Safio ou Eiró?

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Safio ou Eiró?"
na nova versão do site.

japar
Mensagens: 76
Registado: quarta dez 19, 2012 10:45 pm

Re: Safio ou Eiró?

Mensagem por japar »

Sem duvida, concordo que temos de ser pedagógicos e sobretudo não criticar apenas por criticar. Contudo tenho visto «grandes pescarias» com um ou dois peixes com medida, postadas em fotos aqui no fórum e com o pessoal a dar os parabéns pelas capturas.

Mas o que interessa é mesmo que a malta se divirta e vá apanhando uns peixes...com medida! :)
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Safio ou Eiró?

Mensagem por miguel30 »

Por acaso até concordo com o japar... Peixe tinha 58cm felizmente, mesmo assim podia claramente ter crescido. Só o trouxe porque o senhor disse q era eiró e daquele tamanho ja era bom mas estava enganado. Obrigado pelas informaçoes, agr já sei as diferenças. Abraços
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Safio ou Eiró?

Mensagem por jose elvas »

Penso que nestes casos a melhor coisa a fazer é mesmo, existem duvidas? Fica na água! Sem nenhuma critica ao companheiro miguel30... :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Safio ou Eiró?

Mensagem por ffgsoares »

Ó malta boa, quantos de nós já tiramos samirros e que por "N" situações não foram devolvidos como deviam ser, há sempre situações em que não se cumprem escrupulosamente as regras (não estou a dizer para não se cumprirem), são situações pontuais em que o pescador lúdico pode ter duvida na espécie, ou não reparou bem no peixe que capturou, sei lá...

Conto-vos aqui uma situação passada comigo à umas pescas atrás, eu pesco sempre com anzóis grandes, ou médios/grandes, logo, parece assim á primeira vista que os minorcas não ficam no anzol, mas para nosso espanto até ficam, parece que se ajeitaram para meter o anzol na boca, ora quando vamos tirar o bixo ele fica com a boca toda partida, quase tudo desencaixado mas, mandamos o bixo á água já meio morto e tal,... eu estava a pescar e ao recolher sinto algum peso extra, recolho devagar e quando a coisa chega era uma montagem perdida com chumbada e dois anzóis bem pequenos e num deles vinha um robalo pouco maior que uma sardinha, o bixo coitado esteve preso tanto tempo que em redor da boca tinha uma ferida provocada pelo rodar do mar e, estava mais morto que vivo, lá o soltei e até disse ao João este gajo já não se safa, e lá andei a tentar que ele se endireitasse na água mas, quando o largava ele ficava de lado e nem reagia, fiz alguma tentativas mas deu sempre o mesmo até que o larguei mesmo e ele ia morto coitado, foi dar de comer a outros.

O que quero dizer é que desde que não andemos a capturar sistemáticamente peixes fora da medida, penso que um ou outro por vezes acaba no saco por vários factores, agora devemos é ter a consciencia de que peixe fora da medida deve ser devolvido, por vezes quando perdemos uma montagem já na água ou no lançamento sabemos lá se um peixe lá vai e acaba por morrer agarrado a essa montagem.

Penso que não podemos ser fundamentalistas em nada porque nem todas as situações são regra, há sempre uma excepção e aí temos de analizar essa excepção até a perceber perfeitamente.

Os peixes fora da medida devem ser devolvidos, pensemos nisso, somos pescadores lúdicos.

Mas também sabemos quem destrói toneladas de peixes e outras espécies marinhas em arrastos para recolher só os espécimes que procuram, esses sim violam regras mas pior que isso desiquilibram e arrasam a vida marinha em nome de quê ?

Boas pescarias com responsabilidade :fixe:
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Safio ou Eiró?

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Sim amigo japar, tem razão. Muitas vezes o "olhometro" é a medida mais utilizada pelos pescadores do que a régua... mas também o "olhometro" é utilizado por nós para avaliar fotos dessas mesmas pescarias :D ...

Aqui no fórum existem vários tipos de pescadores, desde competição, a lúdicos e muitos iniciantes. Tenho a certeza porém, que o exemplo e a atitude de pescadores mais experientes, tem sido uma boa influencia para todos nós, medidas legais do pescado incluido.

Poderá haver peixes apanhados fora de medida, sim, de certeza. Mas se por um lado damos os "parabéns pela pescaria" também esses mesmos pescadores dão o exemplo e cumprem a lei, fazendo com que quem lê os seus relatos reflicta sobre o assunto, podendo desse modo mudar os seus comportamentos, através dos bons exemplos dos outros.

E sim, o que conta é a malta divertir-se, mesmo apanhando "grades" fora de medida :D

Abraço
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Safio ou Eiró?

Mensagem por miguel30 »

Por acaso tinha a medida legal mas entendo a posição de todos. E todos têm razão , as medidas são para ser cumpridas, apesar de por vezes acontecer o indesejado ou um engano. Não fiquei ofendido elvas, ate acho que tens razão "em caso de dúvida... água". Cabe á geração da velha guarda educar os mais novos e cabe a TODOS respeitar o NOSSO mar. Abraços
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Safio ou Eiró?

Mensagem por ffgsoares »

É isso mesmo Miguel :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Safio ou Eiró?

Mensagem por jose elvas »

miguel30 Escreveu:Por acaso tinha a medida legal mas entendo a posição de todos. E todos têm razão , as medidas são para ser cumpridas, apesar de por vezes acontecer o indesejado ou um engano. Não fiquei ofendido elvas, ate acho que tens razão "em caso de dúvida... água". Cabe á geração da velha guarda educar os mais novos e cabe a TODOS respeitar o NOSSO mar. Abraços

É mesmo esse o espirito! Grande abraço... :fixe:
Responder