Chumbo

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbo"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Chumbo

Mensagem por fdp »

Boas pessoal !
miguel30 Escreveu:O bairro arenes é aquele junto das oficinas depois do estádio do torreense perto do aqueduto?
Nem mais !
Paras ali numa «tasca» e perguntas !
miguel30 Escreveu: Ainda temos de combinar uma pescaria ai por esses lados
miguel30 Escreveu: fiquei especialmente interessado na boia ali na ericeira
Nem mais !
Quando for mar de bóia , logo se combina !
jose elvas Escreveu:Um fim de semana destes em que eu tenha um tempo livre vou fazer aqui um tutorial de como se fabrica uma alternativa válida e significativamente mais barata...
Agora fiquei curioso camarada JOSÉ !
Boas ideias são sempre bem vindas !
Fico (ficamos) a aguardar !
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbo

Mensagem por ffgsoares »

Voltando á questão poluição, acho que já foi debatido este tema noutros tópicos, mas, nunca é demais tentar encontrar uma alternativa ao chumbo.

Eu penso que para determinadas pescas, rock fishing de vária ordem, ligeiro, médio e mais pesadote, talvez se consiga conciliar a coisa,(peso,volume e formato) uns seixos ecolhidos para encontrar o formato mais adequado e de pesos que sirvam o intento, nestas pescas onde conseguimos a sua prática com pesos relativamente baixos, 40/50/60/80 e por vezes 100 g.

Já quanto ao surfcasting, em praia (areal) tenho alguma apreenção, e porquê, é verdade que podemos pescar perto mas, sempre ou quase sempre precisamos pescar longe, ora,... aí é que entram em campo todos os factores, peso volume e formato da chumbada, porque o mar assim exige, temos a rebentação, temos a corrente, aqui pela costa oeste o mar tem sempre a sua força.

Falo por mim, pesco desde a ericeira até á Foz do Arelho, raramente na praia uso menos de 150 g, por vezes tem de se ir mais além 160/170g, e por vezes a pesca corre um pouco a norte ou a sul, é aí que acho dificil encontrar algo que me permita lançamentos longos e que se fixe onde pretendo, uma chumbada em forma de gota ou torpedo, tem cerca de 24 mm de diâmetro máx, e cerca de 70 mm de comprimento, sendo que o formato de gota sabem com é começa por 6/7 mm, alarga até 24 mm e termina quase em bico, onde encontrar algo que seja tão ágil no ar, pequeno e pesado que se fixe onde quero, sem que a acção do mar reboque tudo cá para fora.

Muitas vezes temos de recorrer ás pirâmides (eu uso de 170 g) porque nada se segura.

Como vamos colocar lá um seixo desse peso com um volume bem maior, penso que não se consegue, além de que a acção do mar vai tratar dele num instante, mas vale a pena tentar encontrar algo que seja menos poluente, à que tentar, vou fazer uma busca a alguns seixos, medir e pesar para tirar uma conclusão, depois coloco aqui.

Já agora vejam as chumbadas que uso frequentemente, as esferas no surfcasting só uso a maior (cerca de 145 g) em situções expecíficas.

Boas pescarias :fixe:
Anexos
SAM_0641_stock.JPG
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Chumbo

Mensagem por jose elvas »

Amigo ffgsoares, é um facto que ainda não existe um substituo de chumbo que nos garanta todas as qualidades que o mesmo nos garante, aliás, mesmo por o chumbo ser tão versátil e adequado é que a gente o usa! Infelizmente tal como tudo na vida existe o reverso da medalha que no caso do chumbo é a poluição. Todos estes meios alternativos que aqui se discutem serão sempre e apenas uma forma de minimizarmos essa nossa dependência do chumbo, pois até eu que uso muito estas chumbadas de seixos que aqui referi continuo a usar o chumbo com frequência. :fixe:

PS-Para a pesca no areal existe igualmente uma solução, aqui há uns anos atrás quando comecei a fabricar estas chumbadas de seixos reparei que em sitios com muita corrente, principalmente Tejo e Guadiana, o seixo como seria de esperar começava a rolar pelo fundo levando-me a montagem rio abaixo! Então comecei a fazer experiência, desde chumbadas feitas com quadrados de xisto (que prende muito mais no fundo que um seixo redondo) até "brincadeiras" com uma rebarbadora, acabei por achar a melhor solução fazendo 2 furos na parte de baixo do seixo e atando lá arames a toda a volta em forma de gancho! Funciona que é uma beleza :hahaha:


Imagem

(imaginem isto mas numa pedra) :D
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbo

Mensagem por ffgsoares »

Concordo contigo ó José, é pena não haver uma rocha que seja densa o suficiente para atingir um pouco mais de peso sem aumentar muito o volume, mas é como digo, á que experimentar alternativas para não poluirmos tanto.

A questão dos arames que falas, como a foto da chumbada de arames (que eu não uso mas que estou a pensar fazer :join: ), vou tentar, além de encontrar seixos com formato adequado, tentar furar fino e abrir uns escariados na lateral para colocar arames com as pérolas quase daquele formato, não é impossível mas vai ser difícil, uma broca fininha de diamante furar de lado a lado, talvez se consiga :join:

Boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Chumbo

Mensagem por Trophy_Master »

~Por acaso nunca usei dessas chumbadas tb, mas ando a pensar em começar a experimentar , parecem uma boa soluçao para quando a corrente esta forte
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Chumbo

Mensagem por miguel30 »

Em relação ás chumbadas de gancho cuidado q o estralho se for mto perto da baixada enrola-se tudo nos arames e missangas. Em relacão ás pedras especialmente no rockfishing acho uma solucao razoavel tanto a nivel financeiro como poluição. Boas pescarias pessoal
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Chumbo

Mensagem por joaonumberone »

miguel30 Escreveu:Em relação ás chumbadas de gancho cuidado q o estralho se for mto perto da baixada enrola-se tudo nos arames e missangas. Em relacão ás pedras especialmente no rockfishing acho uma solucao razoavel tanto a nivel financeiro como poluição. Boas pescarias pessoal
Eu tenho essas chumbadas de "garras" e se forem bem usadas NÃO enrolam.
Para usar bem step-by-step:

1.Lançar uma pirâmide e se o mar correr muito e depressa substituir por estas
2.No lançamento ter muita atençaõ para que não prenda na areia nem vá já enrolada
3.Na recolha ter cuidado e ir puxando gradualmente para os arames darem a volta, se for á bruta pode partir no chicote
4.Verificar se o mar continua na mesma, se não mudar para pirâmides ou algo que aguente
5.Enquanto o mar correr bem o estralho NUNCA enrola porque está sempre esticado

- Não se esqueçam que quanto mais o mar corre menos o estralho enrola, o estralho enrola quando o mar enrola e não quando ele corre. :pay:

Fica portanto a minha (pouca) experiência, só as uso quando não dá para usar as pirâmides ou torpedos, portanto em situações extremas. :fixe:
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: Chumbo

Mensagem por CANIVETE »

Olá Jorge tudo bem
Em principio se o tempo deixar lá estaremos dia 16



abraço


Manuel Matos
Responder