :122: :122: :122: Experiencia que vou voltar a fazer pois até deu resultado. :fixe:
Como ouvi dizer há pouco tempo, todo o ser humano tem nos genes a sua ponta de cientista.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por ffgsoares »

Por acaso ando á tempos para tentar o uso da rabeira, ainda não se proporcionou mas um dia destes tenho de fazer essa experiencia, só não sei ainda de quantos metros a ei-de fazer para a tentativa.

Boas pescarias malta :fixe:
Responder