Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Amostras de hélice - Opinião e ajuda"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
PeJotaFixe
Mensagens: 167
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por PeJotaFixe »

Imagem

Os vinis montados com colheres têm dado bons resultados, tanto no mar como em água doce. :fixe: As colheres da Ecogear Blade Spin têm a particularidade de poderem ser acopladas, tanto no cabeçote como directamente no vinil.

Imagem
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por Josy »

Boa bola Pejota :fixe:
Especialmente a foto de baixo o vinil branco com a colher montada por baixo, pareçeu-me bem pescadora, de facto a pesca seria bem menos interessante senão desse tanto espaço para a criatividade.
Já agora achas que uma hélice (sendo que as há de vários tipos) pode fazer o mesmo efeito que a colher, quais as principais diferenças entre uma coisa e outra?
Obrigado.
Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
PeJotaFixe
Mensagens: 167
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por PeJotaFixe »

Como referi no tópico anterior, nem tudo o que é válido para o Achigã é válido para o Robalo. Enquanto que o Achigã ataca praticamente tudo o que mexe, o Robalo é mais astuto e selectivo. Desta forma, as amostras com um trabalhar muito espalhafatoso têm um efeito negativo no Robalo, que prefere amostras com um trabalhar e uma apresentação mais realista.
Também como referi, as hélices têm bons resultados com os Achigãs mas com os Robalos ainda não obtive resultados, apesar das inumeras tentativas. Não quer dizer que não se apanhe...
A diferença entre as duas (hélice e colher)? No meu ver, a colher roda sobre ela própria enquanto que a hélice roda em torno da amostra.
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por Josy »

Precisar da mensagem anterior.

-Estava a falar especialmente da comparação com uma colher para efeito giratório normalmente colocada antes da amostra pingalim ou raglou, acho que entenderam.

Concordo com a resposta do Pejota no que diz respeito aos robalos ainda que, como ele próprio saberá melhor que ninguém, depende do tipo de mar e condições metereológicas. Mares mais revoltos exigem normalmente amostras de outro tipo quer para lançamento quer para se fazerem mais notar ao peixe para já não falar da diferença, que por vezes acho abismal, entre robalos novos e os maiores mais velhos e mais sabidos que a não ser em condições particulares são bem mais astutos e cuidadosos, daí ele ter falado em amostras mais realistas e não muito espalhafato, pelo que já entendi, ele gosta é dos meus barrotes que eu. :hahaha:

Em resposta ao companheiro Drod agradeço a informação interessante do site e a sua opinião. No entanto sem que leve a mal, digamos que é uma coisa pessoal minha, não gosto de tirar conclusões tão depressa. Tenho reparado que os pescadores mais velhos mais experientes que eu ao corrico em determinados spots nos quais pescaram quase a vida inteira, numa época usam essencialmente um tipo de isco ou amostra, noutra época mudam quase radicalmente e tudo isto pescando aos robalos, portanto, estou em crer, que há muitas particularidades que fazem muita diferença dai que a experiência e a perspicácia conta.

De acordo com o pesqueiro, as condições do mar e do tempo, o que conseguimos antecipar do comportamento do peixe nessas condições, apercebemo-nos de quando utilizar uma técnica ou outra, escolher de entre os mais diversos tipos de amostra, tudo isso é experiência que também procuro.
Numa altura os robalos podem andar cheios de pilado e só atacarem algo que não dê muito trabalho e que válha a pena, outra podem andar em cardume á caça, os comportamentos são seguramente diversos. Aconteçe que por vezes apanho dois bons de uma vez e noutras vezes vejo-me grego para apanhar um.

Acrescento ainda que no passado sábado chegámos a estar uns 10, fora os que por lá foram passando na maiora todos conhecidos e habituais frequentadores do spot, a pescar de várias formas num pontão. Vinis, zagaias, boia e pingalim, pigalim e chumbo, boia e isco, fundo, várias amostras que se iam alternando, quase tudo foi tentado. A conclusão generalizada foi que eles não andavam lá, ainda assim o único a apanhar um robalo digamos com umas 700 grs aproximadamente foi com uma zagaia (+-40 grs) com colher giratória pequena antes.
Obrigado.
Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
PeJotaFixe
Mensagens: 167
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por PeJotaFixe »

Josy Escreveu:Tenho reparado que os pescadores mais velhos mais experientes que eu ao corrico em determinados spots nos quais pescaram quase a vida inteira, numa época usam essencialmente um tipo de isco ou amostra, noutra época mudam quase radicalmente e tudo isto pescando aos robalos, portanto, estou em crer, que há muitas particularidades que fazem muita diferença dai que a experiência e a perspicácia conta.
:fixe:
Numa altura os robalos podem andar cheios de pilado e só atacarem algo que não dê muito trabalho e que válha a pena, outra podem andar em cardume á caça, os comportamentos são seguramente diversos.
O que eu penso é que os Robalos, mesmo andando cheios de pilado, atacam a amostra para diversificar a dieta. Sempre feijão, feijão, também enjoa. :hahaha:
Acrescento ainda que no passado sábado chegámos a estar uns 10, fora os que por lá foram passando na maiora todos conhecidos e habituais frequentadores do spot, a pescar de várias formas num pontão. Vinis, zagaias, boia e pingalim, pigalim e chumbo, boia e isco, fundo, várias amostras que se iam alternando, quase tudo foi tentado. A conclusão generalizada foi que eles não andavam lá, ainda assim o único a apanhar um robalo digamos com umas 700 grs aproximadamente foi com uma zagaia (+-40 grs) com colher giratória pequena antes.
Eles podem andar no pesqueiro e não pegarem em nada porque não estão para morrer ou não querem aquilo que lhes têm para oferecer. :fixe:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por jose elvas »

Josy Escreveu:Caros companheiros, das amostras que postei efectivamente algumas devem ser para águas mais calmas tipo barragens como disse o José Elvas e trabalharem mais à superficie, não sei porque não sou nada versado em pesca de água doce embora tenha imensa curiosidade sobre essa pesca. No entanto e como as gramagens vão entre 9 e 36 grs dependendo do modelo, algumas afundam dando bem para pescar em águas digamos até 30 metros consoante o tipo mar e/ou corrente na água.
Para os pargos como disse o Levi pareçe-me pouca profundidade e também não me pareçem grande coisas para pesca vertical e sim mais para lançar esperar que afundem, as de maior peso, e depois ir corricando.
Embora já tivesse umas duas ou três amostras de hélice das do tipo que José Elvas postou compradas mais por curiosidade e pelo preço riculamente baixo a que as encontrei quase perdidas numa loja, achei estas originalmente diferentes pois a hélice está incorporada no próprio corpo da amostra.
Já agora... e estas que também achei muito curiosas com gramagens entre 10 e 35 Gr?


Imagem

Imagem

Obrigado, cumprimentos.

Ora aí estão umas que nunca tinha visto! Qual será o efeito destas amostras? E a forma de trabalhar? :hummm:
Presumo que envolva a rotação da hélix sobre o corpo da amostra...
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por jose elvas »

PeJotaFixe Escreveu:
Os vinis montados com colheres têm dado bons resultados, tanto no mar como em água doce. :fixe: As colheres da Ecogear Blade Spin têm a particularidade de poderem ser acopladas, tanto no cabeçote como directamente no vinil.

Imagem



E estas acabam por ser um conceito semelhante ao das Spinerbaits usadas para o Achigã:



Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PeJotaFixe
Mensagens: 167
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por PeJotaFixe »

Esses SpinerBaits são belissimos para o Achigã. :fixe: No entanto, a apresentação dessa amostra para o Robalo deve ser tipo árvore de Natal, penso eu de que... :hahaha: :hahaha:
Responder