as tecnicas do surcasting

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"as tecnicas do surcasting"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

as tecnicas do surcasting

Mensagem por CANIVETE »

Independentemente de haver ou não noutras ocasiões,tópicos relacionados com a parte mais técnica,noto que em relação á pesca embarcada está mais despovoada a área do surfcasting e a adesão ao sitio é preferencialmente surcasting,o meu desafio é pessoal da área vamos lá postar as áreas que julguem ser mais quentes do surfcasting,não me mandem :2dedos:


abraço



Manuel Matos
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: as tecnicas do surcasting

Mensagem por NelsonP »

Amigo Canivete eu não percebi o que pretende :hummm:
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: as tecnicas do surcasting

Mensagem por CANIVETE »

é simples Nelson,existe para pesca embarcada muita informação em relação ao surfcastig existe sim mas mais direcionada para os materiais e o resto?

abraço



Manuel Matos
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: as tecnicas do surcasting

Mensagem por NelsonP »

CANIVETE Escreveu:é simples Nelson,existe para pesca embarcada muita informação em relação ao surfcastig existe sim mas mais direcionada para os materiais e o resto?

abraço



Manuel Matos
Então e a que resto o amigo se refere?! Vamos lá embora :join: para a gente dar as nossas opiniões ?! Refere-se a quê ?
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: as tecnicas do surcasting

Mensagem por CANIVETE »

Ora bem,o surfcasting não é a minha onda, apenas estou a desafiar a malta que o pratica a fazer o que está a fazer o pessoal a embarcada :como fazem as montagens,que tipos de materiais usam, como fazer a leitura do local onde pretende pescar,de certeza que à uma infinidade de procedimentos a ter em causa para se ser um pescador com exito

Amigo Nelson será que á terçeira é de vez

abraço


Manuel Matos
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: as tecnicas do surcasting

Mensagem por Trophy_Master »

Ora então , aqui vamos
Montagens , uso montagens de 1 / 2 ou 3 anzois, sendo as que uso mais sao as de 2 anzois.
Montagens uso stoppers ( comecei a usar a pouco tempo e adoro) com as crossbeads, nao gosto de metais nas montagens, quanto menos metal tiver melhor. Gosto de montagens discretas, quando quero que nao sejam uso perolas, preferencialmente vermelhas, por vezes as verdes "luminosas"
Madres normalmente vao de 1,5 metros a 2 metros de comprimento
estralhos variam muito, depende do estado do mar tipo de peixe alvo ..
Sendo que uso mais dentro do 60 cm a 1 metro de comprimento.
Por exemplo se estiver a pescar apenas ao robalo uso montagem de 1 anzol com estralho de 1,5 / 2mts , depende do estado do mar, com anzol 3/0 a 5/0 .
Se for dourada uso estralhos superiores a 2 mts com fluorcarbono.
Anzois preferidos sao os chinu da sasame, mas uso outros tb, mas esses sao os que gosto mais.
linhas, nao gosto de usar linhas grossas, uso entre 0,22 a 0,28 mm
para madre uso 0,45 mm , nao gosto de usar menos por causa do lançamento..

Mar, agora isso é que é complicado de explicar.
Gosto de pescar onde o mar mexe,
Por norma pesco junto ao croeiro, ou depois ou em cima dele.


Mas acima de tudo, quero é pescar , ou seja pesco onde calhar , dependendo da disponibilidade, ou querer explorar outras coisas, vou aprendendo com os amigos e vou aprendendo com as experiencias.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: as tecnicas do surcasting

Mensagem por NelsonP »

CANIVETE Escreveu:Ora bem,o surfcasting não é a minha onda, apenas estou a desafiar a malta que o pratica a fazer o que está a fazer o pessoal a embarcada :como fazem as montagens,que tipos de materiais usam, como fazer a leitura do local onde pretende pescar,de certeza que à uma infinidade de procedimentos a ter em causa para se ser um pescador com exito

Amigo Nelson será que á terçeira é de vez

abraço


Manuel Matos
Amigo Canivete eu pressumia que seria mais ou menos isso que o amigo queria mas como não ficou explicito não quis arriscar :join: Noutros post´s ja trocamos opiniões sobre isto mas aqui vai a minha:
Leitura do local: Basicamente pesco apenas em 5/6 sitios diferente e pontualmente fujo a estes. A fuga deve-se ao estado do mar quando levanta um pouco. Procuro o mar uma pouco mais batido para o sargo ou robalo porque normalmente o mar é bastante calmo. Tirando esta excepção, dos 5/6 pesqueiros escolho na maior parte das vezes 2 deles. Por experiência, um muito bom na vazante e outro muito bom na enchente. O vento tambem poderá me fazer escolher o pesqueiro. Os materiais que uso: Conforme o pesqueiro escolho as canas e carretos a levar. Nestes 2 pesqueiros que pesco na maioria das vezes um é fundo arenoso pelo que opto por canas de 3 partes e carretos com fios entre o 0,25mm e o 0.30mm. Já o outro pesqueiro opto por levar as canas telecopicas e os carretos mais velhinhos com fios entre 0 0.30mm e o 0.40mm. Prende um bocado quando a mare corre mais e é muito provavel perder chicotes, montagens, etc... e é um pesqueiro onde devo pescar mais forte.
As montagens depende: Quando pesco á dourada utilizo 3 canas com apenas 1 anzol cada. 1 cana com uma urfe, uma cana com chumbada de correr e outra com uma montagem de um metro em fio 0.45mm com 1 destorcedor barril que engata no clip com manga preta á madre e depois coloco 1 stoper,1 crossbead e outro stoper. Na ponta meto um destorcedor onde esgata a chumbada de aste. As minhas chumbadas são todas de aste e variam entreas 110gr e as 150gr. Na montagem de correr faço assim : No chicote meto um destorcedor de clip onde vai engatar a chumbada (peça propria que não sei o nome) e depois coloco uma borrachinha batente e novo destorcedor de clip onde fica o estralho. Esta montagem fica sempre no carreto e é so passar nas argolas da cana (Só uso na cana telescopica porque esta montagem não entra nos passadores das canas de 3 partes). Os estralhos em fluorocarbono variam entre 1 metro e os 2,50 mts e uso o,22mm, 0,26mm na maioria das vezes. Anzois especificamentes para a dourada utilizo Sasame tipo Chino 1/0 ou Super X do mesmo tamanho mas tambem uso com caranguejo Barros samurai 3/0. Já tenho tipo capturas tambem com Sasame Wormer mas quando faço esta pesca especifica na arrisco este ultimo anzol. Quando vou apenas á pesca :join: uso quase sempre os sasame wormer N.2 para os anelídeos. Quando anda peixe na zona opto por montagem de 2 anzois com a foto em anexo, se bem que não é com as distâncias mencionadas. Para dar grande seca paro por aqui e já acrescento algo mais tarde ! :fixe:
Anexos
montagem.jpg
montagem.jpg (3.65 KiB) Visto 1032 vezes
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: as tecnicas do surcasting

Mensagem por joaonumberone »

Amigo Manel, tens de investir é numa caninha de surfcasting :hahaha:

Fora a competição, que é mundo que desconheço, julgo que não há assim grandes segredos, ou talvez existam eu é que não sei. :hummm:

O meu sistema é:
Estralhos - 1 anzol em cada uma de duas canas, porque quando bate um peixe, que eu saiba ninguém deixa lá a cana á espera que lá vá outro ao anzol que sobra.
Claro, ah e tal, iscos diferentes, por isso é que pesco com 2 canas.
Estralhos cerca de 2 metros, que vão reduzindo quando se justifica
Anzois - á volta do 2/0, mas não muito grandes, quase sempre chinu, marcas sasame e awa shima, mas isso não quer dizer nada claro.
Linhas carreto - 2 bobines com 0,25, 1 com 0,23 e outra com 0,20, é o que tenho.
Linhas estralho - quase sempre fluorcarbono á volta de 0,35 mais coisa menos coisa, em alternativa uso Amnesia 4.5kg (0,30 acho) e o 6,8 (será uns 0,35 talvez mais)
Linhas chicote - 0,40 mono ou chicotes 0,26 a 0,50 da Vega passe a publicidade são muito bons e medidas para mim as ideais.
Canas - 1 helion 4,5; 1 Potenza 4,5; e uma tubertini 4,2 para o verão, só a helion não é hibrida.
Montagem - do estralho directa ao chicote com stoppers ou urfe que gosto muito.
Chumbadas - torpedo 140/150 e piramides de 160, caseiras pelo que o peso é aproximado, além disso andam sempre umas de garras com 125 e 140, boas para certas condições.
Carretos - 2 super ultegra; 1 ultegra e tenho mais qualquer coisa que se for preciso desenrasca.

Pronto um gajo tem tanta coisa que sei lá.

O que entendo por surfcasting é pesca em praia basicamente em areia, noutros casos é de outra forma.

A forma de pescar é mais para o parado em termos de local, mas não goosto de lá ter o material muito tempo sem ver a isca e mudar os animais :hahaha: , lançamentos a tentar variar distancias com cada uma das canas, procurar os agueiros e lançar lá para o meio pelo menos uma cana e esperar por eles.

Cadeirinha para bater uma sorna. :join:

Não copiem porque o sistema não dá peixe :hahaha:
Responder