1ºAchigã

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"1ºAchigã"
na nova versão do site.

Andrezio
Mensagens: 235
Registado: terça dez 04, 2012 10:39 pm

1ºAchigã

Mensagem por Andrezio »

Boas ontem la fui eu mais um colega pa barragem pensando eu que seria outro chibo, uma vez que desde que começou o frio nunca mais apanhei achigã(já tinha ido mais 3/4 vezes ao achigã este inverno).
Chegados ao pesqueiro por volta das 11:00h toca a levar o material do achigã, cana ecarreto e da Decathlon que embora fraca nunca me deixou mal e ja apanhou peixe com 2,5 kg.Começamos no pesqueiro e vamos para o lado esquerdo e começo com um jerkbait, uma vez que a agua estava clara e tinha lido que no inverno e aguas claras o jerkbait dava resultados caso os achigas estivessem mais activos.Mas cedo tivemos que mudar de pesqueiro, pois como o nivel das aguas subiu e ainda bem da margem ate 1 m para dentro da agua era só mato e com uma amostras de fateixas era mais lançamento menos lançamento perder a amostra.Vamos para o outro lado do pesqueiro faço uma montagem drop-shot que após 2 lançamentos perdi tudo(amostras, anzol e chumbo).Continuei a percorrer esse pesqueiro e pensando para mim, hoje é um dia perdido nunca tirei nada aqui.
Faço uma montagem Texas e começo a pescar muito lentamente, a dar toques com a cana para cima ou a arrastar o chumbo pelo chão quando de repente sinto uma prisão.Pensei para mim la vai ficar isto preso numa esteva, mas soltou-se e sinto de novo uma prisão e de novo pensei isto tá cheio de estevas, quando de repente começo a sentir a cana a tremer e pensei já não apanho chibato, toca a puxar o peixe mais rapidamente possivel.Sim eu no achigão nunca tento cansar o peixe, não sei se faço bem se mal, mas o achigão é conhecido por dar saltos, alguns saltam 20 cm para fora da agua e por isso quanto mais tempo tiverem dentro da agua acho que maiores são as possibilidades de o perder.Em 30 segundo meto o peixe fora de águae pronto 1º achigã deste ano e deste inverno e um belo peixe com cerca de 35 cm e para ai 800 gramas.Que foi devolvido.Eu por norma trago o peixe para casa, mas só peixe com mais de 25 cm e respeito o defeso, mas este pensei não o hei de ir comer e só assim ele desova.
A partir da 13.30 começei na 2º pescaria às carpas que faço, mas ainda sou muito fraco.Pesquei ao fundo com molas de engodo, mas por falta de experienica fiz maus lançamento e para perto o peixe nesta altura deve andar mais longe.Mas antes de arrumar a trouxa experimentei e para a proxima vez acho que já vou fazer melhor.A minha ideia é é por uma boia de correr a mola de engodo e um destorcedor com um estralho.Assim quando lançar a boia sobe à superficie e dá para lançar mais engodo de inicio com uma fisga para o pé da boia e fazer a engodagem inicial.para lançar para o mesmo sitio e lanaçr sempre na mesma direcção recolher a linha até ficar esticada e por um nó de correr logo quando sai a linha do acrreto.Assim uma pessoa quando lançar a 2º vez recolhe a linha até ver o nó de correr e deve estar no mesmo sitio.
Já agora o engodo pode ficar tipo massa de pão ou tem que ficar mais duro?
O engodo que utilizei foi:farinha de trigo, farinha de milho, semea de milho,pão ralado, milho ervilhaca, agua da fervura da ervilhaca para deitar cheiro e como isco milho.
A amostra que capturou o achiga foi uma minhoca verde com12 cm e um chumbo de 12g.
Eu tenho fotos mas não sei por se alguem souber explicar eu meto.
Anexos
peixe1.jpg
peixe 2.jpg
peixe 3.jpg
peixe 4.jpg
peixe 5.jpg
Última edição por Panca em terça fev 19, 2013 11:30 am, editado 1 vez no total.
Razão: Colocar fotos no site
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: 1ºAchigã

Mensagem por Panca »

Boas Andresito belo relato amigo e parabéns :fixe:

Obrigado pela partilha e olha tens mp. :join:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: 1ºAchigã

Mensagem por NelsonP »

Parabens e obrigado pela partilha :fixe:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: 1ºAchigã

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Parabéns pela captura do 1º. de muitos achigãs, obrigado pelo relato e partilha.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: 1ºAchigã

Mensagem por Panca »

As fotos realmente se tivermos atentos mostram tudo, reparem na felicidade com que o nosso companheiro esta :fixe:

Mais uma vez obrigado pela partilha :let:
Avatar do Utilizador
joaosousa
Utilizador Regular
Mensagens: 2204
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: 1ºAchigã

Mensagem por joaosousa »

Parabéns pela captura!
Avatar do Utilizador
fabio fonseca
Mensagens: 285
Registado: quarta abr 14, 2010 10:55 pm

Re: 1ºAchigã

Mensagem por fabio fonseca »

Parabéns pela captura...e obrigado pela partilha!!! :fixe:

Abraço
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: 1ºAchigã

Mensagem por jose elvas »

Parabéns Andrezio, que seja o primeiro de muitos... =D>
Responder