Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Amostras de hélice - Opinião e ajuda"
na nova versão do site.

Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por Josy »

Gostaria de saber o que na generalidade pensam acerca das amostras com hélice, segundo alguns muito utilizadas com bons resultados noutros paises. Por cá será que já alguém conseguiu bons resultados com elas? Em que tipo de pesca; espécies, de noite, de dia, água doce, água salgada, mar chão, mar encapelado?

Deixo aqui alguns modelos que visualizei por acaso num forum estrangeiro, no qual a opinão era geralmente boa, sendo que os argumentos dividiam-se, para uns eram excelentes na época do acasalamento para as espécies que possuiam maior apetência para a defesa territorial, segundo outros, certas espécies atacariam como que por irritação. Geralmente todos concordavam numa caracteristica; este tipo de amostras faz-se notar muito bem ao peixe.
Peço desculpa pela qualidade das imagens e agradeço desde já a vossa opinião. :fixe:

Imagem

Imagem


Imagem


Imagem
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por levi simao »

isso para o achigã deve ser bom eles atacam tudo o que pareça estranho.

agora no mar so no corrico embarcado.
nao estou a ver um robalo atacar isso só se tiver mal disposto :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por Josy »

Caro Levi provavelmente não sei se estará a par de como desde há um tempo para cá muitos pescadores, (essencialmente o pessoal mais novo) pescam aos robalos ao corriço da rocha aqui para estes lados pois talvez não fosse tão cético, aliás a helice poderá ser vista como tendo um efeito parecido com a medalha, usada antes do pigalim ou raglou. Diversos videos podem ser visto no you tube do chamado Rock Fishing.

Na Azóia, aqui, perto de Sesimbra, quase 100% dos pescadores locais, para corriço da rocha, a que curiosamente chamam "abanar aos robalos" utilizavam um chumbo cónico, uma medalha e pingalin ou raglou para fazer a montagem. Alguns deles faziam vida essencialmente de mariscadores e da pesca de terra, gente com muita experiência.

A medalha serve para chamar a atenção ao peixe da presença de algo na água a hélice tudo leva a crer que terá uma função idêntica.

Cumprimentos.
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por levi simao »

sim nao digo o contrario eu tambem ja pesquei ao robalo com raglou e medalha mas ai a medalha chama atencao e o robalo araca o raglou que imita a presa. :fixe:
mas nessa amostra nao me pareceu com uma presa mas acredito que apanhe robalos :hummm: mas eu entre as ofertas no mercado essa nao me parece nada eficaz.
mas é a minha opiniao . :com:

e aqui no forum é assim comoúm camarada diz " mesmo que nao saibas ajudar perticipa"

boas pescas

mas um raglou com medalha tem tudo para sr eficaz :fixe: mas aquele zingarelho nao me parece. mas eu como nao sou robalo nao sei :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
jose elvas
Utilizador Regular
Mensagens: 2501
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por jose elvas »

Boa tarde, sobre o uso, e respectiva efectividade, destas amostras para os predadores maritimos não posso tecer grandes considerações pois nunca as usei para esse fim. Estas amostras foram desenvolvidas pela industria do Achigã, são amostras de superficie que tentam recrear os movimentos de um pequeno animal em dificuldades á superficie da água despertando assim o instinto predatório dos peixes.
Tendo em conta que grande parte do seu poder de atração se baseia na agitação que as hélixes provocam na superficie da água não sei até que ponto as mesmas conseguirão ser efectivas na ondulação do mar, deixo aqui alguns exemplos de modelos das mesmas usados para os predadores de água doce:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Existem dois tipos principais de recuperação/animação que se costuma dar a estas amostras, a recuperação continua, que consiste em recuperar a amostra de forma continua animando-a com toques de ponteira para que amostra faça uma espécie de zig zag; a outra maneira consiste em recuperar de forma pausada com muitos toques de ponteira á mistura:

Imagem


Para terminar, uma foto de um Achigã capturado por mim no verão do ano passado usando uma amostra da Hedon igual á segunda que aí coloquei a contar de cima:

Imagem



Um abraço

José Elvas
dord
Mensagens: 113
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por dord »

Boas,

Um artigo que li, que passa por uma experiência relatada/documentada que para mim serviu de assunto encerrado em relação às minhas duvidas sobre as hélices.
Vale apena ler todas a frases uma por uma e sentimos tudo como lá estivéssemos.

Boa leitura
http://robalosnaalma.blogspot.pt/2012/0 ... o-meu.html

Cumprimentos,
PedroA
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por levi simao »

pois essas amostras com helice ja vi muita malta usar mas sem resultados mas as que o noso camarada colocou eu ao ver aquilo posso estar errado sao pecas metalicas que devem afundar tal como as zagaias mas com helices e isso nao me parece eficaz na pesca ao robalo acredito masi que sirva para uma pesca ao pargo na embarcada.

boas pescas
Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Amostras de hélice - Opinião e ajuda

Mensagem por Josy »

Caros companheiros, das amostras que postei efectivamente algumas devem ser para águas mais calmas tipo barragens como disse o José Elvas e trabalharem mais à superficie, não sei porque não sou nada versado em pesca de água doce embora tenha imensa curiosidade sobre essa pesca. No entanto e como as gramagens vão entre 9 e 36 grs dependendo do modelo, algumas afundam dando bem para pescar em águas digamos até 30 metros consoante o tipo mar e/ou corrente na água.
Para os pargos como disse o Levi pareçe-me pouca profundidade e também não me pareçem grande coisas para pesca vertical e sim mais para lançar esperar que afundem, as de maior peso, e depois ir corricando.
Embora já tivesse umas duas ou três amostras de hélice das do tipo que José Elvas postou compradas mais por curiosidade e pelo preço riculamente baixo a que as encontrei quase perdidas numa loja, achei estas originalmente diferentes pois a hélice está incorporada no próprio corpo da amostra.
Já agora... e estas que também achei muito curiosas com gramagens entre 10 e 35 Gr?


Imagem

Imagem

Obrigado, cumprimentos.
Responder