Nº de canas que usam no Surfcasting/Rockfishing

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nº de canas que usam no Surfcasting/Rockfishing"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Nº de canas que usam no Surfcasting/Rockfishing

Mensagem por drpauloalmeida »

boas pessoal.

Aqui na zona de Aveiro, pelo menos no surfcasting, uso sempre 3 canas. Há dias em que o mar está com muita força e/ou tenho dois spot's distanciados que quero testar, aí opto por duas.
O número de estralhos em cada montagem varia, regra geral uso de 2 e se preciso de distância de lançamento uso de 1 estralho, se por exemplo estão a pintar uns linguados e/ou sargos tenho gostado de trocar para montagens de 3 estralhos (copiadas do enorme campeão do mundo e camarada José Afonso :D ).

Rockfishing (pesca em molhes e paredões?!) eu sinceramente não estou habilitado para dizer uma opinião concreta mas quando experimento algum paredão é com uma cana, acho que convém tê-la na mão.

Acredito é que haja praias onde não há condições para ter, como digo, o estendal montado, mas regra geral eu uso três canas.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Nº de canas que usam no Surfcasting/Rockfishing

Mensagem por ffgsoares »

Óh Dr Paulo, á quanto tempo não te "via" por aqui e ainda por cima vens falar de uma montagem com três anzóis copiada do mestre José Afonso, tens de me dar essa dica, eu por vezes uso montagens de dois anzóis e já tenho estado a tirar peixe só no anzol de cima, ora se tiver três se calhar a possibilidade é bem melhor, conta aí como é a coisa vá. :join:

Um abraço e um ano fértil em peixinho :fixe:
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Nº de canas que usam no Surfcasting/Rockfishing

Mensagem por drpauloalmeida »

Ora boa noite amigo Soares! é verdade, agora têm sido só visitas ninja ao Sítio :hahaha:

A montagem está aqui numa revista, eu vou dar a volta a isso e digo onde está. Basicamente é uma montagem de madre 2m, estralhos espaçados 90cm entre eles, com 70/80cm cada estralho. 5/10cm do último estralho ao destrocedor da chumbada.

Engraçado que a história é mesmo essa, nesta montagem os estralhos de cima fazem a diferença, ou têm feito :hummm: . Tenho tido tempo livre nestes últimos tempos e o que verifico é que 2/3 dos linguados saiem no ou nos anzóis de cima, principalmente com mar mais mexido, encarneirado.
Para os sargos também gosto pois eles normalmente andam mesmo na rebentação, já que se tem que encurtar os estralhos mais vale ter mais um anzol para ocupar o espaço livre, num standart de uma montagem com 1,5/1,8m.

espero que esteja tudo impecável contigo e com os teus!

abraço
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Nº de canas que usam no Surfcasting/Rockfishing

Mensagem por ffgsoares »

Obrigado ó Paulo, cá por casa andamos todos bem, e se não andamos melhor é porque não deixam :join:

Ok, estou a perceber, eu também uso as montagens mais ou menos com 1,70/1,80 m, e na verdade aqui á tempos estava numa pescaria e tinha uma cana com um estralho longo e a outra com dois, tirei 4 peixes e todos no estralho de cima, quem sabe se nessas circunstâncias não teria sido melhor uma montagem dessas até com a possibilidade de fazer uns duplex :join:

Depois quando encontrares isso mete aqui que já agora vou copiar e fazer duas ou três para uma eventualidade.

Um grande abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Nº de canas que usam no Surfcasting/Rockfishing

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro Miguel desculpa lá este off tópic mas olha,... calhou e assim é mais uma dica que fica :join:

Boas pescarias :fixe:
ljm
Mensagens: 18
Registado: domingo fev 24, 2013 4:19 pm

Re: Nº de canas que usam no Surfcasting/Rockfishing

Mensagem por ljm »

aqui no alentejo tres canas com tres anjois no sufrcasting :fishcool:
Avatar do Utilizador
NelsonP
Utilizador Regular
Mensagens: 4642
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Re: Nº de canas que usam no Surfcasting/Rockfishing

Mensagem por NelsonP »

Eu, Algarvio :join: ,faço quase sempre surfcasting e pesco sempre com 3 canas a distâncias diferentes. A maioria das vezes 1 anzol por cana mas quando andam as douradinhas por cá e dão trabalho pesco só com uma cana com 2 anzois e deixo as outras paradas ou com caranguejo e lingueirão com casca senão um gajo não aguenta o ritmo :join:
Avatar do Utilizador
chodadog
Mensagens: 628
Registado: domingo jan 15, 2006 11:45 pm

Re: Nº de canas que usam no Surfcasting/Rockfishing

Mensagem por chodadog »

Eu costumo pescar com 2 canas e faço surfcasting. Normalmente com 1 só estralho e o mais comprido possivel atendendo às condições do mar que por norma é calmo. Mas por vezes já tenho utilizado uma cana c/ 2 estralhos de 70/80 cms.
Cumprimentos
Carvalho
Responder