2º ida a truta e com um azar

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"2º ida a truta e com um azar"
na nova versão do site.

GuilhermeCravo
Mensagens: 62
Registado: terça fev 12, 2013 12:35 pm

2º ida a truta e com um azar

Mensagem por GuilhermeCravo »

Ora boas pessoal, como prometido fui a pesca hoje, mais umas horitas e levei um colega que tambem pesca, e é viciado na pesca à truta com medalha.
Hoje foi um dia para esqueçer, apesar de estar um dia espetacular, uma água limpissima, como nunca tinha visto no Alva, e uma corrente menos forte que a de Terça-Feira. aconteceram 2 azares, um mmuuiittoo pior que o outro.
Chegamos ao pesqueiro e toca de montar as montagens que tinha feito ontem, iscar a minhoca, e calibrar a boia, pedi ao meu colega para me ensinar a lançar com boia, feito isto, fiz o primeiro lançamento e nao foi para alem de 1 metro da margem lool... Fiz o segundo lançamento e saiu melhorzito. Entretanto ele montou a medalha na sua cana e la começou a lançar umas medalhas. Quando olhei para a minha boia, ja estava coladinha a margem, e toca de retira-la. Mais um lançamento e um pouco mais longe la deixei a cana e fui tambem montar a medalha na minha cana que uso para o spinning. Chega-se ele ope de mim, todo maluco a dizer que se ia descalçar e ia meter-se no dique e pescar para a levada, 2 metros abaixo, e eu, obviamente, chamei-lhe doido... com a corrente que o rio tava e a quantidade de algas que havia no dique, ele bastava la por o pé, e ia parar la abaixo. Ele lá tirou essa da ideia e foi pescar para a parte de baixo do rio (para a levada).
Tive com a boia cerca de 40 minutos, mas depois decidi tirar porque num espaço de poucos segundos a boia estava no sitio contrario para onde fiz o lançamento. Decidi arrumar a boia e começar a pescar a navalha.
Fui para o pé do meu colega, faço o primeiro lançamento, pimba... medalha presa, e eu a tentar puxa-la, tava a puxar com a cana ao alto e ele manda-me um berro e diz para eu nao fazer assim, para puxar o anzol com a cana direito, porque há menos probabilidade de a cana partir. E eu, novato nestas coisas, ouvi o que ele disse, porque pesca ja desde os 10 anos, e tem certamente mais experiencia que eu.
Perdi uma medalha, nao consegui soltar donde estava preso e toca de montar outra, faço um lançamento e derrepente oiço um estalo do caraças, parecia que tinha caido uma arvore ao meu lado, olho po lado e vejo o esperto do meu colega, em vez de ter uma cana na mao, tinha 2 metades... Partiu a cana....
Virou-se para mim, "tás a ver... nao podes puxar a cana como tavas a puxar, tens que puxar a direito... aqui está um bom exemplo do que pode acontecer" e pronto... um dia de pesca estragado para ele... cortou o fio, tirou o carreto, e meteu a cana no lixo.
Entretanto, ensinou-me a fazer os lançamentos como deve de ser, e fomos outravez para o sitio inicial, tinha menos corrente, teve-me la a ensinar a fazer os lançamentos. Entretanto, devolve-me a cana, e eu tal como ele tinha ensinado, mete na agua, tira da agua, mete na agua, tira da agua e até que ............... sinto um toque..... senti um calafria pelo corpo todo, todo entusiasmado, até o coraçao saltava, fiz o que nunca se deve fazer.... parar de puxar a medalha, apenas por milesimas de segundo.... mas foi o suficiente nunca mais senti nada.
Arruma-mos o material e fomos embora....

E pronto, mais umas horitas de pesca, mas estas a meu ver foram perdidas... o gajo partiu a cana, eu mais uma vez perdi uma medalha, e acho que nao atinei com as montagens das boias... É suposto a boia ser levada pela corrente?

Amanha, como tou de folga do curso, e sabado e domingo nao tenho nada marcado, quero ver se pelo menos 2 dias vou (até acabar com as poucas minhocas que tenho). Tou a pensar por uma cana ao fundo, e tentar atinar com a boia (com a vossa ajuda) e obviamente treinar as medalhas.
Vamos ver se o tempo nao me estraga os planos, esperemos que nao.

Desta vez nao tirei fotos, com os azares esqueci-me completamente de tirar fotos. Mas para a proxima tiro. (secalhar vou mudar de pesqueiro, experimentar outro)

É isto pessoal, grande abraço aqui do novato com 4 pescarias, viciado ja em pesca e nylon ehehhee.
Avatar do Utilizador
pintassilgo
Utilizador Regular
Mensagens: 2018
Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm

Re: 2º ida a truta e com um azar

Mensagem por pintassilgo »

trutas so vi na suiça e em ponte de lima mas na suiça e cada tarolo......fonix
Avatar do Utilizador
jorginho1
Mensagens: 73
Registado: sábado mar 16, 2013 9:15 pm

Re: 2º ida a truta e com um azar

Mensagem por jorginho1 »

Mais uma vez não saiu nada, mas para a próxima corre melhor. O pior de tudo, foi a cana partida.
Pela minha pouca experiência, para a bóia se aguentar na corrente, acho que tens de usar uma bóia mais pesada. Por exemplo, eu este fim de semana, aqui no Cávado, com a corrente que o rio levava e eu com uma bóia de 1,5 gr (foi a única que tinha levado), nem dava para quase nada, era lançar e tirar, lançar e tirar.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: 2º ida a truta e com um azar

Mensagem por jose elvas »

Boa noite Guilherme. Bem, isso anda mesmo embruxado! Mas á que persistir, a primeira a sair será sempre a mais difícil, daí em diante será sempre a dar-lhe... :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: 2º ida a truta e com um azar

Mensagem por NelsonP »

Viva companheiro a coisa não anda boas por aí mas não desistas :) Insiste que hás-de ser recompensado. Quando a dicas sobre esta pesca não te posso ajudar por desconhecimento de causa :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: 2º ida a truta e com um azar

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

A esperança é a última a morrer, que venha a próxima e atenção que acidentes estão sempre a acontecer.

Abraço.

Braga
Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

Re: 2º ida a truta e com um azar

Mensagem por Andrezio »

Eu na pesca ao achigã quando sinto a amostras presa e só com o solavanco da cana não sai o que costumo fazer e dar uma volta com a mão no fio e puxar.Por norma ou sai ou parte o fio.
E agora é continuar a insistir que elas vão ter que sair.

Boa sorte pas pescarias!!!
xxl
Mensagens: 138
Registado: sexta jan 20, 2012 7:28 am

Re: 2º ida a truta e com um azar

Mensagem por xxl »

com aguas muito limpidas a pesca é muito mais dificel tens que optar por sedas mais finas.Na boia tenta pescar sempre contra o sol não projectes a tua sombra na agua usa uma cana mais comprida e afasta-te o mais que poderes da agua a truta é super desconfiada,ao fundo mete um chumbinho longe do anzol +/- 60 cm e que seja o suficiente pa afundar o isco,eu medalha só uso em zonas de muita turbulência.Isto é o que eu faço mas tambem grado bastante :hahaha: :hahaha: .Este ano talvez não vá á truta :122: ,mas gosto dessa pesca. BOAS PESCAS.
Responder