Se não há chumbo usamos zinco ou pedras

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Se não há chumbo usamos zinco ou pedras"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
gainadan
Mensagens: 19
Registado: quarta fev 06, 2013 6:48 pm

Re: Se não há chumbo usamos zinco ou pedras

Mensagem por gainadan »

Da para fazer em casa também. Usa-se fogo maior e leva um bocadinho mais tempo. Derrota e emana menos vapores tóxicos. E assim que fez o que se vê na foto. Se não, num sítio fora, ou churrasco, mete-se uma lata de salchichas ou vários, com um lado arranjado para esvaziar na forma, diretamente no fogo. Se o metal e limpo sai tudo. Se não, vai dar restos que ficam na lata. As minhas formas são feitas de mogno. Pode experimentar com outra madeira também, ou geso, ate da para por em formas de barro, ou terra batida, papel grosso enrolado, etc. Uma forma simples são as colheres ou ate formas dentro de batatas. Mas já prefiro pedras. E simplíssimo.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Se não há chumbo usamos zinco ou pedras

Mensagem por ffgsoares »

O zinco derrete-se bem em casa também, claro que necessita de mais calor, cerca de 420 graus, mas, como o chumbo, basta uma lata e toca a andar, com a vantagem de não libertar gases nocivos.

No entanto não sei se é fácil encontrar nos sucateiros e a que preços, nunca me dediquei a essa pesquisa.

De observar que é mais leve que o ferro e muito mais leve que o chumbo,(zinco, 7.140 kg/dcm3, ferro 7.874 kg/dcm3, chumbo 11.340 kg/dcm3) portanto irá aumentar o volume ás "zincadas".

Para a prática do surfcasting é limitado, porque em pesos da ordem de 150/160/170 g o volume conta.

Já agora, as pedras para um rock fishing, isso sim, bem preparadas acho que funcionam na perfeição.

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
ntavares
Mensagens: 53
Registado: sexta mar 01, 2013 12:31 pm

Re: Se não há chumbo usamos zinco ou pedras

Mensagem por ntavares »

Boas
Este tópico é muito interessante pelo facto de as chumbadas serem o material que mais se perde :grrr: em varios tipos de pesca :fishcool: .
No meu caso,como não pesco em praias utilizo 50% das vezes pedras como chumbadas,mas tambem utilizo ferro de construção em vara.
Em relação ao ferro o melhor é ter um amigo :beer: que trabalhe na construção civil e nos vá dando aquelas pontas pequenas que abundam pelos estaleiros(vara de 16 ou 20mm).
Outra opção é comprarmos o ferro,vou dar um exemplo:
Uma vara de ferro de 20mm tem 12m de comprimento,pesa 29,6kg e custa 30€ aprox.
Fazendo contas uma vara dá:
240 chumbadas com 5cm pesando 122,5g,ficando a unidade a custar 12,5 centimos
200 " 6cm " 147g " 15 centimos
171 " 7cm " 171,5g " 17,5 centimos
150 " 8cm " 196g " 20 centimos
Atenção que temos de acrescentar ao preço os discos necessarios para o corte :grrr: .
No que toca a amarrar as chumbadas eu faço um laço de apertar e devido as estrias que o ferro tem é suficiente, mas podemos furar :grrr: ou então soldar um arco na ponta do ferro.
Quando tenho ferro não quero outra coisa,mas é a minha opinião,por isso partilhei :tecla: .
Comprimentos e boas pescarias :beer:
Nelson
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Se não há chumbo usamos zinco ou pedras

Mensagem por NelsonP »

....ou seja....é necessario ter sempre uma rebarbadora. Se quiserem Ferro, rebarbadoras, berbequins ou discos eu posso ajudar :join: :join:
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Se não há chumbo usamos zinco ou pedras

Mensagem por Trophy_Master »

Já vais meter esse material a venda nos classificados :join: :join:

Este tópico está muito interessantes
varias alternativas ao chumbo :fixe: :fixe:
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Se não há chumbo usamos zinco ou pedras

Mensagem por levi simao »

essa do ferro é muito usada pela malta aqui no algarve
:fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Se não há chumbo usamos zinco ou pedras

Mensagem por ffgsoares »

Ó Nelson já estás a ver se fazes negócio heim :hahaha: :hahaha: :hahaha:

:fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Se não há chumbo usamos zinco ou pedras

Mensagem por joaonumberone »

ntavares Escreveu:Boas
Este tópico é muito interessante pelo facto de as chumbadas serem o material que mais se perde :grrr: em varios tipos de pesca :fishcool: .
No meu caso,como não pesco em praias utilizo 50% das vezes pedras como chumbadas,mas tambem utilizo ferro de construção em vara.
Em relação ao ferro o melhor é ter um amigo :beer: que trabalhe na construção civil e nos vá dando aquelas pontas pequenas que abundam pelos estaleiros(vara de 16 ou 20mm).
Outra opção é comprarmos o ferro,vou dar um exemplo:
Uma vara de ferro de 20mm tem 12m de comprimento,pesa 29,6kg e custa 30€ aprox.
Fazendo contas uma vara dá:
240 chumbadas com 5cm pesando 122,5g,ficando a unidade a custar 12,5 centimos
200 " 6cm " 147g " 15 centimos
171 " 7cm " 171,5g " 17,5 centimos
150 " 8cm " 196g " 20 centimos
Atenção que temos de acrescentar ao preço os discos necessarios para o corte :grrr: .
No que toca a amarrar as chumbadas eu faço um laço de apertar e devido as estrias que o ferro tem é suficiente, mas podemos furar :grrr: ou então soldar um arco na ponta do ferro.
Quando tenho ferro não quero outra coisa,mas é a minha opinião,por isso partilhei :tecla: .
Comprimentos e boas pescarias :beer:
Nelson
Podes meter uma foto com algo para termos uma ideia do tamanho versus peso?
Responder