Chumbo

Truques, dicas, ideias, faça você mesmo...
Partilhe as suas ideias, para outros poderem fazer, porque ninguém nasce ensinado.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbo"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
andre_05
Mensagens: 623
Registado: domingo ago 14, 2011 5:52 pm

Re: Chumbo

Mensagem por andre_05 »

Pelo perigo que constitui para nos e para a natureza mais vale ir a um sucateiro se bem que nao conheco nenhum que venda isso.
Na zona de aveiro ou agueda por estes lados alguem conhece algum?
Avatar do Utilizador
joseafonso
Mensagens: 524
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Chumbo

Mensagem por joseafonso »

Muitos e bons conselhos foram aqui dados, sobre o manuseamento do chumbo.
Nunca é demais salientar que a segurança é o mais importante.
Fazer chumbadas é muito perigoso. Nunca esquecer, que CHUMBO QUENTE e ÁGUA, são altamente incompatíveis.
NUNCA, mas mesmo NUNCA, meter chumbo derretido, numa forma molhada ou que tenha alguma humidade. (ter muita atenção aos moldes feitos com gesso ou barro, porque se não estiverem bem secos, têm sempre alguma humidade.
Os vapores libertados pelo chumbo e dependendo da sua origem, são altamente tóxicos e são potencialmente cancerígenos. Uma máscara com filtro para gases orgânicos, é imprescindível, mas as queimaduras que o chumbo pode provocar, são muito perigosas também.
Os tubos de chumbo que são retirados das casas velhas, por vezes ficam com alguma humidade nas curvas. Atenção ao colocá-los em chumbo derretido.
Ab
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Chumbo

Mensagem por NelsonP »

joseafonso Escreveu:Muitos e bons conselhos foram aqui dados, sobre o manuseamento do chumbo.
Nunca é demais salientar que a segurança é o mais importante.
Fazer chumbadas é muito perigoso. Nunca esquecer, que CHUMBO QUENTE e ÁGUA, são altamente incompatíveis.
NUNCA, mas mesmo NUNCA, meter chumbo derretido, numa forma molhada ou que tenha alguma humidade. (ter muita atenção aos moldes feitos com gesso ou barro, porque se não estiverem bem secos, têm sempre alguma humidade.
Os vapores libertados pelo chumbo e dependendo da sua origem, são altamente tóxicos e são potencialmente cancerígenos. Uma máscara com filtro para gases orgânicos, é imprescindível, mas as queimaduras que o chumbo pode provocar, são muito perigosas também.
Os tubos de chumbo que são retirados das casas velhas, por vezes ficam com alguma humidade nas curvas. Atenção ao colocá-los em chumbo derretido.Ab

Excelente intervenção =D> =D> =D> Até agora era um perfeito ignorante sobre esta materia e até já tinha tido umas ideia que agora já não as vou por em prática. =D> :fixe: Obrigado por este esclarecimento
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: Chumbo

Mensagem por joaonumberone »

Desde que se cumpram as regras de segurança já ditas pode fazer-se sem perigo de maior.
O meu chumbo fica uma semana a "escorrer" num balde, e pelo menos quando vai para a panela vai bem sequinho.
Avatar do Utilizador
fdp
Mensagens: 1382
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Re: Chumbo

Mensagem por fdp »

Boas pessoal !
Tenho que fazer aqui uma correcção !
Depois de ter postado comecei a fazer contas e cheguei a conclusão que o valor que apresentei
não podia estar correcto (penso ter lido algures , falei de memória) !
Fui pesquisar «sucateiros» , e vi que estava enganado porque na altura li mal !
O preço 2.700euros/ton. será o do latão , enquanto que a retoma de baterias usadas se situa
nos 500euros/ton. !
A todos vós as minhas desculpas pelo engano !
Tenho o «AZAR» de trabalhar numa fundição , como tal o chumbo que vem misturado com as outras
sucatas chega-me perfeitamente para pescar todo o ano , tanto mais que quando chegam as águas
«mansas» de Primavera/Verão , vou «brincar» à bóia !
canudo Escreveu:Se quiserem saber quanto vale uma tonelada de baterias ligam para uma entidade credenciada na reciclagem das mesmas ,qhe lhas comprará na hora ,digo isto pois os valores aqui falados do valor das mesmas em bruto estao muiiiito longe dos aqui referenciados.
Cumprimentos a todos e sem qualquer tipo de ironias em especial ao nosso companheiro fDP,que nos obriga a todos a por a mao na consciencia
Tens toda a razão camarada CANUDO no que diz respeito aos valores por mim apresentados !
Quanto a mim não houve aqui qualquer ironia , mas sim um debate saudável acerca de um assunto que
diz respeito a todos nós e acerca do qual todos teremos algo a aprender!
Nem sequer pretendo «por a mão na consciência» seja de quem for , porque gosto de partir do
princípio que todos os frequentadores do SDP são pessoas responsáveis , que sabem o que lhes convêm
e que estão plenamente conscientes de que todos os erros cometidos no «presente» lhes trarão consequências no «futuro» !
Mais cedo ou mais tarde nos encontraremos nalgum pesqueiro !
FIQUEM TODOS BEM !! :fixe: :fixe: :fixe:
canudo
Mensagens: 629
Registado: sexta jun 26, 2009 10:35 pm

Re: Chumbo

Mensagem por canudo »

fdp Escreveu:Boas pessoal !
Tenho que fazer aqui uma correcção !
Depois de ter postado comecei a fazer contas e cheguei a conclusão que o valor que apresentei
não podia estar correcto (penso ter lido algures , falei de memória) !
Fui pesquisar «sucateiros» , e vi que estava enganado porque na altura li mal !
O preço 2.700euros/ton. será o do latão , enquanto que a retoma de baterias usadas se situa
nos 500euros/ton. !
A todos vós as minhas desculpas pelo engano !
Tenho o «AZAR» de trabalhar numa fundição , como tal o chumbo que vem misturado com as outras
sucatas chega-me perfeitamente para pescar todo o ano , tanto mais que quando chegam as águas
«mansas» de Primavera/Verão , vou «brincar» à bóia !
canudo Escreveu:Se quiserem saber quanto vale uma tonelada de baterias ligam para uma entidade credenciada na reciclagem das mesmas ,qhe lhas comprará na hora ,digo isto pois os valores aqui falados do valor das mesmas em bruto estao muiiiito longe dos aqui referenciados.
Cumprimentos a todos e sem qualquer tipo de ironias em especial ao nosso companheiro fDP,que nos obriga a todos a por a mao na consciencia
Tens toda a razão camarada CANUDO no que diz respeito aos valores por mim apresentados !
Quanto a mim não houve aqui qualquer ironia , mas sim um debate saudável acerca de um assunto que
diz respeito a todos nós e acerca do qual todos teremos algo a aprender!
Nem sequer pretendo «por a mão na consciência» seja de quem for , porque gosto de partir do
princípio que todos os frequentadores do SDP são pessoas responsáveis , que sabem o que lhes convêm
e que estão plenamente conscientes de que todos os erros cometidos no «presente» lhes trarão consequências no «futuro» !
Mais cedo ou mais tarde nos encontraremos nalgum pesqueiro !
FIQUEM TODOS BEM !! :fixe: :fixe: :fixe:
Boas,
Tudo na boa companheiro,quando as pessoas sao de foa fé entendem-se perfeitamente,e é por isso que gosto deste"nosso" cantinho,as pessoas que por aqui conheci virtualmente e depois pessoalmente demonstraram-me isso mesmo :fixe:
Cumprimentos e boas pescarias
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Chumbo

Mensagem por jose elvas »

canudo Escreveu:
Tudo na boa companheiro,quando as pessoas sao de foa fé entendem-se perfeitamente,e é por isso que gosto deste"nosso" cantinho,as pessoas que por aqui conheci virtualmente e depois pessoalmente demonstraram-me isso mesmo :fixe:
Cumprimentos e boas pescarias

É este o espirito que se deseja, discussão sim, mas sempre com respeito e educação, como este tópico é excelente exemplo... =D>
miguel30
Mensagens: 125
Registado: terça jul 17, 2012 5:18 pm

Re: Chumbo

Mensagem por miguel30 »

Sem dúvida uma bela discussao onde eu e muitos aprendemos certamente. Talvez o melhor seja esquecer as baterias e ir aos sucateiros e empreiteiros. jjgsoares sou de lisboa mas tenho familia em torres vedras (por acaso até vou la amanha). Vou enviar MP para combinarmos. Já agora uma pergunta que pode ser mto burra ou nao... Porque se usa chumbo e nao outro material menos nocivo? eu nao conheço muito de densidades e metais etc. será que se usa por basicamente ser o mais pesado? Abraços
Responder