Aquilo que eu faço

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Aquilo que eu faço"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Aquilo que eu faço

Mensagem por Antero Braz da Silva »

Agradeço que comentem e faremos deste texto um debate de ideias.

Quando se vai à pesca de barco-

Quando vamos à pesca de barco com amigos, há sempre uma tendência enorme para começar a preparar o material muito cedo.
Eu não recomendo que se faça isso. A calma, para a pesca, é um estado de espírito fundamental para obter bons resultados.
Temos muito tempo para preparar o nosso material! Ou seja, ele já está preparado de ante-mão. O carreto pode estar já fixo na cana, o fio passado pelos passadores e uma argola na ponta do fio com uma pérola de protecção e o detorcedor já preso na linha. Tudo isto estará no nosso saco de canas. Se a cana for em dois ou três elementos, a linha é fixa com umas rodelas de elástico aos elementos da cana, e será muito rápido colocar o conjunto em acção de pesca.
Para os aparelhos há umas rodelas de espuma rigida, tipo corpo de roldana, onde o aparelho vai todo enroladinho nessa rodela, fixo nas duas extremidades com alfinetes de prender documentos de papel em placardes de corticite.
Quando o enrolamento do aparelho é feito com cuidado, devemos colocar uma etiqueta com alguma coisa escrita, que nos faça recordar as caracterrísticas do aparelho, tal como fios, medidas e anzois. Isso pode estar guardado numa pequenas saquetas ou caixas estanques, com um pouco de farinha de milho ou trigo, que absorvr humidade, para os anzois não enferrujagrem (talco dá cheiro).
Para colocar o aparelho na linha da cana, retiramos a primeira argola da rodela de espuma e prendemos no colchete da linha principal, deixamos desenrolar o aparelho, porque sabemos que os anzois devem estar cravados de fora para dentro da roldela, e quando cheganos à última argola do aparelho, colocamos a chumbada que está no nosso bolso.
Com esta acção ficamos com o equipamento em acção de pesca em cerca de um minuto. Quem está ao nosso lado e não conhece este procedimento fica logo com os “olhos em bico” e nós impomos o respeito pela competência.
Há que treinar em casa!!!

Agora as iscas:
Na nossa mala térmica deve estar tudo preparado. As iscas devem ir todas preparadas (descascadas excepto o camarão) e em caixas de fácil acesso. Uma boa sugestão é a utilização de uma caixa tipo aperitivos que tem vários compartimentos. Um pequeno grampo de fixação que permita por intermédio de rosca rápida fixar a nossa cixa de iscas em local acessível e que não ande aos trambulhões é meio caminho andado para um bom resultado.
Nos dias em que o peixe anda a mamar e ripa as iscas, devemos travar as iscadas com um pequeno pedaço de camarão no final (em cima da farpa do anzol), ou então usar uma linha elática para ajudar a prender mais as iscadas. Se quisermos fazer algo mais técnico e levarmos cazulo, o cazulo deverá ir para a linha por cima do anzol e isso só se consegue com uma agulha de iscar. Eu raramente uso isso, mas em locais de pouco peixe, dará resultados positivos.

Equipamento suplementar:
Quando existe algém na família que tem habilidade para a costura, eu faço a sugestão de que umas luvas de tecido fino e um pouco elástico sejam preparadas deixando metade do pulgar, do indicador e do médio descobertos, em ambas as mãos. Isso permite uma rapidez enorme a iscar e a pegar no peixe capturado para desenfarpar. ImagemÉ que quando está peixe no fundo, não convém perder tempo. Um avental tipo cozinha, com um bolso para o desenfarpador permite que tudo esteja à mão e ainda podemos pendurar à cintura o pano para limpar as mãos ou apenas os dedos.

Agora a acção de pesca:
Eu sempre gostei de ir movimentando a cana com movimentos lentos e suaves para incitar o peixe a picar. Se o mar estiver alto, isso não é necessário porque os movimentos do barco fazem o trabalho por nós.
Há que ter a noção que às vezes é preciso ir mudando alguma coisa para percebermos o que o peixe está a querer nesse dia. Ou trocar a ordem das iscas, ou alterar o aparelho para baixadas mais curtas ou mais compridas, deixar a linha em tensão ou deixar fazer alguma barriga, largar logo junto ao barco ou projectar o lançamento alguns metros para frente, enrolar o carreto algumas voltas e depois desenrolar para perceber se o peixe está a picar no fundo ou um pouco mais acima.
Devemos inventar, mas usando sempre a inteligência e permitindo divagações do pensamento por todas as hipóteses que façan sentido e tenham lógica.


Antero Braz da Silva
Avatar do Utilizador
Rider
Utilizador Regular
Mensagens: 3331
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Re: Aquilo que eu faço

Mensagem por Rider »

Resumindo, aqui está o necessário para um dia de pesca. Muito bom.
Obrigado pela partilha.

No entanto tenho um problema, relativamente a isto:
[quote]O carreto pode estar já fixo na cana, o fio passado pelos passadores e uma argola na ponta do fio com uma pérola de protecção e o detorcedor já preso na linha. Tudo isto estará no nosso saco de canas. Se a cana for em dois ou três elementos, a linha é fixa com umas rodelas de elástico aos elementos da cana, e será muito rápido colocar o conjunto em acção de pesca.[/quote

O tubo que tenho de transporte da cana, não permite que o carreto já vá montado na cana. Só é possivel montar tudo no local.
Os mais experientes utilizam algum truque para situações identicas.
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Aquilo que eu faço

Mensagem por Joao Rodrigues »

Bom dia.
Mais um excelente texto ao qual me identifico plenamente.
A unica diferença é que não levo a cana já montada e pronta a pescar.
Dá-me imenso prazer em o fazer no barco..........
Assim que é feita poitada, aqueles 4 ou 5 minutos de calma, preparando a cana e o carreto....passar a linha pelos passadores e até por o destorcedor........para mim, valem ouro!
(é neste momento que tomo consciencia que vou ter um dia bem passado e a fazer aquilo que gosto)
Depois......já está tudo dito.......

Só um aparte:

Da ultima saida, levei camarão já descascado e não me dei mal.....muito pelo contrário.

No noite do dia anterior (por volta das 21h) descasquei o camarão todo para um tuparware e reservei as cabeças para outro recepiente.
Depois esmaguei as mesmas e reguei o camarão já descascado com o molho que ficou.
fechei o tuparware e deixei no congelador.
(atenção que o camarão ficou entre as 22h e as 4h do dia seguinte, ou seja, 6h no congelador o que não lhes deu tempo de congelar, mas sim ficarem meio rijos)

Apesar de dar trabalho, o peixe adorou :fixe:
Avatar do Utilizador
teco43043
Mensagens: 222
Registado: sexta fev 25, 2011 7:15 pm

Re: Aquilo que eu faço

Mensagem por teco43043 »

Muito obrigado caros amigos,
a partilha das vossas experiências ajudam-me a crescer muito como pescador muito obrigado mais uma vez. :fixe: :fixe: :fixe:
:fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Aquilo que eu faço

Mensagem por NelsonP »

teco43043 Escreveu:Muito obrigado caros amigos,
a partilha das vossas experiências ajudam-me a crescer muito como pescador muito obrigado mais uma vez. :fixe: :fixe: :fixe:
:fixe: :fixe:
Subscrevo. Obrigado pela partilha :fixe:
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Aquilo que eu faço

Mensagem por Trophy_Master »

NelsonP Escreveu:
teco43043 Escreveu:Muito obrigado caros amigos,
a partilha das vossas experiências ajudam-me a crescer muito como pescador muito obrigado mais uma vez. :fixe: :fixe: :fixe:
:fixe: :fixe:
Subscrevo. Obrigado pela partilha :fixe:
Igualmente :fixe:
Obrigado :fixe: :fixe:
Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Re: Aquilo que eu faço

Mensagem por Antero Braz da Silva »

Obrigado pela vossa participação.
Temos por aqui matéria mais que suficiente para fazermos um GRANDE TÓPICO!

- Para transportar as canas eu uso um saco de lona próprio, com largura ao meio para que os carretos já possam ir montados. A minha bolsa, leva duas canas com os carretos montados. ( tenho que comprar outra porque está muito velhinha)

Quanto ao camarão, a única coisa que não se deve fazer, é colocar sal.

Quanto ao resto, e porque o que eu escrevo tem uma componente muito grande da experiência de competição, não quer dizer que tudo se aplique numa paródia de pesca com os amigos. Aí as coisas podem ser vividas tirando o todo o prazer de um dia no mar sem qualquer pressão.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: Aquilo que eu faço

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Bom, no meu saco-canas, vão três canas e dois carretos, mas duas das canas já vão preparadas para pescar, uma de elementos e outra telescópica.

Sobre o começar a pescar, basta ler os meus relatos, a maior parte das vezes e apesar de levar as canas prontas, quando eu começo a fazê-lo, já estão quase todos a dar-lhes e eu ainda de volta do material, a organizar o meu espaço, ou a dar uma ajuda.

Os iscos, na véspera só preparo a ameijôa, nada mais, o camarão, navalha e outros iscos, tento mantê-los, os frescos os mais fresco possíveis e os congelados idem aspas. Preparo a ameijôa congelada, que coloco no lava-louça, vou começando a descascar, acabando a mesma por ir escorrendo, um pouco, depois divido-as por pequenas taças, que vou tirando consoante as necessidades, tendo as ditas taças uma porção de sal no fundo. Na minha mala térmica, coloco uma mala mais pequena, mas também térmica e é nesta que coloco os iscos, ameijôa e restantes iscos congelados. Os frescos, vão na mala perto das minis e da mala mais pequena.

Em acção de pesca também vou procurando aqui e ali, quando o peixe está mais parado, pois quando tiro aqui, não vou procurar ali. Também faço ajustes nos tamanhos dos estralhos, consoantes as necessidades.

Os sacos que muitas das canas trazem, tem um fecho de correr, que o faz nos dois sentidos e com esses sacos dá para levar a cana montada, com carreto e linha, tem de se ter é uma saca de protecção para o carreto, muitos de vós que foram a Aveiro, penso que na 1ª. embarcada, tiveram oportunidade de constatar esta situação.

Abraço.

Braga
Responder