Ignorancia....

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ignorancia...."
na nova versão do site.

GuilhermeCravo
Mensagens: 62
Registado: terça fev 12, 2013 12:35 pm

Ignorancia....

Mensagem por GuilhermeCravo »

Boas pessoal, epa desculpem a ignorancia, mas eu farto-me de procurar e o que encontro ainda me deixa mais confuso...
Se me poderem dizer assim de uma maneira muito basica para um gajo muito burro perceber agradecia-vos imenso...

Primeiro que tudo o que são estralhos ? ? :122:

agora... montagens tenho que ter para ir a pesca ao fundo na areia de uma praia ?
Tamanho do fio, anzois, pesos, distancias entre os anzois e os pesos, etc etc etc.
A cana se tudo correr bem no fim de semana da pascoa vou adquirir uma já jeitozinha numa casa de pesca da figueira, que 2 users aqui do forum frequentam, o senhor da casa de pesca aconselhou-me uma que la tem, disse que para me iniciar nada melhor que aquilo, 50 euritos e faço a festa. A marca nao sei, mas quando lá for digo.

se me poderem ajudar, e mais uma vez peço desculpa pela burrice e ignorancia.
ljm
Mensagens: 18
Registado: domingo fev 24, 2013 4:19 pm

Re: Ignorancia....

Mensagem por ljm »

estralhos são o fio do anzol. montagens e mais complicado explicar sem saber onde vais pescar...qual o tipo de mar e praia
GuilhermeCravo
Mensagens: 62
Registado: terça fev 12, 2013 12:35 pm

Re: Ignorancia....

Mensagem por GuilhermeCravo »

opa tens razao esqueci-me de dizer o local..

Figueira da foz, mais propriamente na Gala.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Ignorancia....

Mensagem por NelsonP »

Estralho como já foi dito é o fio que prende o anzol ! :join: Quanto a montagens com 2 eu não te aconselho. Se te vais iniciar convem ires por etapas... Pescas com um anzol com chumbo fixo ou de correr. Destro desses 2 sistemas podes ter várias formas de os montar com várias variantes mas não compliquemos.
Tamanhos de fio, anzois , gramagens de chumbo têm haver com condições do mar, o teu gosto, vento, etc... Eu, aqui no Algarve pesco de varias formas em que as linhas do estralho andam entre o 0.22mm e .26mm. Nos carretos uso linhas de 0.25mm, 0,28mm,0.30mm, 0.36mm depende das condições ateriormente faladas. Chumbadas uso entre 110gr a 150gr. O tamanho dos estralhos tambem nunca tenho um pre-definido. Para começar não precisas de inventar muito das linhas, anzois, chumbos... Vês como a malta pesca ai na zona e fazes igual. Depois tu proprio vais-te adaptando aos varios pesqueiros, varios mares, varios ventos...vais experimentando este isco, aquela linha e aquele anzol com estralho mais curto ou mais comprido e vais percebendo o que melhor se ajusta ao tempos que vais apanhar. E nunca é certo.....Quanto á cana ....cuidado. 50 euros para começar, vais a pesca 2 vezes e aquela já não serve e queres uma melhor.... E vais gastar dinheiro varias vezes e acabas por ter 3 canas e 3 carretos e nenhum deles é grande coisa porque nunca quiseste gastar um pouco mais em algo melhor!! Vê bem se essa cana de 50 euros não é precisamente aquela que o vendedor têm lá á anos e não a vende nem por nada :join: :join:
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: Ignorancia....

Mensagem por chodadog »

Boas,
Acho que não deves complicar muito agora de inicio. Na Figueira da Foz pelo percebi é zona de rochas, não? Portanto acho que deves por no carreto uma linha 0.40mm e pescar direto, um stopper em cima um crossbead ao meio e 2 stoppers em baixo, um destorcedor e colocar a chumbada. O comprimento estralho deve depender do estado do mar, quanto mais agitado mais curto (min. 50cm) e menos grosso que o 0.40mm da madre. Isto se for fundo de rocha. Também te podes aconselhar com o Sr. da loja ou aguardares que alguém da zona te responda aqui.
Isto é a minha opinião, é claro depois de começares começas a aperceber-te do que precisas.
Cumprimentos :fixe:
Carvalho
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Ignorancia....

Mensagem por ffgsoares »

Companheiro tens por aí informação com fartura, basta ires ao google e colocar montagens de surfcasting e aparecem muitas ipóteses que depois adaptas ao teu gosto.

Aqui vão algumas imagens de montagens de um ou dois anzóis, a coisa fuciona dentro disto com as devidas variantes que cada um mais gosta de usar.

Boas pescarias :fixe:
Anexos
montagemTiago.jpg
images2.jpg
images2.jpg (4.3 KiB) Visto 566 vezes
imagesCAG0XIO9.jpg
imagesCAG0XIO9.jpg (6.66 KiB) Visto 566 vezes
montagemp999.gif
Avatar do Utilizador
Abade
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Re: Ignorancia....

Mensagem por Abade »

Nada melhor que umas boas fotografias para esclarecer tudo, :fixe:
Penso que já foi tudo dito, quanto ás distâncias referidas anteriormente, penso na minha opinião que não são lei de modo a andares de fita métrica a medir, depois tens de adequar consoante a agitação do mar ao veres se tá a entrelaçar ou não.
Boas pescarias :fishcool:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Ignorancia....

Mensagem por joaonumberone »

fora isso tudo, se puderes ir com alguém mesmo pouco experiente aproveita.
Responder