Cana tipo Sportex carreto Sofi

canas e carretos adquiridos em conjunto
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana tipo Sportex carreto Sofi"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Abel_Sousa
Mensagens: 121
Registado: domingo mai 13, 2012 3:21 pm

Cana tipo Sportex carreto Sofi

Mensagem por Abel_Sousa »

Ola a todos
Gostaria de saber qual a vossa opinião à cerca deste materia.
É certo que já é antigo, mas neste momento é o que tenho para me iniciar no surfcasting. Tenho 2 ponteiras uma quando lhe ponho a mão encima custa muito a dobrar e é mais pequena do que a outra que é mais maleavel. Acho que serve melhor para o corrico, não sei bem...
Também não sei qual é o cast weight dela.
Alguem me pode ajudar à cerca deste material.
Ah! Também tenho outro carreto que não sei a marca dele, mas pelo aspecto é mais antigo doque o Sofi, o "corpo" dele é redondo e a bobine é muito larga.
E pronto é isto que temos!
Até onde eu posso ir com este material?
Obrigado pela atençao
Abel
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Cana tipo Sportex carreto Sofi

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Boa noite companheiro, se pudesse colocar umas fotos do material seria o ideal :fixe: para termos uma ideia do material que se trata.

Os canelões sportex e carretos sofis ainda se vêm pela nossa costa, praias, estuários, etc. apesar de já estarem ultrapassados pelos novos materiais ainda há que não os troque por nada. É material quase indestrutível, há quem utilize muito para a pesca ao congro por exemplo.

Essas canas e carretos do tipo sofi, daiwas antigos, e o mitchel 498 foram os meus primeiros materiais de pesca que herdei do meu pai e tenho boas memórias dessas pescarias mas já lá vão mais de 20 anos, para os dias de hoje e para a pesca que quer fazer já estão ultrapassados, o que não quer dizer que não dê para pescar e que não tire prazer numa jornada de pesca utilizando esses equipamentos. O importante é pescar e passar um bom momento.

Se realmente quiser dedicar-se mais ao surfcasting comece a pensar noutros materiais mais actuais, já existem em quantidade e qualidade para todo o tipo de carteiras e possibilidades.

Abraço
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Cana tipo Sportex carreto Sofi

Mensagem por ffgsoares »

Está tudo dito pelo amigo Zé Manel, só reforço que aqui pela minha zona ainda se vêm muitos pescadores a trabalhar com essas canas e carretos, vejo-os quase sempre que lá vou.

Claro que o material é mais pesado, que o carreto tem uma bobine que não ajuda na largada da linha no lançamento mas, tudo bem preparado uma boa linha e, isso quer é água :join:

Na verdade se colocásses umas fotos a malta teria uma opinião mais fiavel.

Força nisso e boas pescarias :fixe:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Cana tipo Sportex carreto Sofi

Mensagem por Panca »

Nem mais umas fotos ficavam a matar que dessas coisas cada vez é mais dificil de encontrar :fixe:
Avatar do Utilizador
Abel_Sousa
Mensagens: 121
Registado: domingo mai 13, 2012 3:21 pm

Re: Cana tipo Sportex carreto Sofi

Mensagem por Abel_Sousa »

Pois, realmente umas fotos seria mesmo o ideal. Vou tentar coloca-las este fim de semana, para ser mais facil darem uma opinião.
Tenho tambem um canelão inteiriço de 5m tambem sportex, mas esse como esta na casa do meu pai nao posso por as fotos dele, tambem acho que nao ia pescar com ele. É muito grande e de dificil transporte, tinha que vir com ele fora do carro.
Só mais uma coisita.
Aqui pela zona do Porto dá para pescar ao congo ou safio? Se dá onde pode ser feita essa pesca? Penso que tem de ser feita é à noite não é?
Obrigado pela atenção e brevemente vou por as fotos.
Abraço a todos.
Abel Sousa
Avatar do Utilizador
Trophy_Master
Utilizador Regular
Mensagens: 2623
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Re: Cana tipo Sportex carreto Sofi

Mensagem por Trophy_Master »

Sabes que as fotos ajudam muito a poder visualizar :fixe:
Avatar do Utilizador
rasta
Mensagens: 776
Registado: domingo jan 23, 2011 11:23 pm

Re: Cana tipo Sportex carreto Sofi

Mensagem por rasta »

tenho um amigo que tem as duas uma de encaixe e outra inteiriça e nao pesca com mais nada para ele isso e que sao canas que nao se negam a nada :join: :hahaha: :hahaha:
Avatar do Utilizador
krazy_dude
Utilizador Regular
Mensagens: 5741
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Re: Cana tipo Sportex carreto Sofi

Mensagem por krazy_dude »

Amigo dá para pescar claro ao congro, a partir da meia laranja para baixo (até à barra)
Cais velho e no cais novo é onde costuma o pessoal fazer essa pesca, eu nunca pesquei ao congro, também não tenho material para isso :join:
se quiseres experimentar tens o cais velho (prende um bocado/ão) e tens o cais novo tanto virado para o rio como virado para o mar... mas no cais novo sempre com cuidado com o mar para não apanhares sustos como eu e muitos já apanharam :moca:
Agora quanto ao ser de noite ou de dia, penso que o melhor é à noite, se tiver aguas escuras penso que também é melhor (penso eu claro!)
O Pessoal mais entendido pode-te dar mais dicas e acrescentar mais locais para essa pesca,
Quanto ao material não posso dar grande ajuda pois não percebo muito :join:
Posta as fotos caso possas que o pessoal ajuda caso saiba :fixe:
Abraço :fixe:
Responder