Shimano SAT - Qual a vossa versao preferida?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Shimano SAT - Qual a vossa versao preferida?"
na nova versão do site.

Chuva
Mensagens: 90
Registado: quinta nov 11, 2010 4:18 am

Shimano SAT - Qual a vossa versao preferida?

Mensagem por Chuva »

Ola' malta,

Ando aqui a's voltas a pensar que cana comprar para o tipo de pesca que faco; pesco normalmente em zonas de corrente forte e mar "grande". Logo preciso de uma cana robusta e penso que a SAT na sua versao BX podera' ser o ideal para mim.

Estou um pouco confuso em relacao a' qual comprar. Depois de ler um artigo do FILIPEPC no seu blog fiquei a pensar se a versao mais antiga nao sera' melhor. Aqui, no Reino Unido, ainda se encontra a' venda a versao cinzenta. Depois existe a de 2011 e a de 2012 certo? Sera' que a ultima edicao e' naturalmente a melhor ou nem por isso?

Como comparam as diferentes versoes de diferentes anos? Ja' agora e para alargar um pouco mais este topico havera' alternativas dentro dos mesmos preco a' SAT? E' que pelo preco da SAT posso comprar duas Hellions que pelo que tenho lido e' uma cana bem robusta ;)

Desde ja' obrigado,
Chuva
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Shimano SAT - Qual a vossa versao preferida?

Mensagem por FILIPEPC »

Não é novidade para nng que lê o que escrevo que eu adoro as SAT.
Se são um pouquito pesadas? Bem para mim ainda estão no termo aceitável, e vendo a sua robustez acho-as fenomenais. Canas para todo o terreno, acabamentos de luxo, pintura a que nenhuma marca até hoje eu vi chegar. São fantásticas.
Agora, não são as canas mais pescadoras existentes... No modelo cx são fáceis de manusear, mas em BX, nem por isso. Mas são ao meu gosto para os mares de Inverno que eu apanho, logo só posso estar satisfeito.
Tenho 3 SAT´S. cada uma para a sua função... Mas todas são muito fortes e lançam sem problemas gramagens altas. As cinzentas lançam 180 sem qq problema. Quantas canas actuais o fazem? A versão Azul em híbrido lança os 160 na boa.
A versão azul, em híbrido é mais seca, mais rija, e claro menos pescadora do que a cinzenta. Mas tem a vantagem de estar em catálogo, e isso não deixa de ser importante. Também marca melhor o peixe e é rápida a responder.
Quem tem estas canas, aqui na minha zona, não se desfaz delas, e adora-as.

No entanto acho que antes de comprares uma cana deves ver bem o tipo de mar, peixe e claro gramagem alvo a usar. Depois escolhes. Eu não conheço nada aí, logo não sei as necessidades.

Sei que aqui, onde eu pesco, não posso levar metade das canas que tenho no Inverno, pois são muito bonitas, mas depois estou lá, o mar pede-me mais gramagem e eu fico a olhar para o lado...

Pontos negativos: A versão cinza está fora de gama; A versão azul tem um saco miserável, não traz contrapeso.
Qualquer uma pesa cerca de 630gramas em 4,50 metros. A meu ver não precisam do contrapeso para nada.

Um abraço e pensa bem antes de comprares pois é um investimento considerável.
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Shimano SAT - Qual a vossa versao preferida?

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Sempre tive SAT's e adoro as canas, nas versões CX e BX, adapto-me melhor à BX, tenho as versões de 4,25 e 4,50 cinzas e são canas TT realmente. Não tenho o novo modelo hibrido, que pelos vistos trazem passadores em alconite em vez de SIC e não trás contrapeso (tens de pedir à parte se quiseres), nem a nova versão tubular que só saiu em 4,25 penso eu, esta já com passadores SIC e contrapeso. Já li aqui no fórum algumas opiniões sobre a nova versão hibrida e tubular, pesquisa aqui no fórum algumas opiniões sobre a nova SAT (a cor é muito bonita :mrgreen: )

Os passadores low rider por vezes são um empecilho quando o mar está mais "sujo" as malditas algas (limos) por vezes fazem-me arrumar a tralha e ir embora. Deviam fazer uma SAT com outro tipo de passadores também. E já agora, um saco mais decente que a cana merece.

Aí nesses mares verifica as canas que utilizam os pescadores, sempre terás mais feedback que aqui porque são "outros mares" :hahaha: em Roma sê Romano, que tal uma Zziplex? :mrgreen:

Abraço
Chuva
Mensagens: 90
Registado: quinta nov 11, 2010 4:18 am

Re: Shimano SAT - Qual a vossa versao preferida?

Mensagem por Chuva »

Antes de mais obrigado pelas respostas tao detalhadas. Nao podia pedir mais.

Aqui os mares sao de facto diferentes, as mares chegam a atingir os 7 metros e no Inverno entao em dias mais duros so' o material mais robusto aguenta. Se, por exemplo, se quer apanhar bacalhau em pesca apeada tem que nao so' se aguentar as condicoes climatericas adversas mas tambem os rigores do mar de Inverno Ingles. E a costa Sudeste onde customo pescar nem e' das piores. Parao Verao tenho material que vai fazendo bem o servico mas este Inverno cheguei a' conclusao que preciso de material mais forte. Mais especificamente preciso de canas que aguentem lancamentos com chumbadas de 180gr. Nao que eu seja um perito em lancamentos mas que pelo menos eu tenha a confianca de que nao va partir ao minimo abuso. Acredito mais que a tecnica e' mais importante do que a forca para se efetuar um bom lancamento.

Um dod outros problemas e' o limo. Acreditem que aqui e' bem pior que em Portugal, muito mais dificil de tirar da linha. Aqui e' tipo esparguete muito fininho que se enleia em si proprio e na linha. Por veses demora-se mais de 5 minutos so' para limpar a linha. Por isso ainda tenho muitas duvidas sobre passadores tipo low rider. Posso sempre mudar nao e'?

Em relacao ao estar em Roma e ser Romano... bem e' caro! Eu sei o que o pessoal usa por aqui e nao gosto de usar o tipo de material que se utiliza mais. Canas mais curtas e carretos multiplier. Experimentei e nao vejo razao para mudar para esse tipo de material. As Zziplex e tambem as Century sao canas para custarem mais de 400 euros e sao normalmente montadas com passadores para outro tipo de carretos (multiplier) o que torna mais dificil comprar uma em segunda mao e depois ter que investir em mudar os passadores. De momento nao posso justificar gastar essa quantia, posso isso sim gastar a' volta de 300 euros numa cana robusta e com qualidade.

Enfim, vou continuar a' procura! Obrigado pelas dicas de qualquer forma. Mas continuo a acreditar na SAT como sendo a minha proxima aquisicao.

Abraco,
Chuva
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Shimano SAT - Qual a vossa versao preferida?

Mensagem por FILIPEPC »

Existe uma cana da Shimano muito forte, para esse tipo de pesca e com passadores largos, a Antares.
Chuva
Mensagens: 90
Registado: quinta nov 11, 2010 4:18 am

Re: Shimano SAT - Qual a vossa versao preferida?

Mensagem por Chuva »

FILIPEPC Escreveu:Existe uma cana da Shimano muito forte, para esse tipo de pesca e com passadores largos, a Antares.
E ainda ha' em catalogo Filipe? Falaram-me tambem na linha Aspire, que dizem que tambem e' muito forte, conheces?

Obrigado,
Chuva
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Shimano SAT - Qual a vossa versao preferida?

Mensagem por FILIPEPC »

Sim conheço. Também era uma cana fenomenal. Aqui as Antares são muito usadas para as corvinas e isso diz tudo.
Avatar do Utilizador
bladerunner
Mensagens: 1074
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Re: Shimano SAT - Qual a vossa versao preferida?

Mensagem por bladerunner »

Boas,

Filipe, pelo que entendi, a Antares é uma cana para mares de inverno, robusta, e boa para grandes exemplares. Apesar de grandes exemplares só os ver em fotos ou videos :mrgreen: estou a precisar de uma cana que me permita pescar todo o ano em todas as condições de mar, mar pescável claro, com passadores largos e que seja TT. Tinha em vista a Vega Accura, mas a Antares parece ser uma cana também a considerar. Seria possível dar-me a sua opinião? Será uma cana para surfcasting quase sempre.

Peço desculpa por estar a "invadir" o tópico do amigo chuva com esta questão.

Abraço
Responder