Multifilamento em carreto antigo

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Multifilamento em carreto antigo"
na nova versão do site.

Abel_Sousa
Registado: domingo mai 13, 2012 3:21 pm

Multifilamento em carreto antigo

Mensagem por Abel_Sousa »

Boas
Neste momento e infelizmente, ainda por mais algum tempo, só posso pescar com 2 carretos bastante antigos:
1 Sofi K1 e outro que pelo aspecto ainda mais antigo, não sei a marca dele, só sei que o corpo dele é redondo e a bobine é larga.
A que questão é a seguinte:
Será que posso aplicar multifilamento nestes carrectos?
Já li em alguns sitios que os carretos tinham de estar preparados para o multifilamento,e estes tem mais de 20 anos...
A pesca que irei praticar com eles sera mais o surfcasting e talvez o corrico, mas também não sei se seram indicados para isso.
Outra questão é saber se para fazer surfcasting é mesmo melhor o uso de multifilamento ou um mono serve bem?
Se realmente der e for melhor aplicar o multifilamento, que marca hiede comprar, espessura, comprimento de fio?
Não posso gastar muito dinheiro. Gostava de algo em conta visto a qualidade e o preço para me começar a adaptar.
Neste momento no sófi tenho um 0.35 da sofix e faço uma baixada com 0.40.
Agradeço a atenção dispensada.
Com os melhores cumprimentos
Abel
jose elvas
Utilizador Regular
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Multifilamento em carreto antigo

Mensagem por jose elvas »

Tecnicamente qualquer carreto dará para pescar com multifilamento, no entanto existem dois pormenores a ter em atenção:
1º- Convém a bobine do mesmo ser estriada para criar atrito pois o multifilamento, fruto das suas propriedades, pode "rodar" numa bobine lisa, um truque para evitar isto é por uma tirinha de fita cola de dupla face na bobine para agarrar as primeiras espirais do fio inpedindo-o assim de girar.
2º-O Rodizio da asa do cesto convém ser em material apropriado e resistente pois se for feita em materiais muito macios o multifilamento, com o tempo, começará a fazer pequenos cortes no mesmo.

PS-Pela mesma razão do 2º ponto aconselho sempre o uso de luvas aquando do lançamento com multifilamentos pois no caso de uma "chicotada" facilmente se pode fazer um corte num dedo! Não esquecer igualmente que os passadores da cana tem igualmente que ser em material resistente e apropriado senão após pouco tempo estarão todos traçados... :fixe:
CANIVETE
Utilizador Regular
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Mensagem por CANIVETE »

A malta do surfcasting vai dar uma ajuda

abraço

Manuel Matos
Abel_Sousa
Registado: domingo mai 13, 2012 3:21 pm

Mensagem por Abel_Sousa »

Boas
Espero que sim!
Tanto o sofi como o outro carreto nao tem a bobine estriada, mas como nao estava a pensar enchelos todos com multifilamento, se fizer um pre enchimento com uma linha qualquer esse problema ñao ficaria resolvido?
jose elvas
Utilizador Regular
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Mensagem por jose elvas »

Abel_Sousa Escreveu:Boas
Espero que sim!
Tanto o sofi como o outro carreto nao tem a bobine estriada, mas como nao estava a pensar enchelos todos com multifilamento, se fizer um pre enchimento com uma linha qualquer esse problema ñao ficaria resolvido?

Sim, dá! mas ter sempre em atenção que os diâmetros de ambas as linhas devem ser semelhantes caso contrários o multi pode prender nas laçados do mono. Por exemplo, se queres pescar com um multi de 0,25mm o mono deverá estar situado no intervalo entre os 0,23mm e os 0,28mm! Ter especial atenção igualmente aos nós de ligação usados para que o multi não trace o mono... :fixe:
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro Abel, a dada altura da tua questão dizes que, se o surfcasting é mesmo melhor o multifilamento ou um mono serve bem, que eu saiba pode-se usar qualquer deles mas, o surfcasting é maioritáriamente feito com mono, há, isso sim, malta que gosta mais do multifilamento, na minha modesta opinião e por tudo o que leio e vejo no surfcasting usa-se mono.

Já agora uma dica, terás de observar se o rolete da asa roda bem e se é feito do material adequado ao multifilamento, pois se não rodar e se não fôr em titânio (penso que é isso) a linha irá cortá-lo, quanto aos passadores terás também esse dilema.

Tem atenção ao sofi, eu tenho um, já não pesco com ele mas lembro-me que um dos problemas dele era precisamente esse, o rolete muitas vezes não rodava, como não usa rolamento não é lá muito eficaz, talvez adaptando outro modelo de asa com rolete maior e que tenha rolamento, tudo tem solução :join:

Boas pescarias :fixe:
NelsonP
Utilizador Regular
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Mensagem por NelsonP »

Não tenho nada a acrescentar ao que ja foi dito. Eu uso Mono sempre :fixe:
fabio fonseca
Registado: quarta abr 14, 2010 10:55 pm

Mensagem por fabio fonseca »

Boas Abel...como o pessoal disse e bem,o mono é mais adequado ao surfcasting...para alem que o multi é dispendioso,mais valia comprar um carreto :hahaha: ...no sofi seria perder dinheiro ao colocar la o multi,o carreto não esta preparado e o multi quem usa,usa para conseguir longitude nos lançamentos,e no carreto Sofi não fará diferença pois ele não esta desenhado para o surfcasting(puro) é mais para pesca de fundo,onde o lançamento não é preciso ser tão longe..por ex: pontões...mas é um optimo carreto!

Abraço
Responder