nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"nó de união chicote com linha principal (surfcasting)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ricardopesc
Mensagens: 19
Registado: quarta nov 07, 2012 2:14 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por ricardopesc »

O local onde vou pescar pelas praias da Figueira (talvez mais na de Quiaios) ja lá estive a acompanhar uns colegas e quanto a rochas não vou ter esse problema.
Sei que era uma duvida meio parva visto muitos de vós pelo que vi pescarem com chicote, mas na minha maneira de ver tinha ideia que o nó afectasse o lançamento.
Vou então optar por fio 0.25 e chicote 0.40 para lançar chumbadas 140/150

Obrigado a todos pela ajuda :beer:
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por chodadog »

Eu recomendava pores um chicote cónico, pode ser mais caro, mas a união entre um 0.25 e um 0.40 pode ser um pouco complicado de fazer. Na ideal torrense têm o Vega Potenza Shock Leader 5x15 mt de 0.26-0.50mm por €6.
Cumpts
Carvalho
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por joaonumberone »

chodadog Escreveu:Eu recomendava pores um chicote cónico, pode ser mais caro, mas a união entre um 0.25 e um 0.40 pode ser um pouco complicado de fazer. Na ideal torrense têm o Vega Potenza Shock Leader 5x15 mt de 0.26-0.50mm por €6.
Cumpts
Carvalho
Estou a usar esse e gosto. :fixe:

Há maneira de fazer o nó entre o 0,25 e o 0,40 sem problemas.
Tenho uma bobine de 0,20 com 0,40 e ficou bem, mas quem não esteja habituado vai ter dificuldades é claro.
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por chodadog »

NelsonP Escreveu:Eu uso o nó da foto com chicote cónico e nunca tive problemas. Não sinto o nó no lançamento. Acredito que bem feito não o sentes. Só ao recolher. Com um 0,40mm a servir de chicote já não sei porque nunca experimentei. Usar um 0,35mm direto para puder lançar para mim não serve. É chumbo perdido. Aconselho a usares mesmo chicote, se possivel cónico. :fixe:
Boas Nelson,
Nao serve porque? Usas muito peso? Eu já usei 140gr e lanço na boa. Deve depender do fio que usas, eu uso ou o Trabucco ou o awa-shima, só não me lembro dos modelos...
Cumpts
Carvalho
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por ffgsoares »

Bem ó malta, quanto a mim e se pescarmos maioritáriamente em areal o chicote cónico é o mais adequado e se observarmos nem se torna oneroso em demasia, bobines de 5 chicotes cerca de 6 euros, bobines de 10 chicotes 12/14 euros variando de marca se durar cerca de uma época, um ano, até nem é caro face á qualidade que proporciona quer nos nós quer no fluir no lançamento, eu uso e nem gastei duas bobines de 10, em dois anos apróximadamente.
NelsonP Escreveu:
ffgsoares Escreveu:O nó que uso é o uni nó com cinco voltas, cada linha ata em redor da outra ajustas e puxas até os dois nós baterem um no outro, só uso chicotes cónicos mas, pode-se usar um bocado, 8/9 m de 0.40 mm.

Quanto a passagem do nó pelos passadores, nunca tive problemas, nas pescarias nocturnas ao recolher é bom sentimos o nó passar a ponteira.

Boas pescarias :fixe:
óh Soares mas se não sentires o nó a passar na ponteira uns segundo mais tarde sentes de certeza :hahaha: :hahaha: :hahaha: ...e de que maneira :hahaha: :hahaha:
Ó Nelson eu quando digo o sentir do nó a passar é só para ter a percepção da chegada da chumbada porque quando vem um escamudinho nem me lembro do nó, quero-o é cá fora :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Quanto ao 0,35 directo, eu também não consigo lançar 150 g, sem partir a linha, pelo menos as linhas que experimentei, quando não parte logo na primeira vez, depois de dois ou três lançamentos vai-se.

Um abraço :fixe:
bodyeclipse
Mensagens: 14
Registado: terça out 09, 2012 11:35 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por bodyeclipse »

Podes sempre optar por um nó cónico, é o que tenho usado e nunca tive problemas com ele.
http://www.youtube.com/watch?v=18rDy5GcAzE
Avatar do Utilizador
fabio fonseca
Mensagens: 285
Registado: quarta abr 14, 2010 10:55 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por fabio fonseca »

Boas os chicotes da awa shima sao melhores,ate pelo preço compensa....10 euros 10 de 15m! :join:
Avatar do Utilizador
ricardopesc
Mensagens: 19
Registado: quarta nov 07, 2012 2:14 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por ricardopesc »

Vou então seguir o vosso conselho e colocar um chicote conico. como vou mandar vir um material da pescatienda aproveito e mando vir também este 0,28-0.57

http://www.pescatiendaplus.com/pesca-de ... 0-UDS.html

Mais uma vez muito obrigado... graças a este forum e à ajuda de todos torna-se tudo muito mais fácil para quem quer iniciar :fishcool:
Responder