como fazer as nossas baixadas

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"como fazer as nossas baixadas"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
pedrodasilva
Mensagens: 761
Registado: segunda abr 18, 2011 9:34 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por pedrodasilva »

Boas pessoal, eu não sou um grande expert em embarcada mas ca vai a minha opinião...
As minhas montagens tem basicamente a mesma medida (20-40-40-20), os estralhos tambem tem sempre a mesma medida 35cm e porque??? Não sei muito bem, já usei estralhos maiores, mais pequenos e fui ajustando até chegar a esta medida, é certo que "os entendidos" dizem que consoante o estado do mar e o modo de comer dos peixes se deve aumentar ou diminuir o tamanho dos estralhos e eu acredito que faça a diferença, mas a verdade é que para as veses que eu vou, que são poucas, não consigo ter uma opinião propria do assunto, então tento adaptar esta montagem standard a todas as situações de pesca, resultados nem sempre são bons, mas ja tive algumas alegrias, e esas é que contam...lol. Os destrocedores que uso são crossbeads da stonfo e da vega, a linha que normalmente uso é a flomax teckline da nbs que é barata mas que assim que acabar pretendo trocar pois acho que para alem da medida e do valor de rotura ser uma anedota, penso que com o tempo vai perdendo a resistencia. Quanto aos anzois, uso numero 2 e algumas veses o 3, por norma os wormer da sasame mas tambem gosto dos asari chinu, e basicamente são assim as minhas montagens.
Mas, já agora, aproveito o topico para lançar uma questão...
Basicamente uma montagem de pesca embarcada tem o formato de uma linha ao alto e 2 ou 3 anzois uns sobre os outros, será que as montagens tem de ser todas assim nesse formato, quais são as grandes vantagens desse formato??
Quanto á fraca adesão no que respeita a respostas neste topico penso que a pesca embarcada ainda é, na minha opinião, uma modalidade de pesca ainda pouco praticada, acarreta mais despesas, não pode ser quando nos queremos, temos que ter uma certa disponibilidade entre outros factores e penso que o pessoal lê este topico mas como não pratica talvez não adira tanto mas isso não faz com que este topico não seja uma excelente ideia, parabens...

Abraço e boas pescas...
Pedro Silva
Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por Antero Braz da Silva »

Eu faço os meus aparelhos assim:

Imagem
Avatar do Utilizador
teco43043
Mensagens: 222
Registado: sexta fev 25, 2011 7:15 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por teco43043 »

Bom dia,
relativamente a este tópico tenho andado com uma pequena duvida no que diz respeito ás gramagens das chumbadas, ou seja, que tipo de chumbadas levam para a embarcada, em que quantidade e por fim quais a gramagens que têm.
Desculpem a pergunta um bocado básica mas como vou á pescaria embarcada dia 16 de Março gostava de reunir o maior nº de informação possível, já agora devo dizer que a cana que uso é a cana Vega Krypton 300.
obrigado desde já a todos.
Avatar do Utilizador
Flaviox
Mensagens: 308
Registado: quinta jun 04, 2009 3:19 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por Flaviox »

Bem apesar de não ser nada experiente nesta pesca vou dizer aqui o que uso nas minhas.... sim porque apesar de ter ido só 3x sou eu que faço as minhas montagens he he :fixe:
ora cá vai todas as linhas são fluorcarbono da barkley e a gosth da tubertini os diametros variao entra 0.28 e o 0.40 tenho pescado com montagens feitas em 0.33 nos tenços todos eles com 52cm e 0.35 no estralho para ja tem dado resultado pois com um diamtro mais fraco perdi algum peixe agora é esperar que o tempo melhore para ir la he he
já agora todos os anzois são da sasame do numero 1 ao 5 abraço amigos
Avatar do Utilizador
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Mensagens: 2274
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por Joao Rodrigues »

teco43043 Escreveu:Bom dia,
relativamente a este tópico tenho andado com uma pequena duvida no que diz respeito ás gramagens das chumbadas, ou seja, que tipo de chumbadas levam para a embarcada, em que quantidade e por fim quais a gramagens que têm.
Desculpem a pergunta um bocado básica mas como vou á pescaria embarcada dia 16 de Março gostava de reunir o maior nº de informação possível, já agora devo dizer que a cana que uso é a cana Vega Krypton 300.
obrigado desde já a todos.
Companheiro,
Eu levo 2x160g; 2x180g; 4x200g; 1x240g

Normalmente começo com 180g e se o mar estiver a correr, troco e ponho 200g
Avatar do Utilizador
teco43043
Mensagens: 222
Registado: sexta fev 25, 2011 7:15 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por teco43043 »

Boas mais uma vez se não for pedir muito já agora k iscos têm por hábito levar???
Avatar do Utilizador
Antero Braz da Silva
Mensagens: 49
Registado: sexta dez 28, 2012 7:52 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por Antero Braz da Silva »

teco43043 Escreveu: ... que tipo de chumbadas levam para a embarcada, em que quantidade e por fim quais a gramagens que têm.
...
O que vou escrever pode gerar confusão, mas faça um raciocínio lógico e tire as suas conclusões!

As chumbadas devem ser sempre do formato "gota". O peso que se usa é o resultado da conjugação de dois ou mesmo três factores ( a corrente e a espessura do fio, mas a profundidade também conta).

Se as condições fossem favoráveis eu pescava sempre com 100 Gramas, mas uso as 120 ou 130 gramas em 80% dos casos.
Se existe muita corrente e a profundidade é superior a 50 ou 60 metros, chego a usar as 240gramas, mas evito ir além disso. Não sei pescar com mais de 180!
Tudo isto só é possível porque eu uso fios muito finos, mas a cana e o carreto devem ajudar, porque se não é muito difícil.
Para que continue o raciocínio lógico que aconselhei a fazer, deixo a segunte pergunta: - Um peixe de 1 Kg capturado a 30 metros ou capturado a 70 metros, em qual das profundidades é que o "bater" é mais violento?
Avatar do Utilizador
teco43043
Mensagens: 222
Registado: sexta fev 25, 2011 7:15 pm

Re: como fazer as nossas baixadas

Mensagem por teco43043 »

Muito Obrigado Sr Antero Braz da Silva fiquei já com algumas ideias, ou seja eu uso multifilar (0,20), e tb sei (ou julgo saber corrija se estiver enganado) que quanto mais há superfície está o peixe mais se sente as cabeçadas, logo tenho de arranjar um compromisso entre a chumbada ir para baixo depressa, estar estável de modo a sentir as picadas, caracteristicas da cana e do carreto e por fim o fio que estou a usar, julgo ter abrangido mais ou menos tudo certo??
por fim e ainda em relação aos iscos o que levam, quantidades e o que fazem com o que sobra, se levam fresco, salgado ou congelado
.
Responder