Awa-shima, qual?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Awa-shima, qual?"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por joaonumberone »

Amigo Josy, sem ser fluorcarbono a unica linha que uso e gosto para estralhos é a Amnesia, mas só a vejo na decathlon, tem várias medidas e não é muito cara.

Eu não sei muito, mas o objectivo de linhas mais finas é conseguir uns metros a mais no lançamento, apenas isso.
Há malta que usa o 0.40 directo e para certas situações ainda é o melhor.
:fixe:
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por chodadog »

Josy Escreveu:Boas,
Assunto: Linhas para Surfcating...

Eu apenas sei de entrançados e de flourcarbonos, já tinha dito que entendo entre o pouco e o nada de surfcasting, pelo que uso linha 0.35 da Sufix sem terminais, e ainda não consegui partir a linha nenhuma vez. Pelos vistos vocês pareçe que usam linha de diametro bem menor e depois com o tais chicotes para não partir no lançamento.

Por vezes uso também uma bobine com entrançado e um terminal em flourcarbono,este, coisa ai para 0.45 mm.

Quem puder agradecia que me explique o que estou a fazer mal, pois vejo que quase todos voçês pescam de modo diferente e com outras linhas e têm muito mais experiência disto. :huuum:

Já agora se me pudessem dar a informação de umas boas linhas para estralhos que não tivessem muita memória, isto caso não os usem de flourcarbono.

Cumprimentos. :fixe:
Caro Josy,

Isto depende muito dos gostos e locais de pesca. Aqui no Algarve utiliza-se mais linhas finas pois não há rochas e o mar é mais calmo, e pela necessidade de lançarmos mais longe, como o diametro da linha é menor há menos atrito na saida/lançamento. Há pessoal que pesca com multifilamento por poderem usar diametros menores e serem mais fortes. Aqui quando vou para a costa (praia) pesco com linhas finas (0.22-0.24mm) com chicotes cónicos e quando vou para os molhes pesco com 0.35mm directo, por haver muitas rochas uso uma linha mais dificil de partir, ou seja, ponho um crossbead na madre e ligo o estralho.
Mas tens de aplicar as linhas aos teus locais de pesca e aos teus gostos .
Cumpts :fixe:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por Josy »

Boas,
Em primeiro lugar agradeço muito a vossa resposta. :fixe:

Pelo que disse o João pareçe que posso continuar com os fluorcarbono nos estralhos, como habitualmente faço com todo o género de pesca, pois no surfcasting não parece haver qualquer contra indicação especifica.

Por outro lado com o que consigo maiores lançamentos, claro está, é com o multifilar, mas desde que li aqui no fórum que este é mais arrastado pela aguagem fiquei de sobreaviso mas ainda não tive a oportunidade de tirar a coisa a limpo, ou seja de ter a experiência prática disso, por um lado é mais fino por outro sempre absorve alguma água, assim que tenho que ver o resultado final entre estas duas coisas que jogam em sentido oposto. Também tenho que ver se é mais levado pelo vento. :hummm:

Chodadog, com o diametro mais fino no nylon além de conseguires maiores lançamentos, também deve ser menos arrastado pela aguagem e pelo vento.

Quanto á utilização do chicote eu tenho as minhas dúvidas, por não ter no surfcasting o conhecimento da técnica necessária (experiência, tipo de nó a fazer, etc.), faz-me confusão se o nó entre nylon da linha mestra e o do chicote não ficará um trambolho, e ficando este no carreto depois vai ofereçer bastante resistência ao sair pelos passadores e também ao voar, assim que, não sei se a vantagem será assim tanta, além de que se começa, por exemplo, em 0.25 e termina em 0.50 vamos ter sempre uma parte que é um trambolho de nó entre 0.25 e 0.50 a voar e a oferecer mais resistência na aguagem. :hummm:

Por outro lado a linha mestra seria neste acaso algo parecido com um 0.25 no carreto talvez, e se por acaso se fisgar um bom exemplar em condições algo adversas o caso pode ser feio. Eu sei que em competição usam este sistema, mas a competição tem um outro objectivo.

Quanto ao spinning ou à pesca de barco, ai sem problemas, estou á vontade, a pesca é muito mais dinâmica, quer em spinning quer com o barco á rola, a pesca não fica tanto tempo imóvel, nem nada que se pareça, uso multifilar e um terminal em fluorcarbono. O nó que faço nem se dá por ele, é um Albright modificado, mas de uma forma que ainda não vi mais ninguém fazer. Fica muito maneirinho e até agora nunca me deixou ficar mal.
Já foi há muito tempo que o descobri na net mas andei uns bons dias á procura e a experimentar uns e outros e perdi completamente o rasto à página onde o encontrei. :huuum:

Cumprimentos. :fixe:
canudo
Mensagens: 629
Registado: sexta jun 26, 2009 10:35 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por canudo »

joaonumberone Escreveu:
canudo Escreveu:
ffgsoares Escreveu:Eu acho que essa que eu usei em tempos era da Cormoura, bobines de 5 chicotes 6 euros, penso que rea isso ! gostei desses acho que eram do melhor.

Boas pescarias :fixe:
Boas,
Esses da cormoura sao os que uso já faz tempo,acabam em 48 ,sao dos melhores que encontrei e por isso nao uso outros faz anos,á excepcao das bobines 0.309 onde uso esses da awa shima,mas só porque os maiores da cormoura começam no 0.28.Como sabemos nao se deve reduzir e os diametros de uniao devem de ser o mais aproximados que conseguirmos,de modo a fazer o nó de uniao o mais perfeito possivel... de referir que tem uma cor muito clara ao contrario dos restantes e comparando com os awa shima que mais parecem brancos,sao muito á frente,quer na cor e ainda mais na duraçao dos mesmos
Cumprimentos amigo
Canudo, por acaso não gostei por uma razão, para mim vincam muito não sei se foi impressão minha mas não gostei.
Agora uso os da Vega e acho-os do melhor, gosto mesmo e anda ali uma bobine já com muita pesca e lá está impecável, hás-de experimentar, custam 5,5€ 5 chicotes e há muitas medidas no inicio e acabam todos em 0,50 :fixe:
Boas,
O que é bom pra uns pode nao ser pra outros,no entanto qyuando dizes que vincam muito nao percebo,comigo nao acontece e é precisamente por isso que os adoro,começo por constatar isso quando faço o nó de uniao,nó de sangue e depois no nó de uniao á montagem ou ao destorcedor da chumbada,de todos o que experimentei e nao foram poucos,é precisamente o unico onde o fio desliza espectacularmente e faz um nó perfeitissimo,nao ficando logo com aquelas marcas naqueles ultimos dois cm.
Esta é a minha piniao e para mim nao quero outros,pena os maiores irem ´so ate´ao 0.28,suficiente mas prás bobines da dureza,0.309,nao gosto de reduzir e tambem nao gosto de tirar metros á baixada...
Fica bem
Canudo
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por chodadog »

Josy Escreveu: Chodadog, com o diametro mais fino no nylon além de conseguires maiores lançamentos, também deve ser menos arrastado pela aguagem e pelo vento.

Quanto á utilização do chicote eu tenho as minhas dúvidas, por não ter no surfcasting o conhecimento da técnica necessária (experiência, tipo de nó a fazer, etc.), faz-me confusão se o nó entre nylon da linha mestra e o do chicote não ficará um trambolho, e ficando este no carreto depois vai ofereçer bastante resistência ao sair pelos passadores e também ao voar, assim que, não sei se a vantagem será assim tanta, além de que se começa, por exemplo, em 0.25 e termina em 0.50 vamos ter sempre uma parte que é um trambolho de nó entre 0.25 e 0.50 a voar e a oferecer mais resistência na aguagem. :hummm:

Por outro lado a linha mestra seria neste acaso algo parecido com um 0.25 no carreto talvez, e se por acaso se fisgar um bom exemplar em condições algo adversas o caso pode ser feio. Eu sei que em competição usam este sistema, mas a competição tem um outro objectivo.
Boas Josy,

Eu uso chicote cónico que começa em 0.23mm e acaba em 0.47mm, ou seja uso o nó allbright para unir um 0.22mm ou 0.24mm com 0.23mm do chicote cónico (são linhas que começam com um diametro mais fino e acabam com um mais grosso para se poder efectuar o lançamento sem partir a linha), assim o nó fica pequeno e nunca senti resistência ao fazer o lançamento, só na recolha.
As linhas finas têm uma elasticidade maior, e é claro sempre temos que trabalhar melhor o peixe, mas não me parece que faça assim muita diferença. O maior problema é que se a areia tapar a chumbada ou esta e o anzol ficarem presos em alguma coisa é quase certo que fica lá tudo... :no:
Cumpts :fixe:
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por chodadog »

ffgsoares Escreveu:Ó Carvalho, vê lá o preço e em que medidas começam os chicotes, dá aí uma dicas sobre isso para fazer uma comparação com o que há por aqui.

Tenho de comprar e já agora ia mais á confiança.

Boas pescarias :fixe:
Boas Soares,
Passei hoje lá na loja e já não tinham, estão à espera de mais para a semana, mas ainda não sabem o preço. Entretanto encontrei uns da Vega 5x 0.23mm-0.50mm a €7,95, mas não comprei pois gostei mesmo dos cormoura e por isso vou esperar por eles. Quando chegarem aviso.
Cumpts :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por joaonumberone »

chodadog Escreveu:
ffgsoares Escreveu:Ó Carvalho, vê lá o preço e em que medidas começam os chicotes, dá aí uma dicas sobre isso para fazer uma comparação com o que há por aqui.

Tenho de comprar e já agora ia mais á confiança.

Boas pescarias :fixe:
Boas Soares,
Passei hoje lá na loja e já não tinham, estão à espera de mais para a semana, mas ainda não sabem o preço. Entretanto encontrei uns da Vega 5x 0.23mm-0.50mm a €7,95, mas não comprei pois gostei mesmo dos cormoura e por isso vou esperar por eles. Quando chegarem aviso.
Cumpts :fixe:
Aqui são a 6€ :hummm:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Awa-shima, qual?

Mensagem por Josy »

Boas,

Pois Chodadog, era precisamente isso que aconteçia no sábado com toda aquela revolução na areia a chumbada estava sempre a ficar enterrada e não me agrada nada a ideia de perder a montagem toda. No entanto qualquer dia vou experimentar com chicote.

Cumprimentos. :fixe:
Responder