como fazer as nossas baixadas

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"como fazer as nossas baixadas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por Antero Braz da Silva »

A pesca de barco, salvo algumas excepções é feita sempre com a chumbada no fundo.
Muitas vezes, os metres ficam todos satisfeitos quando apanham gente inexperiente que se acomoda a apanhar cavalas a meia-água. Aí os mestres não têm trabalho e não gastam gásoleo.

É claro que um sargo (safia, russada ou sefina) pode andar alguns metros acima do fundo 3 ou 4 e será difícil andar a mais, só se o fundo estiver muito revolto.
Um multifilar no carreto tem que ser sempre compessado com alguma elasticidade ( ponta de monofilamento) se não o peixe desenfarpa com pequenos esticões.
A cana tem que ter uma boa acção de amortecimento e a embraiagem do carreto tem que estar a funcionar bem. Assi, pode baixar a espessura das linhas e os resultados serão melhores. Eu uso multifilar 0.14 com ponta de 20 metros de monofilamento Asso Ultra de 0.30. As minhas canas, são de acção parabólica e a que tenho de acção de ponteira simples, só uso para mais de 70 metros de fundo.
Isto tem a haver com a sensíbilidade e tempo de reacção à picada.

As iscas, já foram faladas em muitos tópicos, mas aqui vai. Ameijoa branca descongelada com sal 2Kg. Camarão a ser descascado no momento +/- 300 grs. Lingieurão fresco 1/2 Kg. e é mais que suficiente para 5 horas de pesca com aparelhos de 3 anzois.
O que sobra pode ser recongelado ( e volta para a pesca) eu costumo dizer que as iscas experientes que já foram ao mar, são as melhores (mas não é verdade, desenrascam)
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por Joao Rodrigues »

Companheiro,
Muito obrigado pela valiosa intervenção.
Li atento e registei o que escreveu. :fixe:
Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por Antero Braz da Silva »

Ensinaram-me e continuam a ensinar-me desde há 30 anos.
Por isso, aquilo que eu sei é para ser transmitido.
O resto é experiência, e essa é só minha, não a posso transmitir. Agora o que me falta é a agilidade e a preparação física dos trinta e poucos anos.
Mas adoro estar a pescar ao lado de quem gosta de aprender.
Avatar do Utilizador
CANIVETE
Utilizador Regular
Mensagens: 1773
Registado: quinta out 08, 2009 3:43 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por CANIVETE »

Olá amigo Antero,parabéns pela partilha dos seus conhecimentos,o sitio agradece,tenho entrado noutros foruns onde as questões são torneadas,alvo por vezes de .............enfim



abraço



Manuel Matos
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por Joao Rodrigues »

Antero Braz da Silva Escreveu:Ensinaram-me e continuam a ensinar-me desde há 30 anos.
Por isso, aquilo que eu sei é para ser transmitido.
O resto é experiência, e essa é só minha, não a posso transmitir. Agora o que me falta é a agilidade e a preparação física dos trinta e poucos anos.
Mas adoro estar a pescar ao lado de quem gosta de aprender.
Felizmente que o Amigo pensa assim!
Eu agradeço :fixe:

Vamos mas é ver se este ano ainda combinamos uma saida.......isto é que era importante!
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Óptima partilha, o que desde já agradeço.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
cmcacao
Mensagens: 20
Registado: segunda out 01, 2012 10:10 am

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por cmcacao »

Boas!

Não tenho muita experiência em embarcadas (só fui duas vezes) mas aquilo que aprendi, sobre montagens e não só, ficou muito a dever-se a este site:
http://www.pesca-embarcada.com/Html/equipamentos.html

Como já disse só fui duas vezes (em Peniche) e tive resultados muito animadores, pelo que pretendo voltar brevemente, fiz as minhas montagens, escolhi e comprei o meu material (cana, chumbadas, iscos, etc.) de acordo com as informações absorvidas neste site e com um pouco do meu instinto de :fishcool: ...
Espero que ajude :beer:
pujan
Mensagens: 1
Registado: sexta ago 14, 2009 5:18 pm

Mensagem por pujan »

muito obrigado :)
Responder