Rotura no lançamento!

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Rotura no lançamento!"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Rotura no lançamento!

Mensagem por joaonumberone »

Panca Escreveu:
joaonumberone Escreveu:Isso tem mais variáveis que o orçamento de estado, força, altura velocidade do lançador, tamanho, peso, dureza da cana e mais umas 50.000 coisitas, só experimentando e não é sempre igual.
E tenho dito :pay: :pay: :join:
Não sejas mauzinho, só opinei. :oops:
Por acaso só uma vez é que vi um gajo a fazer esse tipo de lançamentos e muito bem feitos, aquilo até chegava á berlenga, a cana era uma fujika.
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Rotura no lançamento!

Mensagem por Trophy_Master »

Panca Escreveu:
joaonumberone Escreveu:Isso tem mais variáveis que o orçamento de estado, força, altura velocidade do lançador, tamanho, peso, dureza da cana e mais umas 50.000 coisitas, só experimentando e não é sempre igual.
E tenho dito :pay: :pay: :join:
E muito bem dito :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Rotura no lançamento!

Mensagem por ffgsoares »

Bem,.. não consigo ver o pdf mas conheço o lançamento, estou como o João, isso tem milhentas de variaveis, depois as varas que usamos nas nossas pescas, nem sempre temos possibilidades financeiras para adquirir varas com as caracteristicas ideais para grandes lançamentos.

Normalmente vemos esses lançamentos em torneios e a seco, porque depois também em acção de pesca a situação muda um bocado, as chumbadas têm de obdecer ao estado do mar naquela altura, as iscadas diminuem a velocidade, logo, a distância, um rol de pequenas coisas que nos obriga a lançar bem menos.

Isto para dizer que, mesmo nos lançamentos a que estamos abituados, (eu próprio, lateral ou por cima da cabeça) por vezes damos cada prego que até chateia, há mil e uma condicionantes, mas dá gosto ver esses lançamentos aquilo parece que voa :join:

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Rotura no lançamento!

Mensagem por jose elvas »

ffgsoares Escreveu:
Isto para dizer que, mesmo nos lançamentos a que estamos abituados, (eu próprio, lateral ou por cima da cabeça) por vezes damos cada prego que até chateia, há mil e uma condicionantes, mas dá gosto ver esses lançamentos aquilo parece que voa :join:

Boas pescarias :fixe:
E então as chicotadas nos dedos que um gajo não leva de vez em quando quando falha um lançamento?!?!?!? :grrr2:
Avatar do Utilizador
ClaudioP
Mensagens: 81
Registado: domingo fev 24, 2013 4:47 pm

Re: Rotura no lançamento!

Mensagem por ClaudioP »

Pois, as roturas do lançamento, muitas vezes, só para iniciar têm logo uma primeira variavel a ter em atençã: Se deixarmos, numa cana de 4mts por exemplo, a chumbada a 1.5 +- de distancia à ponteira, atendendo à rigidez da cana e peso do chumbo+isco, sabemos que é esse comprimento de linha que absorve a violencia do lançamento e define o ponto de ruptura de linha. Mas nunca se deve deixar muito mais distancia ou corre-se o risco de levar com o chumbo na carola ou arrancar o chapeu com o anzol, como já vi alguns camaradas a fazer ao meu lado tentando lançar mais longe que eu sem perguntar como se pode fazer isso sem asneiras. Mas é como sempre digo, temos que nos adaptar ao nosso equipamento e descobrir o seu próprio equilibrio entre cana/linha/peso a lançar.

:fishcool:
Avatar do Utilizador
carekapt
Mensagens: 856
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Re: Rotura no lançamento!

Mensagem por carekapt »

ClaudioP Escreveu:Pois, as roturas do lançamento, muitas vezes, só para iniciar têm logo uma primeira variavel a ter em atençã: Se deixarmos, numa cana de 4mts por exemplo, a chumbada a 1.5 +- de distancia à ponteira, atendendo à rigidez da cana e peso do chumbo+isco, sabemos que é esse comprimento de linha que absorve a violencia do lançamento e define o ponto de ruptura de linha. Mas nunca se deve deixar muito mais distancia ou corre-se o risco de levar com o chumbo na carola ou arrancar o chapeu com o anzol, como já vi alguns camaradas a fazer ao meu lado tentando lançar mais longe que eu sem perguntar como se pode fazer isso sem asneiras. Mas é como sempre digo, temos que nos adaptar ao nosso equipamento e descobrir o seu próprio equilibrio entre cana/linha/peso a lançar.

:fishcool:
Uma boa chamada de atenção, penso que não exista nenhuma formula em que se introduza as variáveis: comprimento da cana, peso da chumbada + isco e espessura da linha que nos diga qual a distancia 'óptima' para a chumbada ficar da ponteira da cana...é tudo na base do feeling e das condições na altura! (penso eu de que...)
Avatar do Utilizador
Abade
Mensagens: 1123
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Re: Rotura no lançamento!

Mensagem por Abade »

Realmente essa variável da distância entre a ponteira e o chumbo para mim á que me faz mais dúvidas, eu bem que me tento guiar pelo felling mas nem sempre é o melhor, :hahaha: , basta mudar a forma da chumbeira parece que altera logo se deixar-mos a mesma distância, e então de cana para cana nem vale a pena falar é uma diferença enorme.
Boas pescarias, :fishcool:
Avatar do Utilizador
carekapt
Mensagens: 856
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Re: Rotura no lançamento!

Mensagem por carekapt »

Eu prefiro sempre deixar a mais do que a menos...se for a menos e a coisa correr mal, a maior parte das vezes passa perto das nossas cabeças! :119:
Responder