nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"nó de união chicote com linha principal (surfcasting)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ricardopesc
Mensagens: 19
Registado: quarta nov 07, 2012 2:14 pm

nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por ricardopesc »

Boas pessoal...

Tou pensar colocar fio 0.30 na linha principal e 15m de 0.40 ou 0.45 no chicote... mas tenho uma duvida que me intriga... depois ao lançar o nó não raspa nos passadores fazendo com que perca velocidade??
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por joaonumberone »

ricardopesc Escreveu:Boas pessoal...

Tou pensar colocar fio 0.30 na linha principal e 15m de 0.40 ou 0.45 no chicote... mas tenho uma duvida que me intriga... depois ao lançar o nó não raspa nos passadores fazendo com que perca velocidade??
Não, podes reduzir para 0,25/0,40 e assim penso que é mais equilibrado, ou então chicotes cónicos que ainda é melhor. :fixe:
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por chodadog »

Boas,
Tenho chicotes cónicos 0.23/0.47 mm em linha 0.22/0.24 em nunca senti atrito quando o nó passa pelos passadores. A linha depende do local onde pescas, se tiver muita rocha é melhor linhas mais grossas. Aqui no Algarve só pesco com 0.35mm quando vou para o molhe pois não preciso de atingir grandes distâncias e existem algumas rochas. Nos locais onde costumas pescar tem rocha? Se sim, se calhar é pores um 0.35mm e pescas directo, sem chicote.
Cumpts
Carvalho
Avatar do Utilizador
Abade
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por Abade »

Eu uso á maneira poupança, ou seja, em vez de usar chicote cónico que até fica caro uso uma linha 0.40mm assim mais barata que os chicotes cónicos, o nó que uso é o "blood knot", é claro que ao sair possa dar um toque em algum passador mas é algo que na prática nunca senti e nunca notei que fosse por causa disso que lançava mais perto ou mais longe.
Boas pescarias :fishcool:
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por Rider »

Há diversos nós para união de linhas.
Eu uso 3 tipos de nós. Depende do local, do tempo e paciencia para o fazer, da luz,etc...Todos eles muito bons. Nunca tive problemas com os nós. Não me recordo de alguma vez partir pelo nó, ou o nó deslizar.
Se, qualquer que seja o nó estiver bem feito, nem o notas na saida. Notas sim a entrar, o que dá algum jeito, principalmente á noite.
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por NelsonP »

Eu uso o nó da foto com chicote cónico e nunca tive problemas. Não sinto o nó no lançamento. Acredito que bem feito não o sentes. Só ao recolher. Com um 0,40mm a servir de chicote já não sei porque nunca experimentei. Usar um 0,35mm direto para puder lançar para mim não serve. É chumbo perdido. Aconselho a usares mesmo chicote, se possivel cónico. :fixe:
Anexos
No-sangue.jpg
No-sangue.jpg (11.58 KiB) Visto 582 vezes
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por ffgsoares »

O nó que uso é o uni nó com cinco voltas, cada linha ata em redor da outra ajustas e puxas até os dois nós baterem um no outro, só uso chicotes cónicos mas, pode-se usar um bocado, 8/9 m de 0.40 mm.

Quanto a passagem do nó pelos passadores, nunca tive problemas, nas pescarias nocturnas ao recolher é bom sentimos o nó passar a ponteira.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: nó de união chicote com linha principal (surfcasting)

Mensagem por NelsonP »

ffgsoares Escreveu:O nó que uso é o uni nó com cinco voltas, cada linha ata em redor da outra ajustas e puxas até os dois nós baterem um no outro, só uso chicotes cónicos mas, pode-se usar um bocado, 8/9 m de 0.40 mm.

Quanto a passagem do nó pelos passadores, nunca tive problemas, nas pescarias nocturnas ao recolher é bom sentimos o nó passar a ponteira.

Boas pescarias :fixe:
óh Soares mas se não sentires o nó a passar na ponteira uns segundo mais tarde sentes de certeza :hahaha: :hahaha: :hahaha: ...e de que maneira :hahaha: :hahaha:
Responder