tipos de ponteiras na pesca embarcada

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"tipos de ponteiras na pesca embarcada"
na nova versão do site.

jppinto
Mensagens: 134
Registado: sexta ago 31, 2012 9:16 pm

Re: tipos de ponteiras na pesca embarcada

Mensagem por jppinto »

Eu sou um daqueles que usa uma cana de ponteiras intermutáveis na pesca de barco aos diversos. Estive muitos anos sem pescar de barco, apenas o fiz quando era um adolescente e nessa altura as canas usadas eram canas pequenas, de 2 partes. Agora que retomei a pesca, quando fui fazer embarcada deparei-me com a utilização deste "novo" tipo de canas, com ponteiras muito finas, intermutáveis, de várias sensibilidades, pelo que adquiri também uma, que já usei umas 3 vezes. Comprei "apenas" de 2,8m mas já cheguei à conclusão que é pequena, deveria ser de 3,5m ou mais! A minha só trazia 2 ponteiras pelo que ainda não adquiri mais nenhuma. As 2 que tenho dobram um pouco quando lhes coloco 180g de chumbo. Tenho que comprar uma mais rija para testar.
Tenho uma cana de spinning (Shimano Vengeance 300AH) com acção 20-50g. Nunca fiz spinning mas comprei esta cana pois, quando faço surfcasting, gosto de estar com uma cana na mão, a testar novos pesqueiros, e esta cana permiti-me sentir melhor o peixe, e também pescar à chumbadinha, a partir de costa. A cana é muito leve e sensível que no outro dia lembrei-me de lhe pendurar 180g na ponteira a ver como ela se comportava, se dobrava muito ou ficava direitinha. Não lancei este peso pois isso seria a sua "morte"! Gostei de ver que a cana pouco dobrou a ponteira. Assim, estava a pensar experimentar, na próxima embarcada aos diversos, pescar com esta cana. É uma cana leve e ainda é maior do que a minha de barco, pois tem mais 20cms.
Já alguém experimentou pescar de barco com canas de spinning que possa partilha as vossas experiências?

Um abraço,

João Pinto
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: tipos de ponteiras na pesca embarcada

Mensagem por Josy »

Boas,
Caro Taliban, só agora vi...

Profundidade - depende onde está o peixe, nestas coisas quem não tiver uma sonda boa e a saiba interpretar/manusear.. enfim...quando se começar a distinguir o tipo de eco e relacioná-lo com a espécie a coisa começa a ficar afinada; :fixe:

Tipo de pesca á rola, barco fundeado só na pesca enfadonha de carretos electricos aos gorazes e similares; :(

Tipo de canas depende: Spinning, light jigging, jigging médio as de jigging pesado e as de popping são para outros mares e outras espécies, muito embora leve quase sempre uma não vá apareçer na sonda um peixão xxl, aconteçe;

Espécies Alvos - Predadores em geral, incluindo os robalos de jeito, enfim acima dos 2 kgs também douradas no tempo delas, até já lulas vieram que como se sabe é uma espécie muito predatória também;

Canas pousadas na embarcação - Sinceramente nem sei o que isso é, será aconselhável só para quem quiser pescar o fundo ou enrrolar a linha na do parceiro, nunca pousamos uma cana, mas também é de considerar que nunca fiz pesca embarcada do tipo aluguer de embarcação com mestre pode ser que seja usual ai por algum motivo :huuum:

Nunca parti nenhuma cana nem parte dela a não ser um passador que não se aguentou, mas não quer dizer que não aconteça mais por distracção que por outra coisa, é preciso muita atenção á regulação do Drag.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: tipos de ponteiras na pesca embarcada

Mensagem por Joao Rodrigues »

jppinto Escreveu:Eu sou um daqueles que usa uma cana de ponteiras intermutáveis na pesca de barco aos diversos. Estive muitos anos sem pescar de barco, apenas o fiz quando era um adolescente e nessa altura as canas usadas eram canas pequenas, de 2 partes. Agora que retomei a pesca, quando fui fazer embarcada deparei-me com a utilização deste "novo" tipo de canas, com ponteiras muito finas, intermutáveis, de várias sensibilidades, pelo que adquiri também uma, que já usei umas 3 vezes. Comprei "apenas" de 2,8m mas já cheguei à conclusão que é pequena, deveria ser de 3,5m ou mais! A minha só trazia 2 ponteiras pelo que ainda não adquiri mais nenhuma. As 2 que tenho dobram um pouco quando lhes coloco 180g de chumbo. Tenho que comprar uma mais rija para testar.
Tenho uma cana de spinning (Shimano Vengeance 300AH) com acção 20-50g. Nunca fiz spinning mas comprei esta cana pois, quando faço surfcasting, gosto de estar com uma cana na mão, a testar novos pesqueiros, e esta cana permiti-me sentir melhor o peixe, e também pescar à chumbadinha, a partir de costa. A cana é muito leve e sensível que no outro dia lembrei-me de lhe pendurar 180g na ponteira a ver como ela se comportava, se dobrava muito ou ficava direitinha. Não lancei este peso pois isso seria a sua "morte"! Gostei de ver que a cana pouco dobrou a ponteira. Assim, estava a pensar experimentar, na próxima embarcada aos diversos, pescar com esta cana. É uma cana leve e ainda é maior do que a minha de barco, pois tem mais 20cms.
Já alguém experimentou pescar de barco com canas de spinning que possa partilha as vossas experiências?

Um abraço,

João Pinto
Bom dia.
Existem ponteiras de outras marcas que dão para outras canas.
Por exemplo, as ponteiras da Vega Kripton, servem para a Banax Zicoor :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: tipos de ponteiras na pesca embarcada

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.
Josy Escreveu:Boas...
Continuo na mesma, :hummm: 90% da pesca que faço é no barco tenho mais 2 amigos, que pescam quase em toda parte do mundo, esses, um deles bom pescador o outro excelente ,aliás do mais excepcional que conheço e também nunca lhes vi uma cana dessas de ponteiras, como voçês lhe chamam nos barcos, e sei que nem as querem.
Normalmente levo umas 3 ou 4 canas consoante o tipo de pesca que provavelmente vou fazer e não tenho nenhuma cana dessas e também não quero ter, não me fazem falta nenhuma.
Adicionalmente não tenho (temos) nenhuma cana telescópica para pescar de barco.
Acho de certa forma um enigma, pois, sempre que visito uma casa de artigos de pesca, está lá alguém que partiu uma ponteira dessas denominadas canas, ou uma ponteira de cana telescópica que utilizou no barco ...porque será? :hummm:
Nunca cheguei a tirar isso a limpo porque sempre me pareçeu que isso faz parte de um certo ritual pescatório tradicional entranhado, algo estranho senão mesmo masoquista em que nunca estive muito interessado.
Provavelmente, será apenas ignorância nossa... nada demais, considerando que a ignorância é apenas a falta de conhecimento sobre algo é normalissimo. :fixe:
Cumprimentos.
Necessito de alguns esclarecimentos, caso seja possível, assim:

1- Qual a profundidade que pescam?
2- Quais os tipos de pesca que fazem?
3- Qual o tipo de cana que utilizam, tipo surfcasting, de bóia, ou outra e mas qual?
4- Quais são as espécies alvos?
5- Depois de iscados os anzóis e lançados para a água, as canas são pousadas nos suportes da embarcação?
6- Nunca partiu ponteira de cana nenhuma, nesse tipo de pesca ou noutro?

isto para poder dar uma resposta as dúvidas, mas para tal quero saber se estamos a falar dfa mesma coisa.

Abraço.

Braga
Depois destas questões a respostas foram:
Josy Escreveu:Boas,
Caro Taliban, só agora vi...

Profundidade - depende onde está o peixe, nestas coisas quem não tiver uma sonda boa e a saiba interpretar/manusear.. enfim...quando se começar a distinguir o tipo de eco e relacioná-lo com a espécie a coisa começa a ficar afinada; :fixe:

Tipo de pesca á rola, barco fundeado só na pesca enfadonha de carretos electricos aos gorazes e similares; :(

Tipo de canas depende: Spinning, light jigging, jigging médio as de jigging pesado e as de popping são para outros mares e outras espécies, muito embora leve quase sempre uma não vá apareçer na sonda um peixão xxl, aconteçe;

Espécies Alvos - Predadores em geral, incluindo os robalos de jeito, enfim acima dos 2 kgs também douradas no tempo delas, até já lulas vieram que como se sabe é uma espécie muito predatória também;

Canas pousadas na embarcação - Sinceramente nem sei o que isso é, será aconselhável só para quem quiser pescar o fundo ou enrrolar a linha na do parceiro, nunca pousamos uma cana, mas também é de considerar que nunca fiz pesca embarcada do tipo aluguer de embarcação com mestre pode ser que seja usual ai por algum motivo :huuum:

Nunca parti nenhuma cana nem parte dela a não ser um passador que não se aguentou, mas não quer dizer que não aconteça mais por distracção que por outra coisa, é preciso muita atenção á regulação do Drag.

Cumprimentos.
Pois pelo que depreendo do que está escrito, as vossas pescas, são a espécies alvos, perto da costa, a maior parte das vezes em águas pouco porfundas.

Agora vou responder às questões que coloquei:

1 - As pescas que faço por norma são entre os 40 e os 70 metros de profundidade e aos vários já pesquei sem carreto eléctrico a mais de 90 metros de profundidade. Todos os barcos maritimo-turísticos que frequentam tem sondas e são pessoas com vários anos de prática, mas podem existir pessoas que interpretem melhor que outras.

2 - O tipo de pesca que faço é a denominada aos vários e não a espécie alvos. O barco está fundeado e não anda à deriva.

3 - Para o tipo de pesca que pratico, pelo peixe variado que se captura e dada a profundidade onde se está a pescar, as canas e principalmente as suas ponteiras, tem um papel prepondorante para se poder perceber os toques e efectuar as ferragens. A vossa pesca como é específica e é a espécies alvos, até compreendo, por norma peixes de maior porte.

4 - As minhas espécies alvos são sargos, besugos, pargos, carapaus, fanecas, polvos, lulas, etc, etc, também muitos indesejávais. Pois os robalos, as douradas, os pargos, lulas e outros predadores e outros que se possa atirar talvez aos iscos vivos, ou outros, para além das amostras.

5 - Eu também mantenho sempre a cana na mão, excepto para situações pontuais. Conheço quem faça o tipo de pesca, que denomino de "pesca automática", anzóis iscados manda para a água e larga a cana no suporte, para mim isto não é pesca, são peixes a suicidar-se.

6 - Eu já parti ponteiras e espero continuar a partir, pois é sinal que estou vivo, porque acidentes/descuidos acontecem, mas também por má utilização.

Agora respondendo à citação que deu origem às perguntas, posso dizer o seguinte e sem querer mal interpretado, posso dizer o seguinte, vocês os três estão bem, as outras centenas, que pescam aos vários e fazem competição, estão todos errados, pois todos utilizam as canas com as tais ponteiras que partem, mas estamos a falar de tipos de pescas diferentes.

Porque partem estas ponteiras, por distração/descuido, má utilização, um mau acondicionamento, um lançamento mal efectuado, etc, etc, dado serem demasiado finas, em contrapartida as vossas canas de maior resistência, ponteiras com vários milimetros de diâmetro, para não dizer centimetros, aguentam muito mais algumas das situações anteriormente referidas.

Isto já vai longo, espero de algum modo ter ajudado e só se experimentando é que se consegue dizer efectivamente se as ponteiras e canas de pesca embarcada são más.

Abraço.

Braga
squadra
Mensagens: 15
Registado: quinta mar 02, 2006 11:42 am

Re: tipos de ponteiras na pesca embarcada

Mensagem por squadra »

Boa noite,

Pra mim é simples, qualquer fabricante de canas de pesca embarcada procura o melhor material e tentam fazer para os variados tipos de pesca embarcada, quer seja o tica-tica ou o big game, varias varas que se adquem as necessidades quer pescatorias, economicas, etc...de cada um. Se vamos pescar aos diversos com uma cana do big game ou vice versa???

Aquilo que sei é que os materiais quer carbonos, fibras, passadores, etc...sao cada vez mais leves e resistentes, quer seja no big game ou no tica-tica

Tenho uma vara que tem 4 pondeiras custou aproximadamente 70 euros e por agora estou satisfeito e satisfaz as minhas necessidades, se amanha precisar de carretos eléctricos, certamente nao vai servir pró mesma.

Bons ventos,

Filipe
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: tipos de ponteiras na pesca embarcada

Mensagem por Josy »

Boas,

São pescas diferentes.

Quando vamos aos robalos vamos aos robalos, quando vamos ás lulas vamos ás lulas, quando vamos ás douradas vamos ás douradas e quando vamos aos pargos vamos aos pargos.

O tipo de pesca não dá para fazer em barco fundeado os resultados seríam muito diferentes.

Quanto aos outros se estão errados ou certos não faço a minima ideia, como disse, nunca fiz pesca em maritimo -turistica, nem espero vir a fazer, nem de competição porque não gosto e o meu intuito na pesca não é esse.

Só sei que conheço bastantes profissionais com barcos detentores de licença de pesca á linha alguns dos quais pescam por vezes com cana e já nesses barcos vários tipos de cana mas, curiosamente nenhuma dessas de trocar ponteiras, nem canas telescópicas de barco, se é que isso existe.

Quanto ás capturas dos profissionais com os de competição nada a ver não tem nem comparação, mas também os primeiros pescam em mar que coheçem os outros pescam nas provas em lugares variados.
Os de competição promovem as canas para que as marcas vendam e talvez dê muito jeito quer ás marcas quer ás lojas venderem ponteiras e elementos que com frequência se partem.

Fica a dica aproveita quem quer, existe explicação lógica para tudo isto, mas a pesca é uma descoberta nunca vi ninguém na pesca dizer tudo o que sabe.

Além disso existem gostos e opiniões e cada um tem direito a ter a sua.

Cumprimentos. :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: tipos de ponteiras na pesca embarcada

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Mais uma vez me vou repetir, estamos a falar de pescas diferentes, pesca aos vários e pesca específica a uma espécie alvo.
Josy Escreveu:Boas,

São pescas diferentes.

Quando vamos aos robalos vamos aos robalos, quando vamos ás lulas vamos ás lulas, quando vamos ás douradas vamos ás douradas e quando vamos aos pargos vamos aos pargos.

O tipo de pesca não dá para fazer em barco fundeado os resultados seríam muito diferentes.

Quanto aos outros se estão errados ou certos não faço a minima ideia, como disse, nunca fiz pesca em maritimo -turistica, nem espero vir a fazer, nem de competição porque não gosto e o meu intuito na pesca não é esse.

Só sei que conheço bastantes profissionais com barcos detentores de licença de pesca á linha alguns dos quais pescam por vezes com cana e já nesses barcos vários tipos de cana mas, curiosamente nenhuma dessas de trocar ponteiras, nem canas telescópicas de barco, se é que isso existe.

Quanto ás capturas dos profissionais com os de competição nada a ver não tem nem comparação, mas também os primeiros pescam em mar que coheçem os outros pescam nas provas em lugares variados.
Os de competição promovem as canas para que as marcas vendam e talvez dê muito jeito quer ás marcas quer ás lojas venderem ponteiras e elementos que com frequência se partem.

Fica a dica aproveita quem quer, existe explicação lógica para tudo isto, mas a pesca é uma descoberta nunca vi ninguém na pesca dizer tudo o que sabe.

Além disso existem gostos e opiniões e cada um tem direito a ter a sua.

Cumprimentos. :fixe:
Já agora fica mais um gosto e uma opinião, faço pesca de competição em barco fundeado, porque gosto de conhecer outros mares e se não fosse a competição talvez não fosse fazer, por exemplo uma pesca a Vilamoura, como o fiz em competição, para além de conhecer e conviver com inúmeras pessoas, etc, etc, o meu intuito é dar o peixe quando vou para locais distantes donde resido e até mesmo quando pesco perto, nunca vendi um único peixe, como muitos fazem e até alguns que conheço.

O tema é ponteiras e gostava de saber se uma ponteira com dois milimetros de espessura é menos sensível, que uma que no mínimo tem o dobro do diâmetro e qual delas é que marca melhor o peixe.

Para terminar coloquei a negrito um parágrafo da citação, só para dizer que não tenho qualquer problema em dizer o pouco que seie que a palavra partilhar faz parte do meu vocabulário e quem já comigo pescou sabe bem disso.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: tipos de ponteiras na pesca embarcada

Mensagem por CANIVETE »

Penso estar este assunto encerrado,amigo Josy pelo que me é dado a perceber já anda nisto á muito tempo,não é tão ingenuo que não tenha conhecimento da abordagem feita ao site (tipos de ponteiras na pesca embarcada),felizmente tem o previlégio de ter o seu barquinho faz a pesca que quer, quando quer, onde quer.

abraço



Manuel Matos
Responder