Ida à truta - 19 Março

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ida à truta - 19 Março"
na nova versão do site.

GuilhermeCravo
Mensagens: 62
Registado: terça fev 12, 2013 12:35 pm

Ida à truta - 19 Março

Mensagem por GuilhermeCravo »

Ora boas pessoal, aqui estou eu para um mini relato da minha ida repentina a pesca à truta hoje. Era suposto ter ido tratar dos carros, aspirar e limpar por dentro, mas visto que me levantei e chovia que deus a dava, decidi pegar nas redes de pesca que o meu sogro me deu, e fazer uma para guardar os peixes quando vou a pesca (isto se chegar alguma vez a pescar algum...). Estava eu a fazer a rede e deu-me uma vontade subita de ir mandar umas medalhadas, entrei em casa e disse a maria "Depois do almoço vou a pesca" e la começa ela a refilar, mas pronto, às 14:30 arranco de casa, e as 14:50 chego ao primeiro pesqueiro, monto a cana, monto a medalha e siga de lançar umas medalhadas (pela primeira vez, nunca tinha feito este tipo de pesca, contando com esta, foi a 3 vez que fui a pesca lol...)
Passado uns 20 minutos de estar a lançar umas medalhas, sinto a linha presa, e pensei ... ja está preso, bem dito bem certo, primeira medalha no caraças.

Lá vou eu para o carro montar outra medalha. Quando comprei as medalhas que tenho nao percebia nada de spinning, comprei o mais barato que havia, e é tudo de cores claras, e pelo que vi aqui no forum, com o tempo chuvoso convem ser medalhas com uma cor mais escura, e por isso montei esta que era a unica que lá tinha.
Imagem

Passados mais uns 15/20 minutos, mais uma medalha no caraças e eu pensei "bem, nao levo peixe para casa e pelos vistos medalhas tambem nao", arranquei direito ao carro para ir a uma casa de pesca aqui na vila comprar mais umas medalhas.
Sai da casa de pesca e fui para outro pesqueiro, este nas secarias mas no mesmo rio (Rio alva), montar outravez a medalha e começa outravez a lançar, tive nisto até as 16:10 até que sinto uma picada. O coração aos pulos, começei logo a rebobinar o cerebro para me lembrar do que tinha lido aqui no forum, para ter calma quando se sente uma picada, posto isto, começei a puxar um bocado a linha, e deu um esticão para cima, e eu naquela "pronto... mais uma medalha" começei a enrolar o fio mas notei que estava mais pesado do que inicialmente, provavelmente seria um pau, mas nao ..... naão é que pesquei uma ameijoa ? LOOOL ... um dos 3 anzois ficou mesmo dentro da ameijoa ehehehe.
Imagem

Atirei de volta a ameijoa para a agua, e decidi tirar a medalha e por uma amostra, fiz 3 ou 4 lançamentos com a amostra, senti uma picada mas nada, vou a lançar, mas como sou parvo, esqueci-me de olhar para cima e la ficou uma amostra presa na arvore. Voltei a por a medalha, e peguei no carro fui para a outra margem do rio, isto tudo ja eram 16:50 fiz 3 lançamentos quando no ultimo perco outravez a medalha, passei-me da cabeça agarrei nas coisas e fui-me embora para casa.

Foi isto pessoal, desculpem o testamento.
- Agora tenho umas perguntinhas, eu ao lançar a medalha nao vai para alem dos 5 / 6 metros de distancia, nem a meio do rio chega, será que se puser uns pesos leves na linha (daqueles redondos, que é preciso o alicate para aperta-los) faço um lançamento com maior distancia ?

- Para pescar à truta, só se usa a tecnica de spinning, ou pode-se usar boia ou mesmo pesca ao fundo ? se sim, que montagens e material se usa?

Ficam aqui as fotos dos dois pesqueiros.

Primeiro pesqueiro - Rio Alva - Peneda da Talhada (Arganil)
Imagem

Segundo pesqueiro - Rio Alva - Secarias (Arganil)
Imagem
Imagem

Já na outra margem
Imagem
Imagem

Desculpem a qualidade das fotografias, mas foi tirado com o telemovel.
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Ida à truta - 19 Março

Mensagem por jose elvas »

Olá Guilherme, antes demais obrigado pelas lindas fotografias e bom relato :fixe: ! Passando ás tuas questões e duvidas, sim podes acrescentar uns chumbinhos ao longo do fio, até 1 metro da medalha no máximo, para aumentar a distância de lançamento, no entanto não uses chumbos demasiado pesados e tem o cuidado de os distribuir de forma uniforme e espaçada de forma a não atrapalhar o trabalhar da medalha. Apesar disso o ideal será adquirires umas fateixas que existem que têm um cilindrozinho de chumbo ao redor da haste da mesma pois aumentas o peso na mesma sem atrapalhar o trabalhar.
Para pescar á truta podes usar mais técnicas para além do Spinning, tens aquela que é, para mim, uma das técnicas de pesca mais fantásticas que existem que podes experimentar, atenção que é muito exigente e difícil de dominar, é o fly fishing, ou em Português pesca á pluma. Também á boia se podem pescar usando vermes como isco, no entanto tem em atenção que existem troços onde tal pratica é proibida, para além do facto de ser um pouco mal vista por muitas pessoas, no entanto se quiseres experimentar força. Ao fundo, bem ao fundo acho que não existe nenhuma técnica exclusiva para salmonidios, é questão de experimentares uma usada para outras espécies tendo o cuidado de a dimensionar para as trutas e, mais uma vez, vermes como isco.
Mais qualquer coisa, apita... :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Ida à truta - 19 Março

Mensagem por NelsonP »

:hahaha: :hahaha: Já me fizeste rir....bem podias ter trazido a arvore já que foi a unica a picar :hahaha: :hahaha: Assim compunhas o jardim :join: e a Maria já não stressava :hahaha: :hahaha: Obrigado pela partilha com belas fotos e humor á mistura :fixe:
Avatar do Utilizador
jorginho1
Mensagens: 73
Registado: sábado mar 16, 2013 9:15 pm

Re: Ida à truta - 19 Março

Mensagem por jorginho1 »

Uma dúvida, eu sei que nos troços considerados salmonideos não se pode pescar com larvas naturais (asticot, etc), a minhoca é permitida nestes troços ou não?? Eu tenho quase a certeza que sim mas é melhor tirar as dúvidas.
GuilhermeCravo
Mensagens: 62
Registado: terça fev 12, 2013 12:35 pm

Re: Ida à truta - 19 Março

Mensagem por GuilhermeCravo »

bom entao é assim, segundo o que me disse o dono da casa de pesca, o asticot foi proibido na pesca a truta, seja em braga, seja no algarve, o unico isco que podes usar para a truta é a minhoca. Podes usar asticot, mas desde que seja num pesqueiro que tenhas a certeza que nao aparece ninguem...
Mas como mais vale prevenir, o melhor é usares minhoca.

jose elvas, por acaso tenho aqui anzois de pluma lol, mas nao tenho é cana, e neste momento o proximo investimento será para uma cana de surfcasting. Mas muitissimo obrigado pela ajuda, vou experimentar a pesca com boia, so precisava era de umas dicas na relaçao da boia com os pesos e o numero do anzol neste caso para a truta.

NelsonP nem me digas nada, que a 20 metros da arvore vê-se perfeitamente a amostra.. ainda por cima é vermelha. O proximo a la ir pescar vai pensar "olha, um gajo deixou ali uma amostra..." e sabes o que mais me chateia ? é que o c**** do rio no verão está tao baixo que dá perfeitamente pa subir aquela arvore... enfim, antes a amostra que eu.

Grande abraço
Avatar do Utilizador
jorginho1
Mensagens: 73
Registado: sábado mar 16, 2013 9:15 pm

Re: Ida à truta - 19 Março

Mensagem por jorginho1 »

GuilhermeCravo Escreveu:enfim, antes a amostra que eu.
Sim, isso é verdade antes a amostra que o amigo. :hummm: :moca:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Ida à truta - 19 Março

Mensagem por jose elvas »

jorginho1 Escreveu:Uma dúvida, eu sei que nos troços considerados salmonideos não se pode pescar com larvas naturais (asticot, etc), a minhoca é permitida nestes troços ou não?? Eu tenho quase a certeza que sim mas é melhor tirar as dúvidas.
Como o amigo Guilherme já respondeu, pode-se usar a minhoca de terra (nalgumas concessões não) mas não os asticôts! As únicas situações onde se pode capturar trutas com asticôts são em lagos privados ou em aguas que não estejam classificadas como Salmonidias(e que por ventura as possam ter)... :fixe:
Avatar do Utilizador
jorginho1
Mensagens: 73
Registado: sábado mar 16, 2013 9:15 pm

Re: Ida à truta - 19 Março

Mensagem por jorginho1 »

Obrigado Guilherme e José.

Era o que eu pensava que o asticot se pode, mas só em águas não classificadas como salmonideas. A minha dúvida era mesmo a minhoca. :join:
Responder